Menu

A ética e a moral no caminho espiritual

Atualizado dia 10/24/2014 11:27:10 AM em Espiritualidade
por Leandro José Severgnini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Muito ouvimos falar sobre a palavra "ética" em nosso meio, mas creio que este seja um conceito que deveria receber mais atenção, principalmente, por parte das instituições de ensino e, claro, nos núcleos familiares. O filósofo Mário Sérgio Cortella esclarece que a "ética é um conjunto de normas estabelecidas em um determinado meio (por exemplo, escola, trabalho, instituição religiosa etc..); já a moral é a aplicabilidade que damos à esse código de ética". Partindo desse pressuposto, podemos facilmente compreender que tanto a ética quanto a moral são relativas; o que é ético, por exemplo, no hinduísmo pode ser antiético e antimoral no cristianismo. Portanto, é óbvio que as nossas noções de ética e moralidade são moldadas segundo a cultura em que fomos criados. Digo "criados" ao invés de "educados", pois a educação é um processo diferente. Em termos simples, a educação pode ser compreendida como o "processo que visa potencializar aquilo que é próprio da natureza humana". Então, podemos questionar, afinal, o que é próprio da natureza humana? Será que existe algum código de ética que já acompanha a consciência do homem desde o seu nascimento? Será que esse código de ética é judeu? Cristão? Muçulmano? 

Tenho motivos para crer que sim, existe na consciência humana um certo senso de ética e moralidade genuíno a todos os homens, e que é superior a todos os demais códigos de ética criados pelo homem. A questão é que, infelizmente, o homem obcecado pela sua cultura acaba esquecendo a sua natureza cósmica e as leis que o acompanham. Você já parou para se perguntar qual seria a sua ideologia se tivesse nascido e sido criado em um outro canto do planeta? Você defenderia a sua atual ideologia? Alguém poderá dizer: "mas graças à Deus que eu nasci aqui". Mas como assim "graças à Deus"? Então Deus privilegia uns em detrimento de outros? Não posso conceber que seja dessa maneira. 

Se os filósofos da antiguidade já diziam que educar é criar condições para o florescimento das qualidades inatas da consciência humana, é porque eles sabiam que, sendo o homem de natureza cósmica, é óbvio que já há em si uma semente da moralidade maior, basta criar as condições para que essa semente germine e dê frutos. Por outro lado, sempre que damos prioridade à "ética e moral relativas", podemos acabar indo contra a "ética e moral absolutas". A questão que precisa ficar clara é que não há necessidade alguma de fazermos nenhum curso sobre a ética e a moral cósmica, tampouco decorá-la de qualquer escritura, mas apenas ouvir a nossa consciência. É na consciência que reside todo o Tratado da Sabedoria Cósmica e mesmo um analfabeto têm condições de acessar. A única restrição que existe é a dureza do nosso coração e a mente orgulhosa, que não permitem que olhemos para dentro de nós e vejamos que a mesma essência que me move é a mesma que move o negro, o homossexual, o bandido e a prostituta, com a única diferença que a nossa ética e moral relativas dizem que estes não são dignos, ao passo que a ética e moral absolutas é tão saturada de amor que enxerga apenas a essência, e não as diferenças.

Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Leandro José Severgnini   
Palestrante espiritualista e escritor. Autor dos livros intitulados "Dias de Luta, Dias de Glória", "Liberdade - Nada Menos Que Tudo" e "Em busca do infinito".
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa