Menu

Vencer é uma escolha

Atualizado dia 8/15/2012 1:09:53 PM em Corpo e Mente
por Heloísa Capelas


Facebook   E-mail   Whatsapp

Se pensarmos que a vida é uma grande Olimpíada em que merecemos o nosso ouro, então, por que será que alguns ganham e outros não?

No momento em que a Olimpíada de Londres chega ao fim, percebo que faltam medalhas para prestigiar a todos. Ao mesmo tempo, sobram competência, brilhantismo e garra. Independentemente dos resultados obtidos, notei que todos os atletas carregam, em si, o semblante da determinação, ainda que a premiação fique restrita aos melhores. Em algum momento, foi assim, com a distribuição de troféus e medalhas, que resolvemos valorizar o esforço. Será que está na hora de rever como podemos reconhecer talento e dedicação?

Bem, enquanto assistia à beleza do evento, tive a oportunidade de observar os que perdiam e me encantei com o que vi. Claro, não estou dizendo que sou sádica, apenas falo sobre o esforço, o cumprimento às regras, as lágrimas contidas, os abraços de consolo e a dignidade mantida. Falo da superação. Não vi mais dedicação no ouro do que na prata, muito menos nas eliminatórias. O que acompanhei, durante todo o tempo, foi garra, dedicação, treino e muita vontade de representar e fazer bonito para o seu país. As bandeiras foram honradas. Por isso, me emocionei sempre.
Bem, não sou especialista em esporte, mas, sim, em desenvolvimento humano e é disso que quero falar, pois foi nisso que pensei durante todos os jogos e competições que tive a oportunidade de acompanhar. A questão que proponho é: o que precisamos para nos desenvolver, crescer, amadurecer, evoluir, conquistar, vencer e todos os outros sinônimos? Precisamos de escolha, decisão e treino.

Se pensarmos que a vida é uma grande Olimpíada em que merecemos o nosso ouro, então, por que será que alguns ganham e outros não? Claro que, numa competição, teremos sempre uma disputa e um vencedor, mas não é assim também na vida?

A grande diferença é que, na vida, nós não competimos com ou contra os outros. O nosso mais difícil campeonato tem a nós mesmos como grandes adversários. Ou seja, não são os outros que nos impedem de conquistar o pódio. O que nos falta para o ouro da alegria, do bem-estar, do sucesso pessoal e profissional é o que sobra no atleta olímpico: dedicação e prática.

Cada um de nós tem sua própria bandeira

Durante a Olimpíada, mesmo os atletas que perderam, se machucaram e não conseguiram alcançar as metas propostas demonstraram um brilho de entusiasmo e empolgação nos olhos. Havia, neles, uma gana em vencer, uma vontade extraordinária de participar e representar seu povo e seu país.

Se continuarmos com a nossa metáfora, poderemos dizer que, na vida, nem sempre conseguiremos o ouro, embora sejamos favoritos ao título. Ainda assim, não poderá nos faltar nunca a vontade e a incrível decisão de nos mantermos vivos.

Os atletas olímpicos foram para Londres com a missão de voltar para casa com uma medalha e mesmo aqueles que não alcançaram esse objetivo foram vitoriosos, pois não desistiram e superaram a si mesmos para estar ali. Abriram mão do descanso, do prazer, da família e de tantas outras coisas mais.

Da mesma forma, a vida nos pede também que, em busca dos nossos títulos e conquistas, abramos mão da preguiça, do comodismo, da rigidez e da certeza de que não vai dar certo ou de que não vale a pena.

Na verdade, o que vi nos atletas e vejo no ser humano é a possibilidade de vencer sempre, de viver com dignidade e de honrar e representar a si mesmo com foco e disciplina. Enquanto as bandeiras passeavam nos Jogos Olímpicos, pensei que cada um de nós tem a sua própria bandeira e deve carregá-la com orgulho e satisfação. A honra, a dignidade e o amor próprio vêm da prática, do treino, da dedicação e, principalmente, da escolha.

Desde o momento em que retornam para suas casas, os atletas acrescentam à sua bagagem os planos de treinos ainda mais pesados. O foco, agora, é a Olimpíada de 2016, aqui no Brasil. E fico com uma questão: você está satisfeito consigo mesmo e com sua vida hoje? Quais seus planos para ser ainda mais feliz? Qual o próximo treino? Você está focado no seu futuro ainda mais pleno? O que você já está fazendo para ficar ainda melhor para a próxima partida?

O espírito do atleta está em todos nós e a vida é um jogo. Neste campeonato, há medalhas de sobra. Cabe a você escolher ganhá-las.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 18


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Heloísa Capelas   
Heloísa Capelas é especialista em desenvolvimento humano por meio do autoconhecimento e da competência emocional. Autora de "O mapa da felicidade" e "Perdão: a revolução que falta". Ministra a metodologia Hoffman no Brasil.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa