SEXO E AMOR NA VISÃO TAOÍSTA




Autor Instituto ISI
Assunto Corpo e MenteAtualizado em 6/15/2009 12:54:42 AM
A falsa idéia de que o sexo é algo separado de nossas vidas é algo que merece nossa atenção no mundo atual. O desejo é uma parte muito importante da experiência humana. Somos apaixonados pelas coisas que mais têm importância para nós: a família, o trabalho, a espiritualidade, uma causa importante, dentre outros. Nosso interesse por esses e outros importantes aspectos da vida contribuem poderosamente para a qualidade de nosso bem estar, nos impulsionando para a tomada de atitudes e ações; é o que nos dá alegria de viver.
O fato de a energia sexual ser tão poderosa é que tem levado a maioria das principais religiões a controlar e restringir o comportamento sexual, especialmente o comportamento das mulheres. Restabelecer a ligação com o desejo é parte da recuperação do nosso poder pessoal.
Compreendendo a natureza da energia sexual poderemos usá-la no corpo e no mundo para fazer grande bem. Estudos ao longo de muitos anos confirmaram uma correlação entre o sexo regular e longevidade, sugerindo que a atividade sexual está associada a uma melhor saúde entre adultos mais velhos ativos sexualmente quando comparados com grupos semelhantes não-ativos. Os hormônios tais como o FEA, uma forma natural de anfetamina ou “hormônio do romance”, o DHEA, precursor de todos os hormônios sexuais, também chamado de hormônio do “antienvelhecimento”, a OXITOCINA, o hormônio do “vínculo”, além da testosterona, do estrogênio e das endorfinas, são liberados no nosso corpo nas mais diversas situações de prazer que experenciamos, desde o ato de fazer amor até quando recebemos afeto e carinho ou quando fomos amamentados no seio materno.
Os taoístas vêem o desejo ou energia sexual (Jing Chi) como parte de nossa energia vital, ou chi. Chi é a força dentro de nós e no Universo que gera a vida; está por trás de toda vida e movimento. Estar apaixonado é estar cheio de chi, mas esse desejo e paixão não incluem somente o sexo; eles também refletem os nossos sentimentos mais fortes sobre a vida.
Os exercícios e práticas taoístas para o amor desenvolverão uma maior conexão com corpo, reduzindo as tensões e o stress, permitindo um maior equilíbrio das emoções e conseqüentemente uma melhora no fluxo de energia vital, abrindo-nos para o fluir da sutileza de nossos outros corpos.
A energia sexual junto com a energia amorosa e a alegria interna do coração irão transformar-se numa fonte de alimento ilimitada para o corpo, a mente e o espírito, gerando uma experiência única de liberdade e contemplação internas.
Amando-se verdadeiramente compreenderá o seu direito como ser plenamente sexual e espiritual, compartilhando suas dádivas com as pessoas amadas e com o mundo.
Laiza Singulani
Instituto ISI
Texto revisado por Cris
Autor Instituto ISI
Mestrado em psicologia de Orientação Holística, na Lesley University, E.U.A., Certificação em teoria Integral pela Fielding University, universidade parceira do Instituto Integral, sob a liderança de Ken Wilber, autor da teoria Integral MBA em gestão de Qualidade Total na Fundação Getúlio Vargas, RJ – Brasil.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.
Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Avaliação: 5 | Votos: 26
Deixe seus comentários: