Menu

Você quer emagrecer?

Atualizado dia 2/13/2009 9:40:20 PM em Corpo e Mente
por Eliane Stum


Facebook   E-mail   Whatsapp

Este texto destina-se àqueles que estão acima do seu peso ideal e a todos aqueles que convivem com eles.


Primeiro vamos esclarecer que segundo a filosofia taoísta o equilíbrio é o caminho do meio, ou seja, quando os opostos estão em harmonia. Por opostos entenda-se inverso, tal como claro e escuro, frio e quente, magro e gordo. Portanto, magro é aquele que está no peso ideal para seu tipo físico, estatura, idade e sexo. Quem não estiver, é o gordo. Assim, deixaremos de lado todas aquelas abordagens “cheinho, fofinho, gordinho” de lado. Porque o ponto de partida para emagrecer é admitir-se gordo.


Tendo conseguido aceitar a realidade desse momento, pode-se prosseguir. Você que está gordo ou que convive com um gordo deve compreender o segundo aspecto: esse é um estado passageiro porque você não É gordo, apenas ESTÁ gordo.


Aceitando sua realidade e compreendendo que é passageira, partimos então para o terceiro passo: o excesso de peso é uma situação psicossomática. E o que isso quer dizer? Que algum aspecto emocional desequilibrado está somatizando no físico. Esse desequilíbrio gera a necessidade de proteção e para se proteger o organismo se infla, como se buscasse amortecer os “murros e socos” que acredita que pode levar do mundo!


Só se protege quem está inseguro, e só está inseguro quem tem medo. Pode observar que a maioria dos gordos são sarristas. E o sarro nada mais é do que a agressão como proteção. Não me refiro aqui a um sarro eventual e esporádico, já que quase todo mundo brinca com a cara de alguém de vez em quando (o que não quer dizer que considero o sarro uma brincadeira saudável). Por outro lado, quando isso se torna uma constante, a ponto de caracterizar a pessoa como um “sarrista” a situação se mostra preocupante.


O sarrista é aquele que não conhece outra forma de humor senão a de depreciar a imagem alheia, com o pretexto de diversão, camuflando a baixa auto-estima, o complexo de inferioridade e a frustração. E convenhamos: humor onde um ri e o outro estampa uma cara amarela, não é humor.


Esteja alerta! Se você está gordo e está sarrista, é para você mesmo que vai o recado: faça uma auto-análise e descubra sinceramente do que você se protege.


Se você convive com um gordo ou um gordo sarrista, antes de julgá-lo, condená-lo ou discriminá-lo entenda que trata-se de uma pessoa que necessita de apoio. Se for de sua família, não o deixe “se virar” sozinho. Apoie, compreenda, incentive.


Não há dieta, não há remédio, não há terapia que traga um resultado positivo e permanente para um programa de emagrecimento se não for identificado o motivo de estar gordo. Para ter êxito e conseguir manter o resultado é fundamental identificar o que o leva a estar necessitando de proteção; caso contrário é só uma questão de tempo até que a dieta seja abandonada ou recuperados os quilos eliminados.


E, finalmente, o último passo até a largada para a maratona a caminho do peso ideal: não se fazer de vítima! Admitir que tudo o que sobrou na sua silhueta, passou pela própria garganta. Ser responsável por seus atos e por suas conseqüências. Salvo a minoria dos casos, o gordo é gordo porque tem uma alimentação inadequada e com freqüência associada ao sedentarismo.


Mude seu futuro já. Faça uma auto-análise, converse consigo mesmo olhando-se no espelho. Se for muito difícil procure ajuda de um terapeuta, ou procure um ombro amigo para um papo franco, não para choramingos. Ação é a palavra! Liberte-se dessa necessidade inconsciente de proteção, emagreça e recupere sua auto-estima!


Boa maratona e medalha de ouro para você!






Texto revisado por Cris


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 30


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Eliane Stum   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa