Menu

A Divina Arte de Ouvir

Atualizado dia 6/12/2011 7:58:55 PM em Espiritualidade
por Adriana Aguiar Brotti


Facebook   E-mail   Whatsapp

Talvez uma das maiores dificuldades que encontramos nos relacionamentos, seja qual for a sua natureza, é a de ouvirmos ou de nos fazermos ouvir.

Quando conseguimos efetivamente ouvir o outro com atenção e de forma misericordiosa prestamos um serviço espiritual porque acolhemos o outro e validamos sua importância na Terra, como ser único, insubstituível e amado por Deus.

Portanto, em um tempo no qual a cultura imediatista ainda impera, cumpre a todos nós nos esforçarmos para incorporarmos a prática do "ouvir" em nossa vida diária.

Não somente as pessoas precisam ser ouvidas mas também todo o Universo e, principalmente, a nossa voz interior que, quando considerada, sempre nos direcionará para escolhas mais benéficas ao nosso progresso espiritual.

Ouvir é perceber e aceitar a manifestação divina em todas as pessoas e na natureza.
Quando nos negamos a ouvir, mantendo-nos em estado de desatenção, interrompendo ou elaborando defesas, estamos na verdade armadilhados pelo orgulho e pela arrogância que nos acorrentam à ilusão de que já aprendemos tudo o que precisávamos.

A idéia de nos considerarmos "eternos aprendizes" mostra-se bastante apropriada para conquistarmos e exercitarmos verdadeiramente nossas virtudes.
E como saberemos se já nos apropriamos de nossas virtudes? Somente quando formos "senhores", de nossos pensamentos, palavras e ações. Ou seja, quando os dominarmos e não o contrário, de modo que possamos viver e conviver de forma consciente, fazendo cumprir a regra de ouro: "Trate os outros do modo como você mesmo gostaria de ser tratado".

Com efeito, a referida regra tem sido desde a antiguidade uma excelente referência moral, permitindo que reflitamos sobre o nosso comportamento perante a nós mesmos, os outros e à própria vida.

Nessa oportunidade, que tal aplicarmos essa regra para disciplinarmos o nosso "ouvir"?
Para termos êxito em nossa determinação de ouvirmos a nós mesmos, o outro e qualquer manifestação divina, sugerimos alguns passos:
  • agradecermos a Deus pela nossa capacidade auditiva;
  • rogarmos a Deus para que conquistemos o dom de sabermos ouvir;
  • ouvirmos os queixumes alheios com respeito, sem interrupções, fazendo qualquer comentário (se edificante) ao final;
  • ouvirmos críticas com serenidade (se forem acertadas, eis a oportunidade de crescimento, do contrário, simplesmente devemos descartá-las);
  • evitemos ouvir comentários maldosos, maledicentes (isso envenena nossos pensamentos e enfraquece nossa luz);
  • dediquemos maior tempo para ouvirmos boas melodias, o canto dos pássaros, vozes de crianças, boas conversas e a palavra de Deus (tudo isso combina muito mais com nossa verdadeira essência).
Que tudo que viermos a ouvir a partir de hoje possa se transformar em melodias de amor e aprendizado.


Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Adriana Aguiar Brotti   
advogada, mediadora e pós-graduanda em Terapia Familiar
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa