Menu

REJEIÇÃO E A DOR SOCIAL

Atualizado dia 8/7/2013 11:47:12 AM em Corpo e Mente
por Fernando Martins


Facebook   E-mail   Whatsapp

Saudações,

Você de certo já utilizou ou já ouviu pessoas utilizando termos físicos para descrever situações emocionais como, por exemplo, ele me deu uma facada nas costas ou ela partiu meu coração.
Estas expressões eram apenas metáforas até que pesquisas na Universidade da Califórnia trouxeram dados para um novo entendimento.
A partir de pesquisas sobre a mágoa e a busca do entendimento do porquê as rejeições passadas continuam afetando tantas pessoas, foi descoberto que uma região do cérebro chamada DACC (da sigla inglesa para córtex cingulado anterior dorsal) tinha um surto de atividade toda a vez que as pessoas testadas sentiam a sensação de rejeição a partir de vivenciarem as situações produzidas pelos testes para este fim.

Esta área do cérebro está ligada à dor e é determinada o quanto de incômodo acontece a partir desta dor. A resposta do DACC pode variar conforme o contexto, bater com a cabeça em um escritório pode doer mais do que a mesma batida em um jogo de futebol.

O estudo foi publicado na respeitada revista científica Science onde ficou provado que quanto mais você sofre por conta da dor, mais o DACC se ativa. Aqueles que informaram se sentirem pior com a rejeição foram exatamente aqueles que tinham o DACC mais ativados.
Outros testes foram feitos e comprovado foi que a rejeição social provoca a ínsula anterior, outra parte da rede da dor que reage ao nosso sofrimento quando, por exemplo, cortamos um dedo ou quebramos um osso. O resultado sugere que nossa angústia após um insulto, uma rejeição, é igual à resposta emocional após um ferimento.

Um teste definitivo foi feito na Universidade de Michigan, onde 40 pessoas que haviam sofrido separação nos últimos 6 meses foram testadas da seguinte forma: tinham que olhar o retrato do seu ex e pensarem nos detalhes da separação. Através da ressonância magnética, verificou-se que durante este período o DACC e a ínsula anterior, entraram em grande atividade assim quando, as pessoas, posteriormente, foram submetidas a um jato de calor doloroso no braço. Em ambas as situações a atividade no cérebro foi a mesma.
Na Universidade de Kentucky, a partir destes experimentos, pensou-se que assim como a dor corporal e o sofrimento emocional estão ligados, poderia ser possível a partir do alívio da dor, aliviar o sofrimento emocional.
Foi dado a 60 pessoas dois comprimidos de paracetamol por dia durante três semanas e a outros, placebo. As pessoas que tomaram paracetamol tiveram mais tolerância não só às dores que sentiam, mas também, aos sentimentos de rejeição que viveram, a partir da observação das atividades do DACC e ínsula anterior do que, as pessoas que tomaram placebo.

Daí que podemos entender que realmente após uma traição, dizer sobre uma punhalada nas costas faz sentido bem como, sentir seu coração literalmente se quebrar após uma separação.

Só para registro e curiosa informação.
Fecha o pano.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 21


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Fernando Martins   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa