Menu

A Comunicação

Atualizado dia 5/9/2014 6:02:28 PM em Espiritualidade
por Movimento Era de Cristal e Unaversidade


Facebook   E-mail   Whatsapp

Por Iara Bichara

A linguagem é a forma com que nos comunicamos – neste espaço e nesta dimensão - com as outras individualizações. Essa linguagem não se restringe ao modo falado, mas abrange todas as demais maneiras de exprimirmos a nossa interação, utilizando os nossos sentidos, com a finalidade de nos fazermos entender e compreendermos o que nos é informado.

Essa comunicação não se restringe à palavra – escrita ou falada, mas se estende ao gestual, ao tato, ao visual e também ao emocional, pois muitas vezes, uma pausa – sem qualquer som ou movimento – pode significar aquilo que milhares de palavras seriam incapazes de traduzir.
Assim como tudo no Universo está em constante transformação e modificação, o nosso vocabulário, ao longo do tempo, também sofre alterações com o aumento de termos, o desuso de alguns, ou a ressignificação de outros.

A informática e todo o sistema virtual dela derivado, nos propiciaram uma grande abertura para aumentarmos nossa comunicação e atingirmos possibilidades infinitas de informações e interações, com as quais estamos redefinindo palavras e situações, adequando-as para que essa comunicação seja efetiva, eficaz e eficiente.

Para tanto, neste novo ciclo, faz-se necessário tratar com a devida importância, não só os elementos de linguagem, como também conhecer o significado dos termos que estamos usando, pois, neste primeiro momento, em que ainda desconhecemos toda a amplitude da gama de comunicações que surgirá num futuro próximo, devemos nos desapegar de conceitos que vigoraram até bem pouco tempo.

Poderíamos citar inúmeros exemplos, porém vamos nos ater a apenas duas palavras: Aprovação e Aceitação.

Fomos condicionados a lidar com a aprovação e a aceitação, como se fossem termos sinônimos e tivessem significados semelhantes ou complementares, sem questionar sua diferença. Essa mistura inconsciente deve-se ao fato de ambas estarem ligadas à atuação do grupo de convivência do indivíduo, onde é essencial ter uma acolhida confortável. Entretanto esse equívoco pode gerar estranhamentos, cujos resquícios ainda se fazem presentes no nosso cotidiano e o estamos transportando para a área de utilização das novas tecnologias.

Segundo a definição que encontramos no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, Aprovação significa: ”testemunho ou expressão de achar boa a prova dada; consentimento, adesão; aplauso; julgamento favorável”.

Por outro lado, Aceitação é uma derivação do verbo transitivo Aceitar, do latim acceptare, cuja tradução é receber. O significado de aceitar é: “receber o que é oferecido; estar conforme com; admitir; receber com agrado; obrigar-se a pagar (uma letra)”.

O que se vê atualmente, e cada vez com mais frequência, é a ansiedade pela aprovação do que se publica nas mídias, não importando de qual forma se apresentem. É preciso “curtir”, aprovar o que foi colocado, mesmo quando não há o menor conhecimento do contexto. Ocorre, porém, que não apenas queremos a aprovação, mas temos a necessidade da aceitação, com os comentários que se seguem às postagens. E quando não somos correspondidos nessa expectativa, surgem os desajustes.

Se a transparência que este novo momento planetário requer, estende-se a todos os níveis de relacionamento, por que não utilizá-la adequadamente na comunicação como um todo, tanto presencialmente quanto virtualmente?

Para cumprirmos o Decreto para este Ciclo, unificando nossas semelhanças e diminuindo as nossas diferenças, precisamos praticar uma linguagem mais ampla, que considere a reflexão, o olhar nos olhos, o reparar nos gestos, o estreitar no abraço.

Pode ser que num futuro, não tão distante, as palavras possam ser substituídas apenas por toques, por vibrações, por cintilações, ou qualquer outra possibilidade, mas enquanto isso não ocorrer, que sejamos precisos e busquemos exercer a Lei da Penetração, que nos recomenda “olhar com atenção e com qualidade para qualquer aspecto de energia, ou informação, faz com que esta energia ou informação penetre no coração e se expanda para a consciência global”.

Seja Luz!


Iara Bichara é fundadora do Movimento Era de Cristal e escreve no Blog do Movimento, todas as quartas-feiras. 
 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Movimento Era de Cristal e Unaversidade   
O Movimento Era de Cristal e Unaversidade desenvolvem práticas de crescimento pessoal, com vistas ao desenvolvimento coletivo através dos princípios do Codex. Todos os nossos artigos estão no site unaversidade.org/movimento Junte-se ao grupo no Facebook, procurando por Era de Cristal. Seja Luz!
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa