Menu

A gota dágua

Atualizado dia 3/28/2009 11:06:19 AM em Espiritualidade
por Gilberto Cabeggi


Facebook   E-mail   Whatsapp

Havia parado de chover fazia pouco mais de trinta minutos, e o sol já brilhava imponente, dando reflexos suaves em árvores e arbustos. Foi mais uma chuva de verão.

Naquele sítio, tudo convidava para uma caminhada: era o mato cheirando a molhado, os pássaros que voltavam a cantar alegremente, os pequenos insetos que começavam a esvoaçar, procurando secar suas asas ao sol.

Jonas convidou, e Daniel aceitou de imediato: puseram suas bermudas e camisetas, sandálias confortáveis e chapéus de palha, e foram percorrer as vizinhanças da casa, procurando por novidades.

Depois de algum tempo, o garoto se distraiu e se afastou do Mestre. Quando se deu conta disso, chamou por Jonas:

- Ei, Mestre... Onde está você?

- Aqui, garoto... Bem aqui - uma voz respondeu a poucos metros de distância.

Daniel seguiu na direção da voz e encontrou o Mestre PahNu sentado em um tronco, observando curiosamente alguma coisa.

- Venha. Venha ver, Daniel - disse o Mestre, ao perceber a proximidade do garoto. "Sente-se aqui, ao meu lado" - completou.

O discípulo obedeceu e, ao sentar-se também no tronco, percebeu o que tanto atraía a atenção de seu Mestre: uma pequena flor branca, em forma de taça, recebia gotas de água que caíam de folhas molhadas, que estavam um pouco mais acima que ela. À medida que as gotas caíam, a pequena taça ia sendo enchida, até que, num determinado momento, sua haste não suportava o peso, vergava e derramava toda a água. Uma vez vazia, a flor voltava, então, à posição normal, e recomeçava a receber a água das folhas. E todo o processo se repetia.

- Legal, Mestre! - disse Daniel, visivelmente divertido com o que via.

- Muito legal mesmo, meu garoto - confirmou Jonas. Mas, observe bem... Será que não há uma lição a aprender daí?

O discípulo olhou novamente para a flor, justamente no momento em que mais uma gota caía e, ao cair, transbordou a taça e a fez entornar. Orgulhoso, Daniel olhou para Jonas PahNu e disse eufórico:

- Na vida, sempre há uma gota d´água que é a que entorna o copo. É ela que faz com que a água toda se derrame.

- E o que isso quer dizer? - perguntou o Mestre.

- Quer dizer que sempre que um acontecimento desagradável, ou um gesto ruim de alguém, ultrapassa a capacidade de suportar de uma pessoa, ela toma uma atitude, ou parte para uma mudança radical em sua vida. Acertei? - perguntou o garoto, ansioso pela aprovação do Mestre.

- Em parte, sim...

- Como assim, Mestre?

- Sempre que o copo entorna - isto é, sempre que a situação na vida de uma pessoa ultrapassa os seus limites suportáveis - ela parte para uma atitude de mudança daquilo que está vivendo. Nisso você tem razão. Mas a última gota dágua - aquele problema que faz com que o limite da pessoa transborde, seja ultrapassado - não é a responsável por provocar essa atitude.

- Não é? Mas... Nós vimos a flor virar de boca para baixo com essa última gota e derramar todo o seu conteúdo!

- Você tem razão, Daniel... Nós vimos. E é sempre assim: todo recipiente tem uma capacidade limitada ao seu volume máximo. Depois disso, ele transborda. Mas a culpa não é somente daquela gota adicional, mas de todas as outras gotas depositadas anteriormente.   

É por isso que há relacionamentos que se desfazem. Não foi por uma única palavra, gesto ou ação. Foi por causa de todas as palavras, gestos e ações que se antecederam. Em um casamento, por exemplo, é preciso que o casal se habitue a esvaziar a taça periodicamente. Quero dizer, é necessário que conversem sempre sobre seus problemas e dificuldades, de modo a não deixarem que os desentendimentos se acumulem. 

É preciso evitar que a taça vire devido ao excesso de peso na relação. Mesmo porque, na vida a dois, nem sempre a taça se coloca outra vez de pé, disposta a receber água novamente, como observamos com essa nossa pequena flor.

Gilberto Cabeggi é escritor, autor do livro
"Todo Dia É Dia de Ser Feliz", pela Editora Gente.


Sorteio de livros - Cadastre-se!


Leia a NET-NOVELA "Namaste Coração"


BLOG SOMOS TODOS UM

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Gilberto Cabeggi   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa