Menu

SAÚDE E ESPIRITUALIDADE

Atualizado dia 11/17/2011 10:22:51 PM em Corpo e Mente
por Alessandra França


Facebook   E-mail   Whatsapp

Parecem dois temas discordantes, porém, estão intimamente inter-relacionados.

Primeiro, é  primordial entender que espiritualidade não possui uma relação direta com religião, pois a religião é apenas um dos itens que compõem o instituto da espiritualidade. Espiritualidade é muito abrangente e é formada por valores morais e sociais, qualidade de pensamentos e ações, solidariedade, caridade, fé, educação, nível de felicidade, capacidade e qualidade de relacionamentos, religiosidade, autoconhecimento e autodomínio.

A religião por si só não abrange a espiritualidade, pois vemos pessoas religiosas e que, por se basearem em dogmas fundamentalistas, excluem ou hostilizam pessoas por raça, credo ou escolhas, chegando a cometer crimes e provocar verdadeiras guerras por causa disso. Definitivamente, a religião não abrange a espiritualidade, entretanto, esta indubitavelmente abrange àquela.

É possível ainda ter religiosidade e não pertencer a uma religião, essa religiosidade está mais inserida no conceito da espiritualidade. Pessoas com religiosidade praticam o bem e compreendem com sabedoria as situações adversas da vida superado-as por serem mais resilientes as mesmas.

Mas, o que a saúde tem haver com isso?

Pessoas mais espiritualizadas tendem a desenvolver um nível de escuta interno tão aguçado sendo mais capaz de entender exatamente as sinalizações do corpo para uma significativa mudança de comportamento.

Por exemplo, pessoas que desenvolvem câncer e lutam contra ele só o vencem quando compreendem o verdadeiro significado interior dessa doença. Normalmente, quando descobrem em que ponto do comportamento ou do pensamento devem operar mudanças e as executam, a probabilidade de cura é muito maior.

Pessoas verdadeiramente espiritualizadas não se vitimizam em caso de doenças, mas encaram com coragem a jornada de descoberta interior, enfrentando os desafios dos pensamentos e sentimentos mais difíceis a serem ressignificados em sua própria vida. Já estive com muitas pessoas que se curaram de doenças como câncer e comentaram que este foi o melhor acontecimento da vida delas. Parece contraditório, mas, segundo elas, essa parada para um mergulho profundo dentro de si mesmo foi altamente necessária para a descoberta de novas possibilidades dentro de si mesmas.

Entretanto, para florescer para a vida não é necessário desenvolver câncer, nada disso! Não espere chegar a esse extremo!! Busque espiritualizar-se, busque conhecer novas pessoas, faça o bem naturalmente, saiba de todos os seus potenciais, mantenha-se receptivo aos pensamentos inspirados que podem lhe trazer ideias maravilhosas que podem mudar a vida de muitas pessoas beneficamente, viva bem com você mesmo, viva bem com as pessoas, faça coisas que lhe façam muito feliz. Saboreie os momentos mais simples da vida (refeições em família, por exemplo). Faça algo tão maravilhoso para deixar sua marca no mundo, é assim que você pode ser eternizado. Isso é espiritualização. E isso proporciona felicidade, saúde e bem-estar.

O corpo foi feito para se auto-regenerar, não para adoecer, o que impede, então, que ele se cure naturalmente quando estamos doentes?

A qualidade de pensamentos, emoções e o comportamento.

"Está comprovado pela Medicina que, quando estamos deprimidos ou angustiados, nossas defesas caem, nosso estado imunológico fica mais frágil. É muito comum que uma pessoa que esteja atravessando uma crise sentimental em sua vida esteja mais propensa a contrair doenças como uma gripe, uma alergia, etc. Por exemplo, tomemos o caso de uma pessoa que está passando por uma crise emocional ou sentimental pela perda de uma pessoa querida ou por romper com seu parceiro ou parceira. Esse estado mental acarreta um estado de deficiência imunológica e faz com que a pessoa pegue um resfriado, o que faz com que a falta de atenção nas coisas que ela faz a leve a cortar-se com uma faca e que, ainda, a ferida infeccione. A pessoa em questão poderá dizer: ‘Como se não bastasse fico resfriada, corto-me e a ferida infecciona. Não se detém para pensar que todas as reações do corpo são causadas por nossos pensamentos, e se esses pensamentos forem negativos, depressivos ou angustiados, o mais comum é que a nossa química interior influencie nessa situação". Jorge Blaschke

Espiritualizar-se desenvolvendo os valores, conhecendo a si mesmo, abrindo o centro de escuta interno, agindo em conformidade com essa auto-educação certamente é um grande colaborador para essa cura natural.



Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 109


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Alessandra França   
Life Coach, especialista em Inteligência Emocional nos Relacionamentos, Ativista Quântica, Escritora, Prática em Filosofia e Metafísica Aplicada, Técnicas energéticas e vibracionais (Quantum Touch, Florais e Reiki Integrativo Quântico). Fundadora do site Auditório da Alma com a missão de levar Desenvolvimento Humano sem fronteiras.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa