Menu

Trabalhar ou servir

Atualizado dia 11/14/2012 12:34:50 PM em Corpo e Mente
por Alex Possato


Facebook   E-mail   Whatsapp

O amor se manifesta em tudo e em todos. Mas quero falar especificamente do amor manifestado no trabalho. Nós aprendemos profissões. Somos ensinados, desde pequenos, a trabalhar para ganharmos dinheiro e suprir nossas necessidades físicas e emocionais. Mas não somos ensinados a nos doar amorosamente. Porque isso é perigoso. Ao nos doarmos, poderemos ser feridos. A doação poderá não ser reconhecida. Poderá ser até criticada. Pessoas o julgarão, lançarão calúnias. Seus pensamentos e suas emoções serão desafiados. Porém, se você está dominado pela energia do amor, mesmo não sendo confortável algumas críticas e julgamentos, continuará. Porque sua mente sabe que está correto o caminho. E como sabe? Sabe, porque você é abastecido pela doação. Você se sente bem com o que faz, se sente feliz, vibra com o serviço, está em paz consigo... É bem simples.
Aproximando-se do servir
Aproximar-se do servir significa aproximar-se da sua missão. Todos vieram ao mundo com algum papel. Muitos poucos têm consciência disso. Mas falo aos que já percebem isso. Servir não é só ser um missionário, um terapeuta, um espiritualista... Servir é fazer o que você foi preparado para fazer, com o coração. Em prol dos outros. Conectado, jorrando amor por cada ato. Centrado, presente... Cada ato que você faz, é um ritual em honra a Deus, e seria importante ter esta consciência.

Limpar um banheiro, fazer um almoço, arrumar um jardim, pintar a parede, lixar a porta, lavar o carro... Quando participamos de retiros de meditação zen, em determinado momento da prática somos convocados a auxiliar na limpeza ou no almoço... tudo em estado presente, movimentos lentos, em silêncio. As mãos de Deus estão sendo usadas para movimentos sagrados. Deus age através de mim, e cada ação que realizo é uma co-criação. Meu corpo, mente, habilidades, estão emprestados, a serviço... A mente irá negar, ou irá querer tomar posse dos frutos da ação... afinal, o ego gosta de se sentir separado e exclusivo. Mas este é o treino. Perceber que não somos nada, nem ninguém... somente um instrumento vivo, no momento presente, a serviço.
Gary Morsh, médico e fundador de uma das maiores agências de auxílio internacional nos Estados Unidos, acredita que o servir é um dom inato à humanidade. "A tendência de ligar-se intimamente a alguém, agindo pelo bem-estar de outros assim como pelo próprio, pode estar profundamente enraizada na natureza humana, formada num passado remoto como aqueles que se ligaram e tornaram-se parte de um grupo para aumentar as chances de sobrevivência", diz ele, no livro O Poder de Servir aos Outros.

Tem sentido o que ele fala. Se você olhar para as gerações passadas, seus antepassados, com certeza, entenderá que somente atos voluntários de colaboração e ajuda mútua permitiram que você chegasse até aqui, vivo, com saúde e todos os dons que possui. Quantas guerras foram ultrapassadas? Quantas imigrações, quantas mortes, quantas perseguições, doenças, miséria? Perceba o quanto a sua linhagem familiar se esforçou para que você vingasse? E isso é o processo natural: a busca da sobrevivência. E se você está lendo estas linhas, é porque deu certo! Logo, servir está em seu sangue. É parte do seu DNA. Mesmo que você se acredite incapaz de auxiliar o outro, está em seu sistema a capacidade, e basta acioná-la com a consciência. Dizer: sim! Eu vou servir! Eu estou pronto, do jeito que sou, com os instrumentos que tenho, aqui e agora!
Madre Teresa de Calcutá tem uma frase que gosto muito: "não podemos fazer grandes coisas, apenas pequenas coisas, com grande amor". Esta é a base do serviço. Quem gosta de coisas grandiosas, como grandes empresas, fundações, benefícios para a humanidade, é o ego. É besteira divulgada pela imprensa, pela TV, pelos filmes, pelos desenhos: somente o grandioso vale alguma coisa. Mas quem realmente está a serviço, não está pensando em grandiosidade. Não pensa em si. Não pensa em quantidade. O serviço é algo natural, que flui, e assim, o amor é manifestado. Pode ser por uma planta. Por um animal, Por simples empreendimentos. Ama-se em cada gesto, cada palavra, cada olhar. Ou não.

Dominando o instrumento para servir
Não digo que servir incondicionalmente seja fácil. Pelo contrário, é necessário treino: treino mental, emocional e de atitudes. Porque, simplesmente você, ao servir, deve deixar a sua individualidade de lado. Isso quer dizer: suas ideias de certo e errado, quem deve ser servido ou não, as crenças de limites, de condições, seus julgamentos, tudo isso não serve para nada, se você quer servir verdadeiramente. Esse é um grande golpe para o ego, afinal, ele vive das próprias crenças. Perceba: não são suas crenças de certo e errado que dominam a sua mente, e o fazem achar o mundo bom ou ruim? Pois é... mas com estas crenças, você está impossibilitado de servir incondicionalmente, porque o amor não escolhe para quem, nem quando, nem onde. E eu lhe garanto: no momento em que você colocar os pés para fora da casa para servir, virá ao seu encontro exatamente o tipo de sujeito que mais lhe provocará! Você será convidado a amar alguém que suas crenças não aceitam. As emoções também devem ser dominadas: se você faz algo por dó, ou por piedade, no fundo, é porque tem dó e piedade de si mesmo. Ou talvez, se ache melhor do que as pessoas que busca auxiliar. Todo ser humano é igual. Não existe ninguém que mereça dó. Somente, em determinados momentos, estamos no papel de auxiliar, e em outros, de sermos auxiliados. São somente papéis, nada mais. Se eu sirvo, sou Deus servindo. E aquele que é servido, é Deus sendo servido. E como a última observação a respeito do seu preparo, está a questão do domínio das atitudes. Isso quer dizer: você precisará do seu corpo e da sua energia para agir. Para poder seguir as estratégias que sua mente traçar. Sem estar com o corpo em dia, não conseguirá ir longe. Servir exige, física, emocional, mental e energeticamente. Cuidar amorosamente de si, alimentar-se direito, praticar esportes ou atividades físicas, descansar quando necessário, orar e energizar-se, cultivar bons hábitos, tudo isso auxiliará você neste caminho. Que é um caminho gradual.

Então, pronto para o primeiro passo? A primeira e mais importante decisão é: vou servir! A partir daquilo que sei fazer. Neste momento, seu trabalho passará, vagarosamente, a deixar de ser um trabalho somente, e virará servir. Finalizando com uma frase do citado autor Gary Morsh, "não podemos mais esperar que o governo preencha as lacunas. Já vimos o que acontece quando entregamos nas mãos das instituições. Entregar não é a resposta. Nossa presença é a resposta. Quando deixamos que o governo ou as empresas sirvam aos outros, perdemos a oportunidade de encontrar significado e sentido em nossa vida".

Alex Possato

Este é um resumo do texto. Leia o texto completo clicando aqui
Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 30


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Alex Possato   
Terapeuta sistêmico e trainer de cursos de formação em constelação familiar sistêmica
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa