Menu

A BATALHA PELO CONTROLE: Essa você vai perder!

Atualizado dia 8/25/2010 2:57:53 AM em Espiritualidade
por Marcia Dario


Facebook   E-mail   Whatsapp

Necessidade, compulsão de vigiar ou dominar alguém ou alguma situação!

Quem de nós não deseja ter controle completo sobre todos os fatos, eventos que acontecem em nossas vidas? Esse desejo implica em olharmos atentamente para tudo aquilo que possa produzir medo, dor em nosso ambiente, em seres que amamos e também em nós mesmos, continuamente, pois só entendemos o controle, quando podemos antecipar situações. Provavelmente aí começará o grande problema: se somos capazes de prever, somos capazes de solucionar! Será mesmo que isso ocorre?

Quando qualquer problema ou conflito surge, em um primeiro momento, o seu cérebro, mesmo sem ter consciência disso, vai naturalmente “escanear” toda a sua bagagem e informar, através da sua consciência, se há ou não experiência nessa situação, ou se já foi vivenciado algo parecido (podemos chamar isso de “sistema de crenças). Óbvia e conscientemente queremos soluções, que nos permitam usarmos as habilidades que temos, para resolvermos satisfatoriamente a situação que nos preocupa. Então, o cérebro atua a seu favor e lhe fornece as informações!

A obtenção do controle, pode aqui ser traduzida como a fiscalização ou domínio sobre alguém ou alguma situação. Embora o controle não signifique a resolução ou satisfação do conflito ou problema.

Um fator interessante a ser considerado é que a premissa do ato de controlar, é um sentimento que me diz que se eu não ficar olhando, vigiando “aquilo” não será meu ou vão me tirar roubar. Então, é preciso além de controlar, manter o controle. Só assim, a “catástrofe” (que a falta do controle ocasionaria) não ocorrerá! Bem, nem é preciso dizer que os nossos problemas e conflitos serão perpetuados, inevitavelmente, pois a batalha pelo controle é um círculo vicioso.

A atividade de controlar é uma propriedade do Hemisfério Esquerdo, ali podemos encontrar o estado mental, o racional, os deveres, as regras e os modelos que regem nossas vidas. Assim, tudo aquilo que contrariar esse funcionamento sistemático, encontrará resistências e principalmente às mudanças de comportamento. Dessa forma o nosso sistema de crenças vai se formando e o controle passar a ser a ferramenta que vai garantir o nosso desempenho. Ou seja, quanto mais temos a capacidade de controle, mais chance de garantir o nosso desempenho e claro o sucesso!

Fatores que interferem na questão do controle:

Conceito de TEMPO: novamente essa é uma atribuição do Hemisfério Esquerdo, ele dimensiona passado , presente e futuro. E com isso mede nosso desempenho e a nossa capacidade de controlar resultados em situações, fatos e pessoas.

Normalmente, o controlador é um ANSIOSO. Ele precisa controlar o tempo! O “Quando” está sempre em seu discurso (...quando eu me formar, quando eu casar, quando eu separar, quando eu tirar férias...etc, etc...). Percebemos, então, que o ansioso vive para o controle do futuro e o mal-estar e stress advém principalmente porque o futuro é o tempo INCONTROLÁVEL! O propósito do controle é sempre “prevenir” o medo da dor futura. Haverá sempre uma comparação de desempenho com o que foi feito “ontem” e o que poderemos fazer “amanhã”.
O Controlador não percebe que o único tempo que existe é o presente, pois ele é a referência para o futuro. Normalmente, esse ser controlar e ansioso está bastante ocupado controlando o futuro, para poder viver plenamente o presente.

Conhece alguém assim?

Já percebemos, então, que não é uma tarefa fácil controlar o futuro (aliás, poderíamos dizer quase impossível!), ainda mais porque o medo é o fundo de todo esse esforço. Sim, é importante falar sobre o esforço implícito na ação de controle.

Pois bem nós só fazemos ESFORÇO quando temos certeza de que um processo não fluirá naturalmente ou quando não acreditamos em nosso potencial e habilidades para lidar com um conflito ou desafio. Fisicamente, usaremos mais energia do que necessário, estimularemos a tireóide, o que demandará mais energia supra-renal, para enfrentarmos a situação. Queremos dizer que ESFORÇO é igual a STRESS em seu circuito corporal.

Quero lembrar que o stress sempre tem como base o circuito medo e dor. Temos medo de não dar “conta do recado”, de não sermos capazes em alcançar determinados resultados e perdermos pessoas, bens e situações que se relacionem com nossa imagem. Então precisamos do MAIS em tudo...mais coragem, mais esforço, mais atenção, mais FORÇA, portanto.

Importante ressaltar que o medo de falhar é que indica o grau de esforço que é feito. Quando mais medo de falhar, mais me esforço!

Muitos pensam que esforçar-se é agir. Não. Na verdade, utilizamos energias diferentes para cada um desses verbos.
O esforço tem a ver com o controle e a ação com MOTIVAÇÃO!
Motivação: aquilo impulsiona para a ação, até que o resultado tenha sido conquistado. É uma energia positiva e intensa, gera bem-estar e conforto.

O estímulo ao Hemisfério Esquerdo pode trazer uma constante reafirmação da motivação para uma ação positiva. Ele não somente nos mantém informados sobre os processamentos que acontecem , mas também das nossas metas e objetivos. Tem a função de juntar o “quebra-cabeças” e nos dá uma visão geral de qualquer questão ou problema. Por outro lado, ele sempre nos indica como fazer algo acontecer.

O QUE A CINESIOLOGIA PODE FAZER POR VOCÊ

Reduzir o nível de ansiedade fará com que você possa reduzir também o esforço pelo controle.

A Cinesiologia identificará a origem, em que idade você começou a funcionar com o padrão de ansiedade e qual o medo que o mantém sob estresse, em seu circuito corporal. Ainda mais, exercitará o equilíbrio dos hemisférios cerebrais e você aprenderá a utilizar melhor as habilidades em soluções de problemas e desafios.

Abdique da necessidade de controle, reduza o nível de ansiedade e descobrirá como viver sem estresse pode ser muito mais fácil!

Uma boa semana a todos nós!

Abraços carinhosos
Márcia Dario

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcia Dario   
Márcia Dario graduou-se em Letras (português e inglês). Especializou-se em Recursos Humanos, Marketing, Cibernética Social, Psicobiofísica, Psicopedagogia e em Cinesiologia Aplicada pela escola "Three in One Concepts", sendo facilitadora desde 1994. Fez também Locução, Rádio e Dublagem. É Coach, pelo Instituto Holos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa