Menu

Virando a vida de cabeça pra baixo

Atualizado dia 10/1/2010 12:03:21 PM em Corpo e Mente
por INSTITUTO INTELIGENCIA DO CORAÇÃO


Facebook   E-mail   Whatsapp

Algumas vezes fico um pouco chateada do jeito, geralmente muito chato, com que se ensina matemática e física nas escolas. Seco, insípido e cada tema proposto de maneira totalmente isolada, tanto de seus pares quanto de um contexto maior.

Mentes que viveram em civilizações a muito desaparecidas, viam a Matemática, Geometria, Música e Astronomia sob um ângulo muito mais abrangente e filosófico. Quer ver como dá para ser assim?

Com certeza, você já ouviu falar de Gauss, mesmo não sendo da área de exatas. Algumas vezes pode até ter usado a expressão “curva de Gauss” ou “Gaussiana”. Pois bem, Carl Friedrich Gauss, nasceu em 1777, na cidade de Brunswick, Alemanha, e começou a mostrar sua genialidade aos três anos de idade, quando corrigia a aritmética de seu pai.

Quando freqüentava a escola, aos dez anos de idade, seu professor costumava dar tarefas que envolviam muitas contas para manter seus alunos ocupados e assim poder tirar uma soneca, sossegado. Certa vez propôs aos seus pequenos alunos a seguinte questão?

“Qual a quantidade de grãos necessária para se construir um triangulo contendo cem fileiras, com um grão na primeira fileira e cem na última”.

O feliz professor passou o problema e já foi se ajeitando para a soneca tranqüila e demorada, enquanto os pobres alunos calculavam e desenhavam. Alguns minutos depois (alguns dizem que foram segundos), o professor vê o pequeno Gauss colocando sua lousa sobre a mesa, com a resposta. Indignado com a insolência do pequeno, ele se surpreende ao observar que a resposta estava correta. Precisos 5050!

Solicitado em como respondeu corretamente em tão pouco tempo, o garoto explica.

“Bem, eu imaginei um triangulo com as cem fileiras e daí eu o completei com outro, de cabeça para baixo, que precisa ter 101 fileiras e daí fiquei com um retângulo de 100 por 101 fileiras. O cálculo agora ficou fácil porque é só multiplicar um lado pelo outro e dividir o resultado por 2, já que quero apenas uma metade do retângulo que corresponde ao triangulo com cem fileiras de grãos”.

Fácil assim:

100 x 101 = 10.100

10.100 / 2 = 5050. Bingo!

Ok! Se deu nó na sua cabeça, não se desespere, abaixo coloco uma explicação com um desenho, para um exemplo com 6 fileiras! Não vou ficar desenhando 100 fileiras de grãos não é, mesmo contando com o recurso do copia-cola!

Onde eu gostaria de chegar com isto? Veja a maneira diferente que Gauss utilizou para abordar o problema que se apresentou e o que a matemática e a geometria pode nos ensinar com isto!

Será que não podemos virar nossos problemas cotidianos de “cabeça para baixo”? Olhar sob novo ângulo? Mudar a perspectiva e a forma-geometria?

A meu ver, o tem algo mais fascinante ainda nesta abordagem, que é o sentido de complementação, que talvez pudéssemos chamar de Parceria. Muitas vezes sozinhos não conseguimos resolver nossos problemas. Mas sempre podemos buscar o apoio emocional de um amigo, a orientação eficaz de outro ou até mesmo alguma ferramentas de apoio que nos capacite a lidar com o tal problema! Algo que nos Complemente!

Porque sozinhos não fazemos nada. Porque dependemos, no melhor sentido, um dos outros e de ações conjuntas em prol do Todo.

Acho que esta proposta matemática nos faz refletir sobre o conceito e a ação envolvidos na idéia de PARCERIA.

Percebo aqui que a parte contém o Todo, mas NÃO É o Todo.

COMPLEMENTO! PARCERIA!

Porque juntos, crescemos, melhoramos e Somos Todos Um!

Exemplo sobre a idéia de Gauss.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: INSTITUTO INTELIGENCIA DO CORAÇÃO   
Tania Orlando. Física pela Universidade Mackenzie. Trabalha aliando Ciência e Espiritualidade. Coordena Inst. Inteligência do Coração. Ministra cursos e atendimentos também de Taro Egípcio. Autodidata em Geometria Sagrada. Sites: www.inteligenciadocoracao.org www.oquintoelemento.com
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa