Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide

SOU DOCE COMO O CHOCOLATE

por SPAÇO NATUREZA & TERAPIAS
SOU DOCE COMO O CHOCOLATE

Publicado dia 7/4/2012 em Corpo e Mente

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


Por Ruth Peralta Vásquez - Terapeuta Holística

Falar do chocolate é só um pretexto para falar sobre o doce, sobre o açúcar, sobre a glicose. Falar do chocolate é só um pretexto para falar do pâncreas. O pâncreas é a glândula que tem dupla função: produção de enzimas digestivas e produção de hormônios, como a insulina, que ajudam a metabolizar o açúcar no sangue. Quando existe uma deficiência na produção de insulina, o nível de açúcar no sangue aumenta dando origem ao diabetes.O açúcar metabolizado em glicose é fonte de energia e é muito importante para o bom funcionamento do corpo. Quando não é metabolizado ele é eliminado através da urina. É muito comum relacionar o exagero consumo de doces como causadores do diabetes. Mas, todo alimento, principalmente os carboidratos, são também ricas fontes deste elemento.

Comer um doce é um prazer, não só para o nosso paladar, mas para alma. Porém, para algumas pessoas isso já se converteu numa tortura. Infelizmente viver sendo proibido de ingerir certos alimentos por causa de alguma doença causa desconforto e animicamente desencanto.

Metafísicamente falando, o desencanto pelos "doces da vida" foi quem gerou esse distúrbio. Chamo de "doces da vida" a todos aqueles acontecimentos que nos fazem viver em e com alegria. Pessoas que sofrem de diabetes são pessoas que não encontram a felicidade em nada e em ninguém. O "doce" já deixou de ser doce, agora a sua visão é de tristeza e de depressão.

É muito fácil encontrar pessoas diabéticas e sorridentes, no entanto, a amargura e a infelicidade são escondidas detrás de uma postura otimista. São sofredores silenciosos, suas lágrimas só eles as conhecem. São pessoas que se arrependem por não ter feito o que, supostamente, era a sua obrigação fazer. As lembranças do passado só trazem para eles melancolia, depressão, culpa, resentimento, desamparo, vitimismo, pessimismo e um forte apego.

Então, a pergunta é: onde está o doce da sua vida? Essa é uma pergunta que sempre faço em minhas consultas. As pessoas com diabetes sempre me respondem que está na esposa, no marido, na mãe, no pai, nos filhos, etc. Quer dizer que sempre a sua alegria na vida está nos outros, nunca neles mesmos e esse é um padrão que precisa ser transformado. Resgate a felicidade que está dentro de você.

Sendo assim:

- Olhe a vida como uma grande escola. Seja positivo e aberto para o aprendizado, sem culpa de errar. Já a nossa encarnação é uma boa oportunidade para aprender e aperfeiçoarmos, e isso é evolução. Não se sinta culpável por situações passadas porque o tempo não volta, então olhe as novas oportunidades que a vida lhe dá para encarar esses desafios desde um ponto de vista diferente. Aprendamos como as crianças, uma criança quando perde um jogo no dia seguinte ela já o esqueceu. Ela continua sendo feliz.

- Sorria de alma. Olhe-se no espelho e veja seu sorriso. Ele expressa a sua alegria? Um sorriso que sai da alma é um alimento valiosíssimo para o corpo físico. São inúmeras as pesquisas que relatam os benefícios de rir. Ele é capaz do corpo segregar substâncias de bem-estar, reduz as dores, movimenta musculatura, relaxa, facilita a digestão, melhora a circulação sanguínea, alivia o estresse, aumenta o sistema imunológico, etc. O trabalho dos "Doutores da Alegria" é justamente isso, levar alegria e descontração nos hospitais. Uma labor maravilhosa e de amor pelo próximo.

- Eleve a sua autoconfiança, autoestima e autovalorização. Confie em seus potenciais, na sua capacidade de realização, de aprendizado e de superação. Diga para você mesmo o quanto você é uma pessoa especial. Ninguém é tão importante no mundo a não ser você mesmo. Valore suas decisões, suas ações e afetos. Tenha firmeza em suas atitudes fazendo acontecer com coragem e determinação.

- Valorize seu presente. Por estar focado em fatos passados deixa de desfrutar os momentos atuais com descontração, alegria e entrega. O desapego é muito importante para sentir liberdade e paz no coração.

- Expresse sua preocupação. Não tenha vergonha de demonstrar tristeza, desapontamento ou ressentimento. A melhor forma de entender uma pessoa é através da comunicação. Um bom diálogo alivia as tensões, afasta mal-entendidos, promove a compreensão e abre novas oportunidades.

Do ponto de vista dos chacras, é o terceiro chacra, principalmente, que está em disfunção. Por ser o pâncreas a glândula representativa deste chacra, a sua atividade energética está afetada. Equilibrar esse chacra significa que a pessoa deve de fazer brilhar sua própria luz através de seu encorajamento e elevaçaõ de sua própria imagem.

Fazendo mudanças em você recupera a sua liberdade em poder desfrutar da vida como você merece. Afinal de contas, ninguém merece deixar de comer um chocolatinho.

Texto revisado
Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13

Autor: SPAÇO NATUREZA & TERAPIAS   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   


Veja também
artigo Você tem realmente esse tal Livre Arbítrio?
artigo Contrato com a morte
artigo Estesia
artigo A mudança deve ser interna

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.





horoscopo


auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa