Menu

Sustentabilidade, o que realmente representa?

Atualizado dia 9/9/2013 2:37:31 PM em Corpo e Mente
por Bernardino Nilton Nascimento


Facebook   E-mail   Whatsapp

A ONU lançou em maio de 2013 o rascunho de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) em substituição aos ODMs. Implantação da ISO 26000.

1 - erradicar a pobreza extrema, inclusive a fome;
2 - alcançar o desenvolvimento dentro dos limites planetários;
3 - assegurar o aprendizado efetivo de todas as crianças e jovens para a vida e a subsistência;
4 - alcançar a igualdade de gêneros, a inclusão social e os direitos humanos;
5 - alcançar a saúde e o bem-estar para todas as idades;
6 - melhorar os sistemas agrícolas e aumentar a prosperidade rural;
7 - tornar as cidades mais inclusivas, produtivas e resilientes;
8 - refrear as mudanças climáticas e garantir energia limpa para todos;
9 - proteger os serviços ecossistêmicos, a biodiversidade e a boa gestão dos recursos naturais;
10 - ter uma governança voltada para o desenvolvimento sustentável.
 
Com isso, a ONU dá um passo importante no esclarecimento do que realmente significa a palavra “sustentabilidade”. Devemos rever os nossos conceitos sustentáveis, e saber que ela vai muito além de plantar uma árvore. A sustentabilidade deve estar nas matérias escolares, em todos os níveis de ensino. Uma matéria específica explicaria muitos "porquês" e embasaria a educação com exemplos em diferentes práticas.

Um paragrafo muito bem escrito pela amiga Fernanda Accorsi:
"Numa aula de Educação artística, por exemplo, eu posso aprender com a minha professora que devo separar os potinhos de plástico de tinta, pois tenho que reciclá-los. Mas na aula de sustentabilidade é que entenderei o motivo. Em universidades também. Não consigo entender porque em um curso de propaganda & marketing, por exemplo, ainda não existe a matéria que os incentive, em sua profissão, a buscar alternativas mais eficientes, a pensar em um consumo mais consciente e a não produzir somente por produzir, ou mesmo vender só por vender. É preciso que um produto tenha relevância e que seu método de produção seja cada vez mais "limpo". Também concordo que haja uma matéria onde se desenvolva a consciência do consumo e da reciclagem e de como atrelar isso ao nosso comportamento, mostrando como essas práticas podem modificar a nossa visão de mundo. Isso é mais do que uma mensagem didática. Temos que anexá-la à nossa própria cultura, correndo nas nossas veias, como uma herança genética".

O rascunho também mostra que Sustentabilidade é o contrário da miséria.
Mas o que é Miséria? Miséria significa mendicância, estado de penúria, que é uma expressão usada quando pertinente à falta de necessidades básicas para a sobrevivência. Miséria significa, também, lástima, vergonha, quando faz referência à qualidade de um serviço. Miséria significa ainda mesquinharia, avareza, que é o apego ao dinheiro. A expressão miséria pode ainda ser empregada para determinar um procedimento vil, ou seja, quando um indivíduo pratica ato de maldade. Miséria é também uma porção diminuta de qualquer coisa, uma bagatela, exemplo: os empregados recebem uma miséria. Pode ser usado também para designar uma desgraça, um sofrimento intenso, um infortúnio. Miséria é ainda usada para definir as fraquezas humanas, como os vícios. Miséria está na falta de água, saneamento básico e tudo o que você ou alguém promete e não cumpre. Miséria, como já dito anteriormente, é exatamente o oposto de sustentabilidade.
 
Os modelos econômicos praticados em todo o mundo atropelam a sustentabilidade. Tudo vem de um passado distante, da Idade Média, onde a injúria e o desperdício de comida por parte dos mais favorecidos eram normais. De um lado a fartura de se jogar fora, do outro a pobreza extrema e o trabalho escravo. Hoje, em plena modernidade, ainda estamos utilizando quase os mesmos métodos. Tudo isso por falta de uma boa base na educação e no aprimoramento do ser humano. Com o tema Sustentabilidade englobado em todo tipo de economia, essa infeliz herança se diluiria, e as nossas futuras gerações cresceriam livres das práticas do passado. Então, podemos dizer que "Sustentabilidade" tem tudo a ver com durabilidade, com qualidade, e tudo que estamos à procura é uma boa qualidade de vida e que ela dure cada dia mais. Portanto, o que está faltando em nossas vidas é compaixão, evolução humana, desejar a felicidade do próximo, caridade e amor. Tudo isso podemos chamar de uma vida com "Sustentabilidade".

Um desejo de quem pratica a “SUSTENTABILIDADE”.
 
Eu queria fazer com que cada pessoa desejasse as coisas que realmente valessem a pena serem amadas e adquiridas, mesmo à custa de muito esforço. Ora, dentre todas as forças, nenhuma se compara a do amor. Energia da magia, da própria virtude. Virtude significando uma força que estimula, em todos nós, a alegria e a esperança.

A existência vital, muitas vezes, faz-se esquecer o que realmente somos. A vida nos transforma, conforme a ocasião, em nobres ou mendigos, uns e outros indignos de nós. Mas as virtudes revelam a esperança.

Desejo fazê-lo ouvir o toque da natureza. Desejo fazê-lo sonhar belos sonhos em jardins, florestas, ar puro, cachoeiras, praias, lindas montanhas, admirar as planícies e a bondade das sagradas energias do amor entre as pessoas.

Desejo para você, como para todos que o amam, o feliz prazer de verem cumpridos todos os seus iluminados sonhos. E, agora, suplico a todas as energias do Universo que lhe permita amar a vida intensamente, com muita vontade e motivação, com o coração cheio de alegria, glória e compaixão.

EU desejo a você uma vida com "Sustentabilidade"

BNN

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 188


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Bernardino Nilton Nascimento   
"Não seja um investigador de defeitos, seja um descobridor de virtudes"./ "Quando a ansiedade assume a frente, as soluções vão para o final da fila"./ "Quando os ventos do Universo resolve soprar a favor, até os erros dão certo". BNN
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa