auravide auravide

A Importância dos Valores Essenciais em nossa Vida


Facebook   E-mail   Whatsapp

”O Homem Espiritualizado existe, vive e cresce na expressão de seus Princípios Morais”. (Espírito Leocádio José Correia)

Que valores você anda priorizando na vida? Refiro-me aqui a valores essenciais na vida de qualquer ser, que são os valores morais, incluídos aí os espirituais e éticos, responsáveis pelas condutas, pensamentos e atitudes das pessoas. Como estamos em busca do aperfeiçoamento moral e espiritual de nosso ser, precisamos saber se estamos valorizando o que realmente tem valor primordial na vida, ou se estamos nos ligando apenas as coisas efêmeras e fúteis que não nos acrescentam nada.

Por estarmos em diferentes níveis de aperfeiçoamento moral, cada um de nós prioriza mais certos valores em que nos apoiamos em detrimento de outros, que embora importantes, acabam ficando em segundo plano em nossa vida. Essa escala de valores em que nos baseamos é resultante primordialmente de nossa formação moral, advinda principalmente da educação e dos ensinamentos de valores morais que nos foram repassados quando crianças. Essa construção de valores básicos, que vem da infância até a adolescência, torna-se essencial na formação de nosso caráter e de nossa postura diante da vida, influindo também na forma como nos relacionamos afetivamente com as pessoas, na escolha de nossas prioridades materiais e no modo como nos conduzimos quando somos defrontados pelas aflições e dificuldades que surgem durante nossa trajetória de vida.

Existem alguns valores que se tornam pontos essenciais para todos nós, pois que são valores essenciais ao convívio humano e ao respeito a vida. Que valores são estes e de que modo vivenciá-los e transmiti-los? Podemos até citar alguns desses valores essenciais que devem ou pelo menos deveriam fazer parte da vida de todos nós, que são: o respeito, a honestidade, a tolerância, a coragem, o senso de justiça, a disciplina, a caridade, a sinceridade, a simplicidade e a igualdade. A prioridade deles em nossa vida somos nós que fazemos. São os valores que escolhermos seguir que nos fazem optar por determinados caminhos que poderão ou não ser os melhores para nós, de acordo com a ênfase que dermos a eles em nossa vida. Segundo o papa Francisco, os valores espirituais essenciais para a vida cristã, são: a oração, a humildade e a caridade para com todos, pois, segundo suas palavras: "Este é o caminho para a santidade”.

Quando deixamos de lado os valores essenciais, a vida passa a girar exclusivamente em torno de valores passageiros, que surgem geralmente das necessidades materiais e imediatistas que todos possuem. Podemos citar como exemplo o valor excessivo que se dá ao status econômico, ao dinheiro, como o único e mais importante valor da vida. Tem gente que acha que o dinheiro é resolução para todos os seus problemas. Segundo o que nos diz Léon Denis, no Livro Depois da Morte: ”(...) acima de todas as distinções sociais, os títulos e as vantagens da fortuna medem-se pelo seu justo valor. Todos são iguais diante do perigo, do sofrimento e da morte. Todos os homens, desde o mais altamente colocado até o mais miserável, são construídos da mesma argila. (...) Aí somente o valor moral é que os distingue. O que tiver sido grande na Terra pode tornar-se um dos últimos no espaço; o mendigo, talvez, aí, venha a revestir uma brilhante roupagem (...)”.

Ele ainda nos fala: “Se Jesus prometeu aos humildes e aos pequenos a entrada nos reinos celestes, é porque a riqueza e o poder engendram, muitíssimas vezes, o orgulho; no entanto, uma vida laboriosa e obscura é o tônico mais eficaz para o progresso moral. No cumprimento dos deveres cotidianos o trabalhador é menos assediado pelas tentações, pelos desejos e ruins paixões (...); o homem mundano, ao contrário, fica absorvido pelas ocupações frívolas, pela especulação e pelo prazer”.

Tem gente que perde totalmente a conexão com os valores morais quando estão sob o domínio das facilidades que o dinheiro em abundância e mal conduzido provoca em suas vidas. Embora sua inegável importância para nossa sobrevivência material, muita gente o enxerga como o objetivo maior para ter uma vida plena e feliz, porém, muitos problemas morais enfrentados pelas pessoas na vida independem do poder aquisitivo que possuam. Joana de Ângelis, pela psicografia de Divaldo Franco, nos diz: “Atordoando-se ante o volume das atividades que defronta, o indivíduo percebe-se desequipado de valores que lhe facultem uma boa administração das injunções em que se encontra, não sabendo o rumo que deve seguir”.

Por conta dessa inversão de valores é que estamos atualmente enfrentando crises morais e éticas no mundo todo, sobressaindo-se em algumas delas o egoísmo crescente e a violência devastadora, onde vidas são ceifadas até no próprio seio familiar. Assim, diante de tanta falta de respeito e violência, torna-se imprescindível enfatizarmos a importância que os valores essenciais possuem no mundo atual na educação da pessoa humana. É necessário disseminar quão importantes são os bons exemplos no sentido de que eles transmitem ensinamentos humanos indispensáveis à formação de uma sociedade mais pacífica, onde valores humanos como respeito, igualdade e honestidade, assim como justiça sejam considerados como primordial para qualquer um.

Precisamos reavaliar urgentemente certos valores que nos prendem em demasia aos anseios materiais e ilusórios, e procurarmos substituí-los por valores capazes de orientar-nos em busca de uma vida melhor. São valores que precisam ser repassados pelos pais a seus filhos desde o berço, para que eles cresçam sabendo a importância que o respeito ao próximo tem para suas vidas e para que eles consigam praticá-los com naturalidade em seus relacionamentos com todos os seres. Se, desde criança, a pessoa assimilar valores essenciais ao seu desenvolvimento como ser humano, terá uma capacidade maior de orientar sua vida para o bem, para a verdade e para o amor, o que poderá livrá-la de muitos problemas morais no futuro. Porém, alguns pais por medo de tolherem a liberdade e o modo de ser de seus filhos, acabam não chamando a atenção deles para a falta de respeito, tolerância e disciplina que muitos deles apresentam.

Segundo o que nos fala o psiquiatra e psicoterapeuta Içami Tiba, em seu livro O Executivo & sua família – o sucesso dos pais não garante a felicidade dos filhos: "Quando os pais optam por dar aos seus pequenos tudo o que não tiveram quando eram jovens, inclusive a liberdade, estão apenas olhando para a sua própria história de vida e não para as necessidades dos filhos”. Para ele, o que os pais devem exigir dos filhos é disciplina, autoestima e respeito pelo próximo. E isso precisa ser ensinado aos filhos desde a infância.

E segundo considerações proferidas pelo Médium Raul Teixeira, no Programa Vida e Valores, da Federação Espírita do Paraná: “Vida e valores são vinculados durante todo o tempo. Vida e valores não se separam. Não há nenhuma pessoa que consiga viver sem valores. Não há ninguém que possa estar no mundo, participar da vida, sem estabelecer seu roteiro de valoração. É por causa disso que nos cabe, a nós que queremos ser homens e mulheres de bem, prestarmos bastante atenção naquilo que estamos usando para formar a nossa escala de valores porque, de acordo com a vida que tivermos levado aqui na Terra, será o nosso encontro com a realidade espiritual”.

Pensemos nisso, e procuremos nos ligar mais aos valores perenes da vida, pois, segundo os ensinamentos de Jesus: ”Onde estiver o teu tesouro, aí estará o teu coração”.

Paz e Luz a todos!



Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 82


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Guilhermina Batista Cruz   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa