Menu

Reiki Sistema Usui, Cap. 1, Breve Resumo Histórico

Atualizado dia 10/23/2011 8:55:00 PM em Corpo e Mente
por Geraldo de Souza


Facebook   E-mail   Whatsapp

Sidarta Gautama, o Buda Sakyamuni, nasceu em 620 a .C. na Índia, na fronteira com o Nepal, e morreu em 543 a . C, assim como os ensinamentos de Jesus não foram registrados durante sua vida, os ensinamentos de Buda apareceram vários séculos depois.

Buda buscou maneiras de libertar as pessoas (tanto homens como mulheres de todas as castas e classes – o que não era normal na época) do sofrimento, da dor e da reencarnação. E quando encontrou as resposta, ele não se permitiu o estado de Nirvana que lhe foi ofertado, ele voltou para ajudar outros a encontrarem o caminho da iluminação - Este caminho baseia-se nas 4 verdades Nobres:

1) Existência é infelicidade,

2) A infelicidade é causada por apegos egoístas;

3) Apegos egoístas podem ser destruídos e

4) O Caminho de oito passos: A destruição se dá através da compreensão correta, propósitos e aspirações corretos, palavra correta, conduta correta, vocação correta, esforço correto, atenção correta e concentração correta.

Durante a iluminação, ele entendeu que o sofrimento é causado pelo apego ao processo da vida e às outras pessoas, as vontades da vida nunca podem ser completamente satisfeitas, e acabam gerando frustrações e ações negativas, que resultam no karma, que só pode ser eliminado e purificado enquanto ainda se está no corpo.

Buda viu que o fim da roda das encarnações e do karma, só é possível através de um processo de compreensão interior (usando-se meios para controlar a mente – meditação iluminada = aprender, discutir, compreender e meditar), pois, compreendendo-se a verdade da mente e o processo de existência alcança-se a liberdade.

O fundamento dos ensinos budistas são: gentileza amável, compaixão, alegria, simpatia e caráter equânime – Buda expressou essas qualidades quando recusou o Nirvana para livrar outras pessoas do sofrimento.

O Budismo Mahayana se desenvolveu no norte da Índia durante o primeiro e o segundo séculos após a morte de Buda. Ele prega a certeza de que todos nós podemos alcançar o Nirvana mesmo aqueles que não podem ter uma vida religiosa. Ele acredita também em Bodhisattva, pessoas que atingem a Iluminação, mas preferem permacer aqui auxiliando todos os seres a alcançá-lo. Um dos exemplos mais conhecidos é Tara.

A fórmula do Reiki nasceu dos Sutras Mahayana e suas interpretações místicas.

Os 5 símbolos do Reiki, correspondem aos 5 níveis da mente que levam à iluminação, também representam os 5 elementos (terra, água, fogo e, vento (ar) e vazio (espírito), as 5 cores (amarelo, branco, vermelho, preto e azul), e as 5 formas (quadrado, círculo, triângulo, semicírculo e o cintamâni) que compõem a Stupa, também estão associados aos chakras.

Juntos os 5 símbolos do Reiki são a não-dualidade da mente e do objeto, e o esvaziamento do ego, que alcança o Nirvana. Originalmente eram usados com propósito espiritual e não de cura.

Os ensinamentos do Reiki foram transmitidos por mais de 2.500 anos, transcendendo uma variedade de línguas e culturas até chegar ao Ocidente. Como o próprio Budismo, o Reiki adapta-se a qualquer cultura onde se encontre.

A história do Reiki Tradicional, começa na metade do século XIX quando Mikao Usui , iniciou sua busca, que durou 10 anos para ser encontrada e aprendida, junto ao Budismo, passando pelo entendimento do Caminho da Iluminação e Karma, voltando ao Japão, fixou residência num mosteiro zen-budista, encontrou os textos que lhe revelaram a fórmula da cura. Porém os textos não incluíam a informação de como ativar a energia e faze-la funcionar.

Então, ele dirigiu-se ao Monte Koriyama, onde meditou durante 3 semanas, só deixando o lugar quando sabia curar como Buda e Jesus haviam curado. Mais tarde quando Mikao Usui, viu mendigos que curara voltarem aos lugares onde os encontrara, ele constatou o fato que os budistas sempre afirmaram – que sem cuidar dos processos mentais e espirituais, o corpo não pode ser curado permanentemente.

A cura é a libertação do ciclo de encarnações, e enquanto forem necessárias haverá insatisfação, doença e sofrimento. Ao entrar no Caminho da Iluminação, ocorre a liberação do apego, o karma é curado, a mente é liberada da criação de ilusões e o processo reencarnatório cessa. O Caminho para o término das reencarnações está contido na fórmula simbólica do Reiki.

A tradição REIKI, era mencionada em Sânscrito, pelos antigos Sutras Indianos, há mais de 2.500 anos A/C, além de ser considerada a técnica utilizada por Buda e Jesus Cristo como sistema de cura, e recentemente descoberto que o REIKI existia de forma materializada já nos tempos da Atlântida.

O Reiki chegou no Ocidente através das seguintes pessoas: O Dr. Mikao Ussui que, redescobrindo a técnica do Reiki no Século XIX, passou o ensinamento para o Dr. Chujiro Hayashi, este passou para a Sra. Hawayo Takata e esta trouxe o Reiki para a América (Havaí e Estados Unidos), passando o ensinamento e formando 22 mestres de Reiki, os quais formaram os demais mestres até nós.

Dr. Mikao Ussui Redescobridor do Reiki no Sec. XIX.
Dr. Chujiro Hayashi aprendeu o Reiki com o Dr. Mikao Ussui.

Sra. Takata aprendeu o Reiki com o Dr. Chujiro Hayashi e o trouxe para o Ocidente.

A técnica da terapia do REIKI foi redescoberta no Japão no século XIX, pelo Dr. Mikao Usui, um monge cristão de origem japonesa, alguns afirmam ter sido padre, mas não há confirmação absoluta.

A tradição conta, que Mikao Usui, dando aula num seminário em Kioto, no Japão, foi questionado por um aluno, se era verdade que Jesus curava com as mãos e que ele disse que nós faríamos tudo que ele faz e muito mais. Ele teria dito que era verdade e o aluno pediu para ele provar.
Como não conseguiu provar, largou as aulas, e foi procurar pelo mundo esta resposta. Viajou por vários países, inclusive esteve na América, onde cursou Teologia, e nada encontrou.

Voltou ao Japão e resolveu em seguida ir para a Índia, e foi lá, num mosteiro, em manuscritos Sânscritos (uma língua que tinha estudado), que descobriu a chave que atua como uma catalisadora que solta esta energia divina, chamada Reiki.

Juntando com sua percepção extrasensorial, onde lhe foram mostrados os símbolos que se aplicam nos níveis II e III do curso de REIKI, ele pode completar o conhecimento do processo de cura com as mãos.

A tradição REIKI, era mencionada em Sânscrito, pelos antigos Sutras Indianos, há mais de 2.500 anos, além de ser considerada a técnica utilizada por Buda e Jesus Cristo como sistema de cura, e recentemente descobriu-se que o REIKI existia de forma materializada na Atlântida.

A tecnologia atlante era tão desenvolvida, que conseguiam materializar a energia Reiki num determinado lugar, por exemplo, numa sala de um templo, e as pessoas iam até ela e a pegavam, como se pega um objeto qualquer, para ser utilizada em seguida.

O Dr. Mikao Usui, nos últimos anos de vida, passou este conhecimento a várias pessoas, que ficaram conhecidas como Mestres Reiki e de lá para cá o conhecimento foi mantido por poucos, passado boca a boca, do mestre ao discípulo, até que um pouco antes da segunda metade do século XX, ele foi trazido ao Havaí e daí para os EUA.

Continua no capítulo 2
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Geraldo de Souza    
CONSULTAS AGENDADAS: REGIOES DE SANTO AMARO E INTERLAGOS... (SAO PAULO-SP). *TERAPIA DE PSICANÁLISE, ABORDAGEM JUNGUIANA, COM HIPNOTERAPIA ERICKSONIANA... *TERAPIA DE REIKI USUI ENERGIA NATURAL DE CURA. *COACHING COM PNL/APOIO PESSOAL/EMPRESARIAL... Contato inicial por email. Seja bém-vindo! Aguardando seu contato.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa