Menu

A JORNADA MITICA DE TRANSFORMAÇÃO

Atualizado dia 9/13/2011 12:52:59 PM em Espiritualidade
por Paulo Rubens Nascimento Sousa


Facebook   E-mail   Whatsapp

A jornada da alma humana é um “misterium tremendum” no qual o homem, é o herói buscando desvendar seus mistérios. Como num mito, num conto de fadas, a nossa vida consiste desvendar estes mistérios na busca de satisfação e significado. Na lenda do Santo Graal nos deparamos com o arquétipo do "guerreiro sagrado" que tem que realizar o sacrifício de sua própria vida, em prol de uma nova ordem divina. Na lenda de Percival, a busca do amor impossível, na odisséia, Ulisses e os argonautas e a grande aventura da vida. Estamos sempre à procura de algo que nos dê significação e nos dê um sentido pelo qual vivermos.

Podemos nos deparar em nossas histórias cotidianas, com padrões ligados à grande história. Você pode estar vivendo agora um padrão da história universal que lhe conecta a um mito, um conto de fada, uma lenda que ao longo da historia da humanidade foi usada para guiar e orientar nossos padrões psicológicos. Compreendermos os padrões que estamos encarnando em nossas historias pessoais, nos ajuda a antevermos os acontecimentos ligados a etapa do mito que estamos vivendo.

Pode ser que você esteja encarnando agora em sua vida uma história de amor impossível como o de Romeu e Julieta, pode ser que você esteja em apuros familiares, sérios como os de Orestes, ou quem sabe ainda esta sendo perseguida pela sogra malvada e ciumenta que esta rivalizando com sua beleza e juventude como a pobre Psiquê perseguida pela sogra má Afrodite, mãe do deus Eros, ou ainda, preso a feitiços e magias como Ulisses e os argonautas, enfeitiçados pelos caprichos da feiticeira Medeia.

Os mitos foram à linguagem desenvolvida nos primórdios da história humana para carrear de sentido os fenômenos e os acontecimentos da vida. Os mitos são como capsulas que viajam dos confins da consciência primeva, original para nos trazer respostas e sentido as nossas vidas. Hoje através do estudo da Psicologia Junguiana que nos fala dos arquétipos formadores de nossa personalidade, dos complexos, podemos entender o papel do mito em nossas vidas.

Esta fonte de padrões e forças arquetípicas que nos apoderamos é de onde provém os trunfos de nossas histórias pessoais. A partir do conhecimento dos padrões que estamos vivendo em nossa história pessoal podemos elevá-la a um plano mais profundo de significação e transformá-la no desfeche que melhor lhe convém a história. Sua vida se passa como um conto, uma história. Você é o autor e diretor de tudo o que ocorre em sua vida. Este conhecimento lhe dá o poder de transcendê-la e elevá-la a um sentido mais amplo e profundo para sua vida.

Você pode abordar estes padrões, estas forças que orientam a sua historia consultado a fonte de seu inconsciente. Jungue deu a maior contribuição à psicologia atual, descobrindo o inconsciente coletivo, “o mundo do nós somos”, onde reside nossa tripulação interior. Esta contribuição se deve aos estudos dele ás ciências ocultas como a alquimia, a astrologia, e o tarô. Podemos encontrar consultando estas fontes, o nosso inconsciente, e acessar a os padrões que estão movendo nossas histórias. Esta é a maior contribuição do Dr. Carl Junge à psicologia moderna.
Quando você dá esse mergulho às profundezas da história e se depara com sua tripulação interior, monstros, piratas, heróis, moçinhas, e bravos cavaleiros. A donzela aprisionada na torre, a bruxa malvada, o menestrel, o vagabundo. Ver a sua historia de fora, fazer este afastamento do seu personagem e ver os acontecimentos de outro plano, trás uma mudança de perspectiva e você passa a vê a historia de outro jeito. Esta mudança de olhar trás outra significação a nossa personagem e papeis na vida.
De posse do de sua história você pode se envolver com ela e aprofundá-la. Assim como nos livros, as historias tem começo, meio e fim, ter esta visão de principio e fim da historia faz com que você dê ritmo e orientação a sua historia. Com isto, você traz a sua história ao plano do mitho, neste plano, você tem o poder de modificar ou concluir os rumos da vida. Em terapia eu uso uma técnica que é pedir as pessoas a elevarem toda a sua historia ao plano do mito, que elas pesquisem e escolham uma historia ou um conto de fadas que elas identifiquem como o padrão mítico, arquetípico que elas estão encarnando na vida, e tentem aplicar as suas historias a formula dos contos de fada: Era uma vez...
...e foram felizes para sempre.

Esta fórmula funciona como uma palavra mágica no nosso inconsciente é como um abracadabra, e tá feito. Despertamos o poder de nossas espadas mágicas, e damos asas ao cavalo alado de nossa imaginação e vencemos o dragão de nossas dificuldades, salvamos a moçinha da torre e levamos o premio para casa. Procure o sentido que a sua historia quer comunicar a sua vida e a compare ao plano do simbólico, do mito, com o qual você esta vivendo, dos padrões universais por traz de seus personagens. Este será para você como é para o mago o poder da vidência. Este é um poder que muda tudo. Você ver através dos acontecimentos os próximos fatos e com isso amadurece as suas escolhas e passa a historia a limpo e assim, você pode concluir algo mal resolvido, inacabado num foram felizes para sempre.

Ótima semana,
Namastê!
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 53


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Rubens Nascimento Sousa   
PSICOTERAPEUTA JUNGUIANO, ATUA COM HOMEOPATIA, TERAPIA FLORAL E FITOTERAPIA. PROFESSIONAL E SELF COACHING
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa