Menu

A Arteterapia nas Empresas

Atualizado dia 1/29/2010 4:50:31 PM em Espiritualidade
por Sonia Ribeiro Goncalves


Facebook   E-mail   Whatsapp

Pensar o dia-a-dia corporativo nos reporta à lembrança de um ambiente cheio de tensão, onde os funcionários passam cerca de dez a doze horas. Gastam cerca de duas a quatro horas no seu deslocamento de ida e volta, e ao chegar à empresa necessitam estar com seu processo mental em equilíbrio para desempenhar as tarefas a si atribuídas com sucesso. 

Diante de uma constante pressão e de problemas diversos (crises econômicas, falta de tempo para lazer, convívio familiar e para sua vida pessoal e social) o potencial criativo e de tomadas rápidas de decisões sofre significativo enfraquecimento levando a uma redução da produtividade. Os funcionários deixam de se criativos, ficam de mau humor, desmotivados, o que atrapalha a interação e o trabalho em equipe. Tais fatos podem afetar  principalmente, os lucros da empresa.  

No atual sistema globalizado, é primordial para uma empresa possuir funcionários pró-ativos. Quanto mais criativos se tornam, mais soluções descobrem. 

Os empresários ganham funcionários mais motivados e que trabalham melhor em equipe, com bom humor, saudáveis emocionalmente, portanto mais produtivos. 

A arteterapia tem se tornado uma aliada para os profissionais de RH, pois é uma técnica que resgata o potencial criativo do homem, proporciona o aumento da autoconfiança, nos aproxima do desconhecido e amplia a capacidade mental de produzir uma imagem e transportá-la para o processo de criação. 

A Arte desenvolve a criatividade assim como o jogo de xadrez o raciocínio e contribui para a busca de novas alternativas e soluções. 

Uma das contribuições desta técnica na empresa é o de, através de um processo cognitivo, instrumentalizar seus funcionários para a busca de novas saídas para as questões presentes no cotidiano organizacional. 

A Arte propicia também a capacidade de o funcionário relacionar harmonia e senso estético com maneiras equilibradas de viver e desenvolver tarefas. 

Conseqüentemente, a empresa ganha um funcionário mais habilidoso, seguro e criativo o que é primordial para o mundo corporativo. Outra vantagem de se usar a Arte terapia na empresa é o seu baixo custo, pois os materiais utilizados, como tintas, pincéis, papéis, lápis de cor, giz de cera, cola, sucata, entre outros são materiais de pequeno investimento. 

Um dos trabalhos com Arteterapia que realizei em empresa, tinha por objetivo sanar os problemas relacionados à comunicação e ajuda mútua. Para atingir tal meta foram utilizadas atividades com poesias, músicas, expressão corporal e sucata. Ao fazer a leitura da experiência criativa, o grupo teve a oportunidade de melhorar a comunicação e agregar valor a ajuda mútua. O efeito desta vivência tem uma maior eficácia por ser lúdica e cognitiva.  

A escolha dos materiais, a proposta das atividades bem como a sua leitura, deve ser feita com profissionais que tenham conhecimento das teorias e técnicas de Arte terapia ou estejam sendo supervisionados por especialista.  

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Sonia Ribeiro Goncalves    
Psicóloga com especialização em PNL, Arteterapia e prática em Visualização Criativa. Ministra cursos On line de: Arteterapia e Visualização Criativa, tanto individual como para empresas. Desenvolve a implantação on line do modelo de Gestão de Pessoas em empresas, para a melhoria do clima organizacional e vibração energética de prosperidade.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa