Menu

A Conduta Ética no Dia a Dia

Atualizado dia 7/2/2013 11:41:04 PM em Espiritualidade
por Guilhermina Batista Cruz


Facebook   E-mail   Whatsapp

"Faze tudo como se Alguém te Contemplasse".  
(Epicuro)

Muito se tem falado sobre ética e o significado que ela tem em nossa vida. A definição sobre ética aqui enfocada é a que diz respeito ao conjunto de princípios de conduta correta que se espera de alguém, como parte integrante de um todo. A sociedade atual requer uma mudança em seus padrões morais, para que valores esquecidos por muita gente, como os de respeito e honestidade, façam-se presentes na vida diária. Estamos sendo chamados ao crescimento e ao progresso inadiável do ser e precisamos de condutas mais dignas, ajustando num nível harmônico, pensamento e ação. Isso quer dizer procurar viver com ética. 

A visão de ética supõe colocar em prática valores essenciais ao aprimoramento moral, como dignidade, justiça e igualdade. Jesus, em seu evangelho de amor, já nos falava: "Fazei aos homens tudo o que quereis que eles vos façam; "( São Mateus, cap. V, v.12). O ensinamento de Jesus é todo ele baseado na ética, no respeito dos valores morais, por meio de ações condizentes com os ensinamentos de amor e fraternidade pregados por ele. O que vemos hoje em dia é a falta de ética em quase todos os setores onde ela é mais necessária, como na política, educação, na saúde, nos serviços públicos e em outros setores importantes da sociedade. As pessoas andam descrentes dos valores essenciais para uma conduta honesta por parte das instituições, que  se mostram corroídas pela falta de condutas éticas de seus representantes.

É preciso a consciência de que para se viver em um mundo onde reine a paz, o amor e a fraternidade, a implantação de atitudes mais éticas no dia a dia é fundamental. É doar ao próximo o que queremos para nós: valores essenciais e quase sempre esquecidos em nossas atividades diárias, como o respeito e a retidão de caráter. Nossa colaboração é muito importante para a mudança dos valores ilícitos, já que a ética começa nas pequenas atitudes cotidianas, como  as de honestidade no trabalho, de respeito dentro dos lares, na aceitação das diferenças e no compromisso de fazer o melhor em qualquer setor em que estivermos inseridos. Se cada um fizer a parte que lhe compete, atuando conforme a máxima que Jesus nos legou de fazer aos outros o que gostaríamos que nos fizessem, com certeza viveríamos em um mundo bem melhor. 

Atos como favorecimentos ilícitos, desvios de verbas e outros similares, são apenas alguns dos exemplos da falta de princípios éticos e morais da sociedade. Esta cultura errada de inversões de valores e de aceitação e não punição dos  desvios cometidos, propaga-se de uma forma avassaladora, mostrando-nos o quanto é difícil combater as condutas ilícitas e praticar ações de dignidade, respeito  e honestidade no mundo atual. O que todo mundo deseja é que os governantes, os políticos, os que lidam com o poder público tenham atitudes dignas em relação a sociedade em geral, mas, para que isso aconteça, precisamos, além de requerer nossos direitos, colaborarmos também com condutas mais éticas como cidadãos. Segundo o que nos fala o sociólogo e pesquisador Airton Laufer Júnior: "Não basta apenas dizer que deve haver mudanças, melhorias, seriedade, compromisso, consciência e  responsabilidade social dos governantes, se ainda não alcançamos o significado da mudança  de nossos próprios hábitos, conceitos, teorias e comportamentos, que reproduzem exatamente as ideias, pensamentos, teorias, comportamentos dos representantes da nação".

A implantação de condutas éticas deve pautar nossas relações diárias em qualquer setor de nossas vidas. É preciso combater a prática de atos de desonestidade, falta de respeito e descaso, como tantos exemplos que vemos acontecer todos os dias. Condutas consideradas normais e praticadas por muita gente, como: não devolver o troco errado, jogar lixo nas ruas, desrespeitar os sinais de trânsito, tentar livrar-se de infrações através de suborno, ultrapassar pela faixa proibida, furar fila e tantos outros cometidos diariamente, são simplesmente atos totalmente desprovidos de ética. Se assim agimos, nunca vamos ter condições de exigir da sociedade e do governo atos éticos e de respeito.

Segundo as palavras de Joanna de Angelis: "O homem se deve renovar incessantemente, alterando para melhor os hábitos e atividades, motivando-se para o aprimoramento íntimo, com consequente movimentação das forças que fomentam o progresso pessoal e comunitário, a benefício da sociedade em geral.  Face a esse esforço e empenho, o homem interior sobrepõe-se ao exterior, social, trabalhado pelos atavismos das repressões e castrações, propondo conceitos mais dignos de convivência humana, em consonância com as ambições espirituais que lhe passam a comandar as disposições íntimas." - (O Homem Integral - psicografia de Divaldo Pereira Franco).

Além de procurar fazer a nossa parte da melhor forma possível, com ética, devemos também enxergar na tarefa cotidiana uma forma de ajudar o próximo em suas necessidades, colocando nela todo o esmero que desejaríamos para nós. É o fazer aos  outros o que desejaríamos que eles nos fizessem, como tão bem nos diz o ensinamento libertador de Jesus.O fundamental para implantar condutas mais éticas em nossa vida é procurar trazê-las para o dia a dia, tentando deixar as máscaras de bons cristãos de lado e fazendo dos ensinamentos milenares do Cristo, como os de respeito, justiça e fraternidade, um exemplo para aplicarmos em nosso convívio diário. 

Ainda segundo Joanna de Angelis: "Todas as criaturas têm papéis de relevante importância a desempenhar no universo, permitindo que a consciência reflita as ocorrências do cosmo e logre introjetá-las na consciência individual, por fim na coletiva. Herdeiro das experiências pessoais, o ser humano é convidado a crescer em cada etapa do seu processo de desenvolvimento ético-moral, experienciando pequenos valores que se transformam em significados profundos. A solidariedade, por exemplo, raramente é exercitada como aplicativo gratulatório, devendo ensejar o hábito de ser-se útil, de estar-se vigilante e lúcido sempre para ajudar, contribuindo em favor da mudança para um patamar histórico e moral mais elevado". (Livro Psicologia da Gratidão).

E como nos diz o Espírito Leocádio José: "O homem espiritualizado existe, vive e cresce na expressão de seus valores morais". (psicografia de Maury Rodrigues da Cruz).

Paz e Luz a todos.



Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Guilhermina Batista Cruz   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa