Menu

Superando barreiras

Atualizado dia 5/3/2012 2:18:07 PM em Corpo e Mente
por Eneas Guerriero


Facebook   E-mail   Whatsapp

Em nosso caminho encontramos muralhas que muitas vezes nos parecem intransponíveis. O bom é saber que temos sempre maneiras de arrumar uma escada e passar por cima.

Quantas vezes não nos deparamos com barreiras aparentemente enormes que parecem estar ali só para nos dar o recado de que não conseguiremos? Talvez nunca cheguemos à conclusão de quem começou primeiro: São essas barreiras a causa de desânimo e ansiedade ou será o contrário? Serão o sofrimento e angústia os causadores desses obstáculos? Não importa o ângulo de vista, empecilhos existem em nossas vidas e nos fazem pensar em desistir e dar a meia volta.

Livros de autoajuda e palestras motivacionais estão repletos de casos de superação e sucesso. Não só isso como também nos dão a fórmula para vencer. E por que, então, ainda nos é tão difícil o êxito? Muitas vezes ouvimos relatos de pessoas que adotaram atitudes positivas na vida e assim conseguiram lograr seus objetivos, não importa quantas barreiras tenham aparecido no caminho. Mas por que vivemos o tormento de achar que não conseguiremos?

Se existe uma boa resposta a essa pergunta é o autoboicote. Nós mesmos criamos, em nosso condicionamento, os entraves que depois nos parecem insuperáveis. Em outras palavras, somos os próprios criadores de nossos problemas. O pior é que nos rendemos a essa condição de vencidos e só nos resta, consequentemente, a lamentação. Apesar de desejosos por uma solução, só nos resta a acomodação em nosso fracasso e a crença de que jamais conseguiremos. A esse respeito me vem à memória a fábula do lobo e das uvas penduradas na parreira. Mesmo que o lobo se esticasse ao máximo, elas permaneciam lá no alto. Para se justificar, o lobo saiu dizendo para todos que as uvas ainda estavam verdes. Pouco se sabe se ele desenvolveu um trauma por não ter conseguido o intento, apenas que encontrou uma boa desculpa para a sua derrota. No nosso caso, podemos dizer que não só ficamos traumatizados como também desiludidos quando nos deparamos com as dificuldades.

Nosso próprio inconsciente constrói esses obstáculos e também inventa a crença de que não iremos conseguir superá-los. Somos vítimas duas vezes da mesma armadilha! Por alguma razão, acreditamos piamente que não conseguiremos. Nesse condicionamento mental, é comum acreditar em pequenas justificativas e pintá-las como a causa mor de não termos logrado o necessário. Podemos alegar que nos falta a força ou a inteligência, ou simplesmente o tempo e a sorte. Outra saída bastante comum, também, é culpar os demais, desde os pais até o governo. Não importa a desculpa, o fato é que estamos presos aos nossos limites e sofremos por nos achar um fracasso.

Esse autoboicote é o responsável em criar as próprias barreiras para o nosso sucesso. Ele é a explicação para a dificuldade de alguém largar um vício, por exemplo, ou perder peso, curar dores crônicas ou sair de uma depressão. É algo que não funciona pela lógica, pois se isso acontecesse, seria muito mais fácil resolvermos e superarmos problemas. A resposta está dentro de nosso inconsciente, quando freamos o nosso avanço ou bloqueamos a nossa cura, simplesmente porque não queremos nos arriscar fora da “zona de conforto”.

O que temos que entender é que tal comportamento não faz parte de nossa fraqueza. É apenas uma questão de que as vibrações energéticas dentro de nós estão fluindo de maneira contrária. E como tal, elas são passíveis de serem corrigidas. Parece que não queremos romper a barreira. Para quem carrega em si há algum tempo esse medo de dar o passo adiante e enxerga apenas uma muralha à frente, essa emoção passa a fazer parte de sua personalidade e até mesmo de sua identidade. Superar ou perder essa “identidade” pode ser uma ameaça muito grande para o inconsciente.

Portanto, mesmo que pela razão desejamos superar o obstáculo, existe um bloqueio do inconsciente. Será que estamos prontos para transpor o muro e sermos os heróis de nossas conquistas? Nessa hora, podemos ver que manter-se como o fracassado, justificando que as uvas ainda estão verdes, é menos perigoso do que arriscar-se. E é aí que as barreiras viram grandes muralhas. Ficamos à mercê do medo e da inércia ou procrastinação para com a vida.

Diante de tanto negativismo, as muralhas nos parecem intransponíveis. O bom é saber que temos sempre maneiras de arrumar uma escada e passar por cima. E como será essa escada? Atitudes e afirmações positivas, esclarecimento do propósito da vida e seus objetivos e ser persistente são regras básicas e conhecidas para o sucesso. Porém, o que nos é difícil entender é que enquanto mantivermos a vibração energética de nosso corpo correndo em sentido contrário, o auto-boicote estará ligado e, não importa a tentativa, não conseguiremos transpor o muro.

Daí a necessidade de um trabalho no campo energético. Práticas como a EFT, que utiliza as leves batidas dos dedos em certos pontos dos meridianos da acupuntura, enquanto se mentaliza a causa da vibração negativa, são bastante eficazes para a superação de barreiras. Enquanto que antes havia o bloqueio, uma vez que o inconsciente interpretava como um sinal de perigo e por isso fazia todo o corpo se reter e impedia o avanço, agora as batidas, nesses pontos, dão uma nova mensagem ao inconsciente, de confiança e segurança. Com essa nova mensagem o inconsciente desbloqueia o corpo e estamos livres para transpor a barreira.

Temos visto que práticas no campo da psicologia energética, como a EFT no caso, aliadas a atitudes e afirmações positivas, são altamente eficazes em romper nossos empecilhos e criar novos horizontes, onde imperam a liberdade emocional.

Se quiserem aprender mais sobre a técnica da EFT e com ela desvendar a maravilha que é o seu eu interior, visitem o meu site aqui.

Para receberem informações periódicas sobre a técnica e obter um manual completo gratuito, assinem a Newsletter aqui.

Eu desejo a todos muita saúde e paz e que possamos brilhar esse diamante cada vez mais e mais.



Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 79


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Eneas Guerriero   
ENÉAS GUERRIERO - Trabalha há mais de 30 anos com desenvolvimento da espiritualidade e do eu, realizando cursos, seminários e aulas em diversos países. Reside atualmente em Freiburg, na Alemanha, e coordena estudos para a integração de terapias, usando a EFT, onde criou o programa Total CheckUp.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa