Menu

A ESCOLHA DA FONTE QUE NOS NUTRE

Atualizado dia 9/5/2011 3:08:50 PM em Espiritualidade
por Paulo Rubens Nascimento Sousa


Facebook   E-mail   Whatsapp

Nos apelos do mundo e no vai-e-vem de nosso cotidiano, estamos o tempo todo muito ocupados correndo de um lado para o outro, na internet ao celular. Preocupados como os outros nos vêem, se estamos agradando, se estamos na moda, se temos o modelo corporal ideal, estamos muito ocupados com trivialidades e coisas irrelevantes a nossa vida. Temos que está o tempo todo fazendo e buscando coisas que nos dão segurança e satisfação. Ficamos ocupados de mais com o frenesi das sensações destes pequenos caprichos de nosso ego e estamos o tempo todo divididos. Precisamos sempre de mais e mais estímulos, numa gula insaciável que nos torna compulsivos e eternos insatisfeitos.

Passamos grande parte da vida projetada para fora de nós, satisfazendo nossas ilusões, nossas máscaras e fantasias. Perdemos o contato com nossa dimensão corporal, a físiquê, nossa dimensão noética, nossa dimensão divina, espiritual, isto nos leva há uma distorção da alma, uma distorção de nosso olhar interior na vida exterior. Levamos o nosso corpo e a nossa mente a entrarem em colapso, entramos em crise, em pathos.

A perda de contato com o Eu interior faz com que o eu exterior viva no vazio, num estado de insatisfação, compensado pela gula, que nunca sacia. Este estado de carência leva a alma ao vicio da manipulação, onde você tem que estar estimulando algo ou sendo manipulado, num jogo energético. Este estado de pathos, de doença e dependência, é um estado mórbido da alma, onde ela se rebela: na depressão, nos estados neuróticos, no câncer, nas doenças comportamentais, degenerativas, nos complexos psicológicos e nas mais diversas formas de negação e autonegação.

Destituído de significado, desconectados da fonte, você passa a atrair experiências e situações caóticas. Como uma lavoura que era nutrida por um rio que secou. Tudo o que você tem a fazer é procurar outra fonte para nutrir e dar vida a lavoura. Qual a fonte da vida de sua história? Tem uma história bíblica que lembrei agora, dos evangelhos de Jesus, que fala de um momento em que ele encontra em sua jornada a samaritana que guardava o poço do caminho, e ele a pediu água e ela o cobrou e ele replicou dizendo a ela que ela era detentora da água da fonte, e que a água da qual ela a dera de beber a ele não saciaria toda a sua sede, e que ele era detentor de outra fonte que lhe saciaria a sede, toda a carência de vida, este é um lindo e profundo chamado de Jesus. De que fonte você esta se nutrindo? Da fonte da vida ou da morte?

A vida é rica de apelos e chamamentos, tudo é rápido e vital e por um descuido toda a sua história e seu destino muda. A que voz você atende dentro de você? A voz da confusão e da dor? Ou a voz do deserto e da abnegação da alma? - No deserto Jesus, foi tentado após ter sido batizado por João Batista. Ele iria para uma jornada de quarenta noite e quarenta dias de jejum. - No deserto de nossos vícios e hábitos o diabo ira nos tentar quanto à fome que estamos sentindo, e a que voz irá atender dentro de nós?

Quando precisamos mudar a fonte que nos alimenta, precisamos deste tempo, precisamos parar e mudarmos a natureza do nosso hábito. No deserto, Jesus encontra o diabo que o tenta quanto à fome do corpo, da alma e do espírito. Toda história pode ter seu fim e seu início, no batismo, que é o marco de uma nova vida. Os apelos da vida e da morte caminham lado a lado em nossa jornada, nós é que fazemos o caminho. Segue a máxima do caminho que diz: “vigiai e orai para não cairdes em tentação”, esta é a máxima de Jesus no deserto que pode completar o sentido deste texto: “Jesus, quando tentado pelo diabo, responde a tentação da fome que nem só de pão vivi o homem, mas de toda a palavra de Deus”. 
 
Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 58


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Rubens Nascimento Sousa   
PSICOTERAPEUTA JUNGUIANO, ATUA COM HOMEOPATIA, TERAPIA FLORAL E FITOTERAPIA. PROFESSIONAL E SELF COACHING
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa