Menu

Uma visão sobre o xamanismo moderno

Atualizado dia 3/28/2010 2:33:33 PM em Espiritualidade
por Ingrid Monica Friedrich


Facebook   E-mail   Whatsapp

O Xamã moderno, mais ligado às grandes cidades, tem a função de ajudar ao próximo a interpretar a sua própria alma, possibilitando uma conversa de alma com alma, de corpo com corpo, ou mais tecnicamente permitir que sua sensibilidade e capacidade de navegar pelos seis sentidos percebam e decodifique o campo vibracional de seu cliente, de forma que todas as suas partes conscientes e inconscientes possam ser ouvidas, expressar o que as incomoda, onde existe desacordo entre elas, gerando tensões e doenças, prejudicando a integridade do Ser, que é mais que um corpo e mente, mas sim um complexo de energias em movimento e trazendo na atuação transenergética, uma coerência, organização no fluxo energético pessoal, gerando saúde e paz interior.

O Xamã não enquadra seu cliente em padrões já estabelecidos como muitas técnicas psicológicas, mas o conduzem por seu próprio estado espiritual, de consciência, crenças, valores, atitudes, da sua forma de interagir com o meio. O Xamã se permitindo abrir mão de si mesmo, de tudo que o norteia, valores e crenças, para ser o condutor do outro em busca da sua própria Luz interna, de sua conexão com o seu próprio sagrado e que ele se perceba como um Espírito Divino Manifestado e qual seu papel na sua vida.

Por isto, não é possível formar um Xamã em um curso, o caminho xamânico é um chamado que vem da alma, e o Xamã é uma pessoa que aceitou colocar este chamado em ação na sua vida, e ao vivenciar com a natureza, descobre como estar presente em um ambiente, desperta sua sensibilidade para perceber suas nuances, aprende ao olhar aos seres vivos, principalmente ao Homem, não mais sua aparência física, mas sua alma, o que seu corpo lhe diz das cicatrizes e feridas que a mente já pode ter até guardado debaixo do tapete do inconsciente, os que suas forças e inteligências corpóreas desejam realizar, como a mente funciona, despertam sua audição e visão para perceber quais são as crenças e valores que estão impedindo a pessoa a vivenciar sua plenitude, a prosperidade, harmonia, felicidade que é direito de todos.

Neste despertar do Xamã, ele pode seguir vários caminhos diversos e muitas vezes mais do que um simultaneamente, já que ele viaja para além do Ego, e alia extra-sensoriedade com mediunidade, transita pelo mundo do não julgamento, busca o caminho do meio.

Pode seguir o caminho do sacerdote, que ouve, auxilia, orienta, com compaixão, com completa isenção de julgamentos, em entrega de alma pelo bem do próximo, trazendo o conforto da bênção, da conscientização do espírito manifesto em cada um.

Também pode buscar o caminho da medicina, onde o conhecimento da anatomia e suas interações energéticas se tornam capaz de curar o físico através do equilíbrio corpo- mente, utilizando-se mesmo das modernas técnicas associadas com sua sabedoria xamanica.

Como curador, busca nos elementos da Natureza, na interação com as plantas, minerais, animais e do próprio hominal e com seu lado espiritual que torna tudo que existe em vida e com seus auxilio trata da energética do Ser como um todo, reequilibrando o corpo físico, emocional, mental, permitindo a manifestação do Espiritual nos mesmos.

Na atuação como psicoterapeutas, buscam realizar o trabalho bioenergético, olhando corpo e mente como uma unidade psicossomática, alimentada por um espírito, e ao conversar com a alma, consegue cuidar da mente reduzindo a dramatização emotiva dos fatos, lhes dando a importância que realmente possuem, e na atuação sobre o corpo, percebe como ele e sua força sente e reage ao problema na mente, ou mesmo no inconsciente, integrando o ego ao corpo, trazendo ao conjunto a realização de sua busca pelo prazer e harmonia. Ele trabalha com a identidade do cliente, formada por suas crenças, valores, capacidades, experiências, e ao ressignifica-las altera a bioenergia do corpo alterando-o, e ao trabalhar o corpo, sua flexibilidade, seus bloqueios, tensões, dores, é possível também atuar na identidade da pessoa.

Outro caminho, vindo dos rituais das tribos de varias regiões, é a da musica associada à dança, que busca trazer a fluidez energética do corpo, ao movimentá-lo, rompendo bloqueios, dando mobilidade , e ao nós permitirmos movimentar o corpo ao som de uma musica, abrindo a mão do autocontrole mental, e deixando que ela nos embale, abrimos nossos chacras, entramos por inteiros num estado vibracional novo, e a musica ao entrar no nosso coração, expande o corpo e alma se tornam integrados vibrando na mesma freqüência e direção, se tornando energia em ação positiva, que nós enche de vitalidade, felicidade e mais importante, a integridade consciencial, acessando e manifestando nossa alam.

Tão importante quanto os caminhos anteriores, responsável pela manutenção de toda a sabedoria e anseios dos povos, é o Xamã contador de histórias. Ele busca na experiências das gerações ancestrais, no ouvir a Natureza e sua capacidade transformar esta linguagem sensorial em estórias que ilustram de forma lúdica conhecimentos muito profundos, trabalhando com o imaginário, despertando a criatividade, tem como função de com seus ensinamentos, ouvidos muito mais pelo encantamento da alma que pela mente física, de forma amorosa, ir transformando crenças limitantes, sociais, antinaturais, em caminhos naturais e de evolução. Basta lembrar o quanto as crianças adoram os contos de fábulas, e estas são ótimos meios para ensinarmos a elas princípios, que podemos perceber o quão importante que sempre se tenha um contador de histórias no grupo.

Para o verdadeiro Xamã, não importa em que linha se sintoniza mais, e a qual se dedica, pois todos eles desenvolvem em si a hiperconsciência, sendo capazes de ouvir e se comunicar com a Natureza e os espíritos que a compõe, consegue ressoá-los em si, e se permite ser seu mensageiro, como medianeiro do que a Natureza que reside em cada um de nós deseja expressar, torna-se sua voz, intérprete do corpo-mente e da essência do outro que lhe busca solicitando apoio no caminho da própria descoberta, porém, o faz com o coração limpo de crenças de certo-errado, que geram julgamentos, com sua própria mente silenciosa estando apenas no Bem, deixando seu melhor fluir de sua alma, e com a capacidade de perceber no conflito do outro, com a isenção daquele que olha seus próprios conflitos. Sabe como é difícil decidir explorar o desconhecido mundo que existe dentro de nós, por já ter mergulhado em si mesmo, e está em constante trabalho com sua própria consciência, suas sombras, medos, habilidades, para obter a posse de si, sendo através disto capaz de identificar o que é seu conteúdo psicológico e o que é o de externo a si.

Apenas aquele que encontrou e é capaz de manter acesa a própria Luz, e a usa para iluminar a própria escuridão, poderá guiar e auxiliar ao outro, a encontrar em si sua Luz e a incorporar seu próprio espírito integrando corpo-mente-espírito, e através de sua completude, tornar-se um Ser no sentido amplo do conceito.

Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 19


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Ingrid Monica Friedrich   
Ingrid M. Friedrich (CRT 44680) Atua com Psicoterapeuta Alquimista e Junguiana- Conselheira Metafisica, Mediúnica e Profissional-Terapeuta Breve-Lado Sombra, Reprogramação Autoimagem, PNL, e técnicas em sincronícidade, como facilitadora no processo do autoconhecimento, em busca de melhor qualidade de vida.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa