Menu

Yoga e seus benefícios

Atualizado dia 6/27/2013 10:52:46 AM em Corpo e Mente
por Silvia Diccetti


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quando a doença se manifesta no corpo físico, com certeza, ela já se manifestou no corpo energético; portanto, cuide da sua energia através de pequenas mudanças e atitudes.

Devemos mudar o nosso padrão de pensamento cultivando atitudes e pensamentos positivos perante a vida e não cultivar os problemas como se eles fossem seus eternamente. Mudando os padrões de pensamentos, abrimos portas interiores e começamos a viver uma nova vida, cheia de alegria, paz, força e discernimento para a solução de qualquer problema, seja ele emocional ou material.

Pensamento é vida e o universo sempre o ajuda, mas lembre-se, depende muito de você. Receba o que é seu por direito. Lute, mude, tenha atitude positiva.

O Yoga, uma atividade originária da Índia, não é terapia, nem religião e muito menos uma ciência médica. Mas, pode ajudar as pessoas a terem mais saúde e serem mais felizes. Ajuda muito nesse processo de mudança, pois o homem é visto como um todo, ou seja, corpo, mente e espírito. A prática de Yoga tem como objetivo livrar o homem de qualquer sofrimento, seja corporal, emocional ou mental, portanto, não é malhação e nem contorcionismo mas é aquietar a mente e aquietando a mente nos despertamos para a vida, vamos obter consciência do corpo e da mente, olhando o mundo por outro ângulo.

A lista de benefícios do Yoga é imensa, para começar, a prática estimula o funcionamento de todas as glândulas, da tireóide à hipófise e ao pâncreas, dá força à coluna vertebral tendo com isso emoções equilibradas.

É claro que tudo vai depender do interesse de cada um e de sua disposição para alcançar tais objetivos. Confira abaixo, alguns dos benefícios dessa atividade para a saúde física, mental e emocional:

  • Tratamento de questões ligadas ao estresse, depressão, ansiedade, hipertensão e fibromialgia;
  • Aumenta a flexibilidade e a força dos músculos e articulações;
  • Melhora a postura, diminuindo dores nas costas;
  • Estimula a circulação sangüínea;
  • Ajuda a desenvolver uma atitude positiva em relação à vida;
  • Aumenta a concentração e o equilíbrio emocional;
  • Melhora a capacidade imunológica;
  • Ajuda a melhorar quadros de insônia e depressão;
  • Melhora a coordenação motora.
 

MÉTODOS MAIS DIFUNDIDOS DE YOGA

Iyengar Yoga - O ponto principal dessa modalidade são as posturas (ásanas) que devem ser executados perfeitamente. Exige concentração e permanência que conseguida com a ajuda do pranayama (respiração). É um trabalho sutil, inteligente. Utilizam-se alguns acessórios como blocos, cintos, cadeiras, parede que ajudam no perfeito alinhamento
Ashtanga Yoga - O Ashtanga Yoga é uma prática intensa que trabalha a fluidez dos movimentos junto à respiração consciente. Consiste em seis séries fixas, sendo a primeira chamada Yoga Chikitsa ou Yogaterapia. Segundo o guru do Ashthanga, Sri Pattabbi Jois, a primeira série é para alunos, a segunda para professores e a terceira para demonstração.

Power Yoga - A prática vigorosa combina métodos de Ashtanga Yoga e Iyengar Yoga, baseados nos conceitos desenvolvidos por Sri Krishnamacharya, mestre indiano. No Power Yoga, os ásanas são executados em movimentos vigorosos e contínuos, coordenados com respiração. Produz intensa geração de calor corporal promovendo a transpiração desintoxicando o organismo.

Hatha Yoga - A mais tradicional e mais divulgada. Ha significa sol e Tha corresponde à lua, simbolizando a polaridade inerente à vida. São posturas específicas para vários tipos de distúrbios como asma, problemas de coluna, fígado, climatério, menopausa entre outras. Os ensinamentos morais e filosóficos visam disciplinar as emoções e pacificar a mente.
Swáthya Yôga - É a sistematização dos ensinamentos mais antigos do Yoga. A sua técnica forma seqüências encadeadas. A prática regular é composta de oito partes: mudrá, pujá, mantra, pranayama, krya, ásanas, yoganidra e samayama.

Qual a modalidade melhor? Lógico que é aquela que você se identifica, portanto, não perca tempo, faça uma aula experimental de cada uma das modalidades, leia, pesquise, o importante é você se dar uma chance. É mudar. Isso é o segredo do seu sucesso.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Silvia Diccetti   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa