Menu

Todo mundo sabe que homem não chora

Atualizado dia 12/5/2017 2:31:30 PM em Corpo e Mente
por Suellen Barone


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quantas vezes você viu um homem chorar? Tirando o choro de bêbado, ou de luto, posso dizer que foram raros os momentos em que vi isso acontecer. Salvo algumas exceções, necessárias para comprovarem a regra. Já, mulher chora na TPM (clichezão, mas é verdade), chora porque o rolê não deu certo e porque o crush foi embora, chora de raiva e de alegria. Mulher chora. Homem não.

Quem inventou isso, afinal?

Ao invés de olhar para o passado em busca de culpados, prefiro ater-me ao presente e criar novas propostas para o futuro. Assim, afirmo: você devia chorar mais.
Aliás, você devia é falar mais sobre os seus sentimentos, demonstrar suas emoções, mostrar o que lhe agrada e o que lhe tira do sério. Você devia se ouvir mais e entender o que seu corpo quer dizer quando o coração acelera, você sua frio, a visão fica turva, o peito doi ou o estômago embrulha. Você devia colocar tudo para fora!

Assustador, hein? Eu sei. Só que essa atitude é essencial para a sua saúde.

Veja, o choro é a expressão de uma emoção. Emoções são mecanismos biológicos desenvolvidos pelo nosso organismo, ao longo de milhares de anos, para garantir a nossa sobrevivência. Elas são reações físico-químicas a estímulos, internos ou externos, que nos impulsionam a uma ação imediata, são ações impulsivas, comandadas pelo nosso cérebro, que age baseado em nossas experiências, memórias e padrões mentais.

E quando você segura e reprime essa emoção? Já imaginou a força que fica dentro de você, impedida de se manifestar?
Se você é do tipo que não chora, que não briga, que aceita calado, para evitar confusão, ou que nunca demonstra tristeza, tenho certeza que faz isso pelas melhores razões. E ousaria dizer que faz isso acreditando que, fingindo que as emoções não existem, elas vão sumir. Mas não somem.

Emoções reprimidas ficam guardadas ganhando força até virarem uma bola de neve e explodirem. Lembra que elas têm uma razão de ser? E, por ser assim, precisam ser vivenciadas e não escondidas ou negligenciadas. As emoções são nossas amigas.
Estudos de Neurociência, por exemplo, indicam que cerca de 95% das nossas decisões baseiam-se na emoção. Ou seja, nossas decisões são tomadas baseadas quase que em fatores inconscientes. Isso quer dizer que aquele choro guardado está direcionando a sua vida sem que você se dê conta. Melhor então aprender a lidar com isso já.


Suellen Barone - @Neurodicas
Coach em Inteligência Emocional, Treinadora, Palestrante, Especialista em Neurociências e Comunicóloga.

Se você tem interesse em aprender mais sobre as suas emoções, após muito estudo e muita pesquisei eu selecionei as 100 melhores dicas sobre Inteligência Emocional e Neurociências e as compilei no meu e-Book '100 Neurodicas para Inteligência Emocional' que você pode comprar com poucos cliques, acessando www.neurodicas.com .

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstar Avaliação: 2 | Votos: 466


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Suellen Barone   
Coach de inteligência emocional em relacionamentos, especialista em neurociências e jornalista.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa