Menu

Reflexão de Fim de Ano: Como Integrar Tudo?

Atualizado dia 12/7/2010 7:01:12 PM em Corpo e Mente
por Karen Thiemi


Facebook   E-mail   Whatsapp

Geralmente, quando é fim de ano, costumamos refletir mais do que o habitual. Seja pela influência da mídia, que nos impõe o tema ‘fim de um ciclo, ou talvez pela nossa cultura religiosa de juntar amigos, família para comemorar essa data juntos, sempre acabamos por ser embalados naturalmente por um clima nostálgico e de certa forma, delicado.

Nossos pensamentos geralmente se formam em frases como: "O que aconteceu de melhor esse ano?", "O que falta eu conquistar?", "O que vou fazer ano que vem?". Porém, se você observar essas perguntas minuciosamente, verá que elas tem algo em comum: Costumamos nos preocupar primeiro com o EXTERNO, e depois com o INTERNO.

Claro que devemos estipular metas, objetivos e sonhos a serem concretizados. Porém, a ferramenta para isso acontecer está bem na sua frente: se trata apenas, de você mesmo.

Ou seja, procuramos cuidar de todos os aspectos que podem nos ajudar externamente, mas nos esquecemos que, se não cuidarmos primeiro de nós mesmos, é bem possível que o externo não saia tão bem como o planejado.

Li um artigo de Psicologia uma vez, dizendo que o maior problema do ser humano é a fragmentação - somos seres cortados em várias partes, e normalmente não conseguimos integrar todas elas. E isso causa os famosos desconfortos subseqüentes: doenças de cunho físico ou emocional, rupturas em relacionamentos, tristeza, depressão... Enfim, que só saberemos viver bem e melhor, se soubermos enxergar isso, essa ‘fragmentação.

Certo, e por onde começar a definir isso? Primeiramente, temos que entender e aceitar de uma vez por todas, que somos MENTE/ CORPO/ ESPÍRITO. 
Geralmente, as pessoas não aceitam isso, e acabam jogando seus problemas em causas sem coerência: vejo as mesmas colocando a culpa na espiritualidade, achando que tudo é um carma ruim ou azar; no caso dos céticos, que acabam por assumir uma postura pessimista da vida, adquirem como conseqüência de sua falta de fé, inúmeros problemas de saúde sem saber de onde eles vem, achando simplesmente que a vida é ruim e ponto final; e no caso da maioria, vejo que simplesmente o vazio e a mente conturbada é o que realmente importa - roupas, maquiagem, aquisições imobiliárias, automobilísticas, enfim, a busca pelo status é o principal objetivo e nada mais...

Então, podemos começar atingindo um maior entendimento desses três lados da vida, questionando: Como trabalhei meu Corpo esse ano? Me alimentei corretamente? Estou acima do peso? Preciso melhorar meus hábitos e ser alguém mais saudável? (TEMA CORPO) ;

Como anda a minha fé? Quais são os aspectos que eu tenho dúvidas? Onde posso achar essas respostas? Que curiosidades eu tenho referente a esse tema? (TEMA ESPÍRITO) ;

Como anda meu psicológico? Guardo muitos ressentimentos? Me sinto culpada(o) por algo que fiz? Me sinto ansiosa(o) ao extremo? Me sinto infeliz? Como posso mudar o que vivo? (TEMA MENTE)

Refletindo esses três pontos, já é um bom começo de reflexão de fim de ano - cada tema, vai puxar um aspecto seu a ser trabalhado, que vem de suas várias ‘fragmentações enquanto ser humano. Dessa forma, você estará exercendo na prática, a célebre e sábia frase: ‘Conhece-te a si mesmo, de Sócrates...E pode ter certeza, que ano que vem será um ano de grandes mudanças, pois você estará começando a mesma dentro de você!

Um Ótimo Fim de Ano a Todos Nós!
Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Karen Thiemi    
Atua como Terapeuta Holística em SP realizando Quick Massage, Reiki - Método Tradicional USUI, Radiestesia e Radiônica, Tarot Cigano e Hindu.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa