Menu

Tragédia em Realengo, causas, conseqüências, reflexões e EFT

Atualizado dia 4/13/2011 5:26:10 PM em Corpo e Mente
por Andre Lima


Facebook   E-mail   Whatsapp

O que você sente ao pensar na tragédia ocorrida em Realengo onde uma pessoa totalmente desequilibrada matou várias crianças aleatoriamente dentro de uma escola? Certamente, surgem sentimentos como raiva, medo, tristeza, incompreensão, impotência e outros sentimentos que talvez nem saibamos descrever. Ao longo da nossa vida, acumulamos uma carga emocional negativa de vários eventos que vivemos desde a nossa infância. São situações mal resolvidas que ficam guardadas emocionalmente (culpas, medos, mágoas, frustrações, raivas, tristezas e etc). Além dos sofrimentos que já guardamos da nossa própria vida, acabamos por acumular mais ao testemunhar tragédias de outras pessoas.

Esse conteúdo emocional que acumulamos ao ver o sofrimento de terceiros deve ser tratado e curado da mesma maneira que devemos curar e tratar nossas questões emocionais pessoais. São traumas do mesmo jeito. Certamente, não tão intensos quanto os nossos traumas pessoais ou os traumas que os familiares das vítimas estão sofrendo. Em todo caso, ficamos com sequelas que podemos tratar com a *EFT (técnica para autolimpeza emocional, baixe o manual gratuito aqui). Ainda mais quando assistimos em detalhes tudo o que aconteceu na televisão, que exaustivamente reapresenta o corrido, recheando as imagens com cenas de parentes e amigos das vitimas em grande sofrimento.

Recentemente, recebi um e-mail de uma aluna de curso de EFT:

"...queria mesmo comentar é que com a tragédia do Rio de Janeiro da semana passada, tive um pesadelo à noite e fiquei muito mal. Lembrei e fiz a técnica (auto aplicação de EFT). Quando voltei a dormir, os sonhos foram opostos. Sonhos suaves e bonitos. Fico contente em partilhar isto com você..."


Como, então, poderíamos tratar esses sentimentos com a EFT? É só pensar em tudo o que aconteceu, lembrar das cenas na televisão, os depoimentos e tudo sobre a tragédia. Em seguida, vamos prestar atenção em todos os pensamentos e sentimentos desagradáveis que surgem. Esse conteúdo negativo que emergiu é o que vamos tratar com a técnica, para limpar e ficarmos em paz.

Um exemplo de uma rodada de EFT (veja no manual gratuito o que é uma rodada de EFT) para tratar esse caso poderia ser: "mesmo que eu não consiga compreender e aceitar o que aconteceu, eu me aceito profunda e completamente" / Topo da cabeça - Eu não consigo aceitar / Início da sobrancelha: é chocante demais/ Lateral do olho: lembro do sofrimentos dos parentes /Embaixo do olho: penso no sofrimentos daquelas crianças/ Embaixo do nariz: é tudo muito injusto/ embaixo do lábio inferior: não dá pra entender/ Osso da clavícula: é incompreensível/ Embaixo da axila: são crianças inocentes/ Topo da cabeça: sinto raiva/ Início da sobrancelha: me sinto impotente / Lateral do olho: sinto uma tristeza/ Embaixo do olho: não posso fazer nada/ Embaixo do nariz: sinto medo / Embaixo do lábio inferior: eu me coloco no lugar dos parentes/ Osso da clavícula: e se fosse com um filho meu? / Embaixo da axila: não consigo ficar em paz”.

Enquanto aplicamos a EFT, tocando nos terminais de meridianos de acupuntura, devemos expressar todas as emoções guardadas que sentimos ao pensar no ocorrido, conforme exemplificado acima. Você deve adaptar as frases conforme suas emoções e pensamentos.  Dessa forma, elas vão sendo desbloqueadas e dissolvidas e nos sentiremos cada vez mais em paz. Faça quantas rodadas forem necessárias até conseguir ficar bem. Além de nos ajudar emocionalmente, ajudará também o coletivo pois deixaremos de somar o nosso sofrimento a essa grande carga que está sendo alimentada. Em estado de paz, podemos sentir compaixão pelo sofrimento das pessoas envolvidas, mas sem sofrer junto com elas. Assim nossos pensamentos positivos, bênçãos e orações para esta pessoas terão uma vibração muito mais intensa e ajudará a dissipar o sofrimento coletivo mais rapidamente.

E o que leva um ser humano a cometer um ato bárbaro como esse? Mesmo a mais calma das pessoas produz uma vez ou outra, pensamentos de vingança, inveja e violência. Quando esses sentimentos brotam em uma intensidade menor, resistimos ao impulso. As vezes podemos xingar outras pessoas. Algumas pessoas chegam a usar de violência quando o impulso é maior. Quanto mais intenso os conflitos emocionais que guardamos, maiores serão os impulsos de negatividade e mais chances teremos de nos tornar agressivos.

Observe a raiva em você. Que pensamentos e desejos ela produz? Eu já me peguei pensando muita bobagem embora seja uma pessoa pacífica. Pessoas comuns que estão no trânsito têm ataques de fúria ao serem fechados por alguém e muitos casos acabam em violência. Essas situações acordam ou puxam o gatilho dos sentimentos negativos que temos acumulado dentro de nós. Nesses momentos, muitas pessoas fazem o que não deveriam, pois a emoção é como se fosse uma entidade que toma conta dos pensamentos levando o indivíduo a agir de uma forma insana.

Imagine, então, alguém com uma grande raiva contida, sentimentos de rejeição, abandono e etc... Tudo isso vai se juntando, formando uma massa interior de energia negativa como se fosse um ser que tem vida própria morando dentro do indivíduo. É como um animal feroz à espreita, é a nossa própria sombra. Essa energia passa a tomar conta dos pensamentos da pessoa, alimenta ainda mais os sentimentos negativos, e as ações passam a ser comandadas por toda essa negatividade. O resultado disso não pode ser bom. É claro que nem sempre acontecerá uma tragédia como essa, mas em menor grau, ocorrem brigas, discussões e agressões. É o mesmo fenômeno ocorrendo, porém, em menor proporção. Em larga escala, essa energia interior provoca guerras, massacres, genocídios.

Por isso, precisamos nos cuidar e muito. Desde cedo seria bom que aprendêssemos a dissolver sentimentos negativos. Não adianta negar os sentimentos, precisamos reconhecê-los e, principalmente, fazer algo para dissolvê-los. A EFT é uma grande ferramenta pra isso. No manual da EFT, tem o "procedimento para paz pessoal". É uma forma de fazer uma mega limpeza emocional no interior. Isso leva o ser humano a serenidade. A paz mundial somente será atingida quando cada um de nós estiver em paz por dentro. Por isso é urgente que comecemos a limpar dentro de nós.

André Lima

*EFT - Emotional Freedom Techniques - Técnica que ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Para receber manual gratuito da técnica e já começar a se beneficiar, acesse este link
 

Texto revisado
 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 113


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Andre Lima   
André Lima é engenheiro e trabalha exclusivamente com autoconhecimento desde 2006. Vem divulgando e esinando em palestras e cursos presenciais e online sobre a EFT - Emotional Freedom Techniques, uma técnica revolucionária, simples e eficaz, para limpeza e cura de todos os tipos de emoções, pensamentos e crenças limitantes.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa