Menu

YIN E YANG - HARMONIA DO FEMININO E MASCULINO

Atualizado dia 2/24/2009 5:27:53 PM em Corpo e Mente
por Ivete Costa


Facebook   E-mail   Whatsapp

Desde os tempos mais remotos, na cultura chinesa, o yin está associado ao feminino e o yang ao masculino.

Os aspectos yin e yang são uma coisa, o gênero masculino e feminino é outra. Yin e yang são conceitos, é a denominação aplicada a duas energias que estão em tudo o que existe, combinadas em proporções variadas. Não podem ser confundidos com o ser biológico homem e mulher porque tanto ele quanto ela possuem uma combinação de yin e de yang.

Yin é calmo e firme, yang é excitado e poderoso. Yin é a semente, yang é o desabrochar. Yin é a noite, yang é o dia. Yin é técnica e yang é força. Inspirar (inalar) é yin. Expirar (exalar) é yang. Estes são alguns exemplos que ajudam a entender a definição de yin e yang.

Yin, energia feminina, ligada à suavidade, à sensibilidade e à intuição. Seu atributo principal é ser receptiva. Yin é o lado escuro, mas não está ligada à negatividade, e sim à fertilidade e ao mistério. Atitudes e características yin: aceitação, paciência, acolhimento, introspecção, recolhimento.

Yang, energia masculina ligada à força, ao ímpeto e ao pensamento lógico e racional. Está associada aos movimentos de expansão. Enquanto yin é a mãe, yang é o pai, o governante e o guerreiro. Yin é a terra e yang é o céu, o pólo, claro. Atitudes e características yang: assertividade, espírito de luta, precisão, clareza, capacidade de tomar iniciativa e conquistar.

Para homens e mulheres, a energia feminina (yin) representa a parte mais profunda e sábia, que se comunica conosco através da intuição. A energia feminina é também a capacidade de sentir, de dar e de receber carinho, afeto e amor, de expressar as emoções e desejos. O aspecto masculino em nós (homens e mulheres) representa a ação, força de vontade, a capacidade de realizar, de movimentar os nossos corpos e de fazer coisas no mundo físico.

Christopher Markert em seu livro Yin-yang - Polaridade e Harmonia em Nossa Vida, explica que só é possível ser feliz e ter sucesso quando se vive em sintonia com as forças cósmicas como o consciente e inconsciente, corpo e espírito, ideal e realidade, doce e salgado, direita e esquerda, masculino e feminino, dia e noite etc. Cada pólo, portanto, tem valor idêntico ao outro, onde estes se complementam e se necessitam mutuamente.

Se o equilíbrio for perturbado, ambas as partes mostram o seu lado destrutivo e maléfico. A meta não é incentivar um pólo em prejuízo do outro, mas visar um equilíbrio que beneficie ambos. A vida busca o equilíbrio correspondente a cada lugar e a cada momento. Ao acordar, por exemplo, a pessoa pode tomar uma decisão "prática", mas a noite pode seguir a "intuição". Isto é yin e yang.

A energia feminina não é melhor do que a energia masculina ou vice-versa. Sem a energia masculina de pouco adiantaria a inspiração criativa, a intuição, as emoções, compaixão, empatia e amor que brotam da energia feminina, pois nunca seriam transformadas em ação. O feminino e o masculino são forças complementares em nossas vidas.

O equilibrio dinâmico de yin e yang nos convida a:

- aprender a valorizar tanto o sentimento como o pensamento;
- tanto a intuição como a racionalidade;
- tanto a palavra como o silêncio;
- tanto a receptividade como a firmeza;
- tanto a matéria como o espírito;
- tanto o ser como o fazer;

“Só podemos ter pensamentos claros quando ouvimos o nosso coração. Contudo, as nossas ações só podem ser propícias quando temos pensamentos claros”. Confúcio - filósofo chinês


Curso: Yin e Yang – Harmonia do Feminino e Masculino
Dinâmicas, exercícios e meditações para reencontrarmos o equilíbrio e a harmonia das polaridades.

Abraço fraterno!

Ivete Costa
Coaching e Mentoring - Sistema ISOR - Ative seus potenciais para alcançar os resultados desejados
Terapia Transpessoal - Psicossíntese
Florais de Bach
Harmonização dos Chacras
Treinamento e Desenvolvimento Humano
Atendimentos individuais, grupos e in company
link
11 2046-7227

11 8803-4140



Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 36


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Ivete Costa   
Treinamento e Desenvolvimento Humano para Empresas e Instituições de Ensino
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa