Menu

Saúde e Longevidade

Atualizado dia 3/27/2011 5:31:47 PM em Corpo e Mente
por Roberto Debski


Facebook   E-mail   Whatsapp

A Saúde não é algo estático, um ponto final a ser alcançado e, sim, um estado dinâmico, de equilíbrio no qual o bem-estar físico, mental, social e espiritual são experimentados em plenitude. Para que isto ocorra, devemos ter com nossa saúde um cuidado contínuo que se reflita em nossas ações, hábitos, pensamentos e sentimentos. O foco de atenção na saúde deve permear nossa vida, como um investimento cujo retorno se dá a cada momento e nos permite usufruir da vida em abundância.

É possível chegar aos 80 anos e além disto, com saúde e qualidade. Atualmente, a expectativa de vida vem aumentando, mas ainda há falta de educação para saúde e um cuidado maior para que a longevidade seja vivida com ela.
A medicina e a psicologia convencionais ainda priorizam o tratamento das doenças já instaladas ao invés de investir na prevenção e na promoção da saúde.
Um exemplo disso foi apresentado em um trabalho da Universidade de Oxford que demonstrou que três fatores de risco, o tabagismo, a dieta inadequada e o sedentarismo são responsáveis por quatro doenças crônicas: o diabetes melitus, as doenças cardiovasculares, as doenças pulmonares e alguns tipos de câncer, que em 1990 eram responsáveis por cerca de 50% das mortes e, em 2020, serão responsáveis por cerca de 70% das mortes no mundo.

O mais assustador e que suscita reflexões é que estes três fatores de risco são componentes do nosso estilo de vida, ou seja, nós escolhemos como iremos nos alimentar, se iremos ou não fumar e praticar atividade física regular e isto determinará nossa saúde no futuro.
Uma outra pesquisa da Universidade de Stanford mostra que quanto aos fatores que determinarão nossa saúde após os 65 anos, 20% dependem do meio ambiente, 17% da nossa genética, 10% da assistência médica e 53% do nosso estilo de vida, o que nos coloca numa posição de responsabilidade pela vida que queremos e iremos experimentar na nossa velhice.
Com o passar dos anos, nosso corpo vai diminuindo seu potencial de responder às agressões do mundo, perdemos massa óssea, muscular, percebemos a diminuição das respostas fisiológicas, metabólicas e imunológicas, da flexibilidade física e mental, porém, este processo será mais ou menos acentuado dependendo do estilo de vida que levarmos, não sendo igual para todas as pessoas. Parte do processo depende de nossos genes, e parte é epigenético, ou seja, vai além do genético, dependendo diretamente do estilo de vida que escolhemos ter.

A alimentação saudável, que priorize o equilíbrio entre proteínas, carboidratos e lipídios e que nos mantenha numa zona de equilíbrio antiinflamatório, a atividade física regular que fortaleça nossos músculos, tendões, ossos e mantenha a flexibilidade e agilidade, o gerenciamento do estresse através de técnicas como a Meditação, o sono restaurador, as boas e enriquecedoras relações interpessoais, a manutenção da atividade mental através da leitura e de novos aprendizados; viver sua missão pessoal, seu projeto de vida, conectado à espiritualidade, tratar-se através de especialidades que busquem a prevenção e a promoção da saúde, a homeostasia, ou equilíbrio dinâmico de nossas funções como a homeopatia, a acupuntura, a reposição de vitaminas e minerais através da ortomolecular; são, dentre outros, os principais métodos para retardar o envelhecimento e proporcionar saúde e qualidade de vida em qualquer idade.

A independência pessoal é um dos seis domínios da qualidade de vida, os outros são a saúde física, a saúde psicológica, os relacionamentos interpessoais, o meio ambiente e a espiritualidade. Manter a disposição, o dinamismo e a independência será consequência da vida que levarmos desde a juventude.
Escolhendo um estilo de vida condizente com a saúde e a qualidade de vida, temos a possibilidade de viver mais e melhor; faça sempre as melhores escolhas para você, pensando e refletindo a longo prazo quais serão as conseqüências de seus atos de hoje.

Mantenha-se sempre em movimento, físico e mental, exerça a curiosidade de criança, tenha fome e sede pelo conhecimento e pelo crescimento por toda sua vida. Tenha bom humor e vivencie boas emoções, a abertura para o novo e para as pessoas. Ajude aos que necessitam, mantenha-se conectado à Espiritualidade.
Mantenha seu espírito jovem e seu corpo irá acompanhá-lo. Sintonize com a prosperidade e abundância do Universo e agradeça sempre, pois a vida vale a pena ser bem vivida.


Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 158


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Roberto Debski   
O Dr. Roberto é médico (CRM SP 58806) especialista em Acupuntura, Homeopatia e tem formação em Medicina Ortomolecular. Também é psicólogo (CRP 06/84803), Coach e Master Trainer em Programação Neuro-Linguistica. Formador e facilitador em Constelações Familiares Sistêmicas Acompanhe nossos próximos eventos! https://www.facebook.com/debskiroberto/
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa