Menu

Saúde Integral e Qualidade de Vida

Atualizado dia 3/4/2019 1:05:11 AM em Corpo e Mente
por Wiliam Wagner Silva Sarandy


Facebook   E-mail   Whatsapp

O que é saúde integral?

Em geral, se deduz se tratar de procedimentos relativos a uma alimentação saudável com atividade física apropriada, medições de massa e gordura corporais, além de outras medições e exames laboratoriais para controle de diversos fatores orgânicos, bem como respeito a momentos de repouso, uma hidratação adequada, dentre outros procedimentos que são reconhecidos comumente como de prevenção de doenças e promotores de saúde.

Todos esses procedimentos, sim, fazem parte de uma vida saudável. Entretanto, eles seriam suficientes para a definição do que é saúde integral, garantidora de uma melhor qualidade de vida?

O Paradigma Holístico

Como conceito de Saúde Integral, adotamos a definição da American Holistic Medical Association, segundo a qual: “A saúde é um estado de bem-estar no qual o corpo, a mente, as emoções e o espírito de uma pessoa estão em harmonia com o ambiente natural, cósmico e social” (apud TEIXEIRA, 1998:XV-XVI).

Além disto, a sabedoria oriental nos ensina que o ser humano é um “microcosmo” e traz em si, simbolicamente, os mesmos princípios que regem o “macrocosmo”. Deste modo, há um mecanismo de influência mútua entre microcosmo e macrocosmo, o que nos faz inferir que a harmonia ou a desarmonia em um aspecto da vida, consequentemente reflete-se no outro.

Definição de Saúde e Doença em uma Visão Integrativa

Para que possamos nos proporcionar um estado de saúde integral, se faz necessário observarmos os nossos pensamentos, sentimentos e atitudes, os quais podem nos auxiliar a manter o nosso equilíbrio com a expressão de emoções positivas: intuição, dinamismo, coragem, concentração, tenacidade, paz; ou nos desequilibrar com a expressão de emoções negativas: irritabilidade, medo, ansiedade, letargia etc.

As nossas crenças, princípios e valores afetam a nossa neurologia, que na relação com o mundo (meio-ambiente), geram emoções positivas ou negativas que são capazes de afetar o nosso corpo físico, promovendo estados de saúde ou de doença, em razão da sensibilidade e da inter-relação dos sistemas nervoso, imunológico e endócrino.

Assim, resumidamente:

Saúde: Estado de harmonia no qual o indivíduo mantém consigo mesmo e com o meio ambiente, levando a um equilíbrio dinâmico entre corpo, mente e espírito.

Doença: Quebra nesta harmonia, trazendo ao indivíduo sensações objetivas ou subjetivas de desprazer, desconforto ou mal-estar, desencadeando distúrbios psíquicos ou disfunções orgânicas, manifestadas através de diversos sintomas físicos.

O Paradigma Holístico

Pressuposições da Visão Mecanicista
 
Pressuposições da Visão Integrativa
 
Tratamento dos sintomas especializado.
 
Busca de padrões e causas, mais tratamento dos sintomas integrado, preocupado com a pessoa como um todo.
 
Ênfase na eficiência do tratamento.
 
Ênfase nos valores humanos.
 
Os profissionais devem ser emocionalmente neutros.
 
O desvelo dos profissionais é um dos componentes do tratamento.
 
Dor e doenças são negativas por completo.
 
Dor e doenças são informações sobre conflitos e desarmonias.
 
Intervenções básicas com medicamentos e cirurgias.
 
Intervenções mínimas com a “tecnologia apropriada”, complementadas com todo o instrumental de técnicas não agressivas (dietas, psicoterapias, exercícios bioenergéticos).
 
O corpo é visto como uma máquina em bom ou mal estado de manutenção.
 
O corpo é visto como um sistema dinâmico, um contexto, um campo de energia dentro de outros campos de energia.
 
A doença ou a deficiência é vista como uma coisa, uma entidade.
 
A doença ou a deficiência é vista como um processo.
 
Ênfase na eliminação dos sintomas, da doença.
 
Ênfase na obtenção do bem-estar máximo, “meta-saúde”.
 
O “paciente” é dependente.
 
O “cliente” é (ou deve ser) autônomo.
 
O profissional é a autoridade.
 
O profissional é um facilitador do processo terapêutico.
 
O corpo e a mente são separados; os males psicossomáticos são mentais, devendo ser entregues ao psiquiatra. A mente é um fator secundário na doença orgânica.
 
Perspectiva corpo-mente; os males psicossomáticos estão dentro da alçada do terapeuta, cujo trabalho é integrado com outros profissionais da área da saúde.
 
Efeitos de placebo mostram o poder da sugestão.
 
Efeitos de placebo mostram o papel da mente na doença e no processo de auto-cura.
 
Crença básica em informações quantitativas (fichas médicas, testes, dados diversos).
 
Crença básica em informações qualitativas, inclusive relatos subjetivos dos pacientes e intuições dos profissionais; os dados quantitativos são complementares.
 
“Prevenção” em grande parte ambiental: vitaminas, repouso, exercícios físicos, imunização, proibição do fumo, álcool e drogas.
 
“Prevenção” como sinônimo de integridade: trabalho, relacionamentos, objetivos, corpo-mente-espírito.
 

Os Fatores de Promoção da Saúde

A busca pela Saúde Integral, sob o Paradigma Holístico, deve ter seu foco na combinação dos denominados “Fatores de Promoção da Saúde”, favorecendo ao ser humano, quando em harmonia com estes fatores, agir com as seguintes características:

  1. Assumir responsabilidade pela sua própria saúde;
  2. Atuar como um educador do processo de saúde, tanto individual (auto-educação), quanto coletiva;
  3. Assumir um papel ativo na sociedade, no exercício da plena cidadania; e
  4. Atuar de modo consciente e positivo na interação homem-cultura-natureza, em prol de um mundo sustentável.
Fator Consciencial (nível do pensar): refere-se ao campo da mente e das emoções. “Conheça-te a ti mesmo” é a máxima aqui, onde o indivíduo busca a sua auto-revelação, o seu autoconhecimento, o seu autodesenvolvimento. E o autoconhecimento somente  se completa com a harmonia da própria história com a história de suas origens, seja familiar, seja social, com sua cultura, seus costumes e suas tradições.

Até que ponto eu sei quem eu sou e compreendo o “meu lugar” no mundo e nas minhas relações pessoais, familiares, profissionais e sociais? Como me coloco perante a vida, como um ser cada vez mais consciente e íntegro?

Fator  Biopsicológico (nível do cuidar): refere-se à concepção da qual o Ser Humano é constituído por um conjunto de corpo-mente-espírito, indissociáveis, que favorecem a vida em seu aspecto “multidimensional”. Este fator rege os processos de prevenção de doenças, de manutenção da saúde e de intervenção terapêutica, atuando para se evitar ou para tratar os sintomas físicos, psíquicos ou sociais.

Como eu me cuido ou favoreço o bem-estar dos demais indivíduos? Como é a relação com meu corpo, através da alimentação, sono, hidratação e exercícios físicos? Como é a relação com minha mente, através da meditação e de exercícios de relaxamento e respiração? Como me relaciono com minha dimensão transcendente?

Fator  Ético, Sociocultural e Ambiental (nível do fazer): refere-se à “visão sistêmica da vida” ou ao “pensar em rede”, através da melhor adaptação com o ethos, palavra que significava para os gregos antigos a morada do homem, isto é, a natureza,  a qual, uma vez processada mediante a atividade humana, faz com que a regularidade própria dos fenômenos naturais seja transposta para a dimensão cultural, recheada pelos mitos, costumes e tradição de uma determinada  sociedade.

Em outras palavras, até onde eu, de modo individual ou através de ações coletivas, estou integrado e interfiro na harmonização do meu meio ambiente (ethos)?

Como Atuar na Harmonização dos Fatores de Promoção da Saúde?

A partir de duas visões, podemos afirmar:

Em uma visão neurolinguística, é através do ato consciente de transformação interior, levando o indivíduo a um sentimento de maior “integração” consigo mesmo que mudamos, por ressonância, a nossa realidade exterior (ethos).

O que pensamos ou sentimos se projeta imediatamente no padrão de nossos neurotransmissores, em outras palavras, o “programa” instalado em nossa mente (“holograma” psíquico) se projeta em nosso estado de saúde ou doença.

Deste modo, os hologramas psíquicos seriam a projeção da nossa realidade individual que afeta a nossa maior ou menor qualidade de vida, em ressonância com a psicosfera coletiva, nos conectando a uma ou mais redes de consciências, o que pode favorecer ou agravar ainda mais o nosso estado de saúde ou doença pessoal ou social, conforme o caso.

Em uma visão biopsicológica, o segredo se encontra na harmonização de nosso sistema endócrino. Conforme o endocrinologista Louis Berman (apud ANDREWS, 2014):

"A personalidade humana é um complexo corpo-mente dominado pelas secreções endócrinas internas. Essas secreções controlam a natureza humana, e quem controlá-las, controla essa natureza. Cada aspecto de atividade humana, do despertar ao dormir, alimentar-se, casar-se, trabalhar, ócio, luta, brincadeira, sentir, usufruir, entristecer-se, cada sombra de emoção e nuance de humor são episódios endócrinos, regulados pelas leis que agora estamos começando a vislumbrar."

É importante observar que cada glândula endócrina influencia a produção de hormônios específicos que afetam a psicologia humana, sendo que desequilíbrios na super ou subestimulação da secreção desses hormônios podem causar problemas físicos ou emocionais:

 

GLÂNDULA
 
HORMÔNIO
 
EMOÇÕES
 
GÔNADAS
 
MASC.: ANDRÓGENOS (TESTOSTERONA)

FEM.: ESTRÓGENO E PROGESTERONA
 
1. Desejo Físico

2. Desejo Psíquico

3. Desejo Psíquico-espiritual

4. Desejo Espiritual
 
1. Indiferença ou Desdém

2. Estupor Psíquico

3. Auto Indulgência

4. Falta de Autoconfiança

5. Impiedade

6. Auto Destrutividade
 
ADRENAIS (SUPRARENAIS) /

PÂNCREAS
 
CORTISOL, ALDOSTERONA, EPINEFRINA (ADRENALINA) /

INSULINA E GLUCAGON
 
1. Crueldade

 2. Irritabilidade

 3. Sede de Desejos

 4. Apego

 5. Medo
6. Odio

 7. Timidez

 8. Ciúme

 9. Letargia

 10. Melancolia
 
TIMO
 
TIMOSINA
 
1. Esperança

 2. Desespero

 3. Auto Estima (Ego)

 4, Preocupação

 5. Ganância

 6.Esforço
 
7. Afeição

8. Hipocrisia

9. Arrogância

10. Tagarelice

11. Arrependimento

12. Consciência
 
TIREÓIDE / PARATIREÓIDES
 
T3, T4, TIROXINA / PÁRATO
 
1.Altruísmo no Plano Físico

2.Altruísmo no Plano Psíquico

3.Altruísmo no Plano Universal
 
4. Entrega completa ao Supremo

5. Doçura harmoniosa da voz

6. Dureza venenosa da voz
 
PITUITÁRIA
 
ESTIMULADORES E INIBIDORES DE GLÂNDULAS: ACTH, FSH, GH, LH, PROLACTINA, TSH, ADH E OXITOCINA
 
1. Comando da Vida Física
 
2. Comando da Vida Espiritual
 
PINEAL
 
MELATONINA
 
1. Sentimento de Transcendência
 
 

A secreção hormonal afeta diretamente o nosso metabolismo, atingindo toda a atividade celular e, assim, interferindo em nossa atividade genética (a partir das proteínas reguladoras, genes e produção e ação das demais proteínas: enzimáticas, transportadoras, de defesa etc.), culminando em alterações em nossas funções fisiológicas (resultando em saúde ou doença, conforme o caso).

Como em uma via dupla, no entanto, as nossas emoções são novamente alteradas: em parte retornando a afetar o nosso sistema endócrino (reiniciando o ciclo) e em parte afetando o nosso próprio psiquismo (realimentando-o).

Através de práticas saudáveis, aliadas a atividades biopsicológicas, agindo sobre o sistema endócrino, podemos harmonizar o nosso conteúdo psicoemocional; incluindo meditação, relaxamento, técnicas de respiração, automassagens, Yoga, por exemplo, ativamos nossas funções psiconeuroimunológicas, que são fundamentais para a manutenção de nossa saúde integral, auxiando em nossa qualidade de vida.

REFERÊNCIAS:

 

  • ANDREWS, Susan. Curso de Biopsicologia: Apostilas. São Paulo : Instituto Visão Futuro, 2014.
  • BALLONE, G.J. Psiconeuroestimulação. http://www.psicologiaprevitali.com.br/psiconeuroimunoestimulacao.php. Acesso em 12/03/2014.
  • DALKE, Rüdiger & DETHLEFSEN, Thorwald. A Doença como Caminho: Uma visão nova da cura como ponto de mutação em que um mal se deixa transformar em bem. 6ª ed. São Paulo : Cultrix, 1998.
  • MARTINS, Edison Flávio. Vrittis dos Chakras: Os vórtices da mente. http://www.geocities.ws/edison_flavio_martins/vrttis.html. Acesso em 20/03/2014.
  • MELLO MOTTA, M.C. Psiconeuroimunologia. http://www.angelfire.com/journal/imuno/imuno5.htm. Acesso em 12/03/2014.
  • SILVA, Marco Aurélio Dias da. Quem Ama não Adoece. 34ª ed. São Paulo : Editora Best Seller, 2003. 
  • TEIXEIRA, Sérgio. Medicina Holística. Rio de Janeiro : Campos, 1998.
  • TILL, Marietta. A força curativa da respiração. São Paulo : Pensamento, 1988.
  • VIEIRA FILHO, Henrique. O Microcosmo Sagrado: O segredo da Flor de Ouro para saúde e autoconhecimento. 2ª ed. São Paulo : SINTE, 2006.

    Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Wiliam Wagner Silva Sarandy   
O meu propósito é apoiar as pessoas a desenvolverem seus potenciais interiores, vivenciarem melhores relações interpessoais e promoverem suas competências de comunicação e liderança, utilizando as mais modernas metodologias, estratégias e ferramentas para que também possam realizar seus propósitos e alcançar suas metas pessoais e profissionais.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa