Menu

A LUZ DA CONSCIÊNCIA

Atualizado dia 5/16/2011 9:20:59 PM em Espiritualidade
por Oliveira Fidelis Filho


Facebook   E-mail   Whatsapp

Seus ensinamentos são universais, seus princípios flexíveis e, por isso, eternos; sua moral e ética emergem do cuidado para com a vida; sua cultura, não raras vezes, contradiz o que se cultua. Sua espiritualidade mística e prática são como rios que transbordam para além das restritivas margens da religiosidade no espaço e no tempo. Seu amor e sonho ele desejou que fossem estendidos e compartilhado por todos. Estou pensando no Mestre Jesus.

É de Baháulláh (1817-1892) a declaração: "A Terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos... homem é aquele que não apenas ama sua pátria, mas, antes, aquele que ama sua espécie". Tinha consciência "que aquilo que infelicita a parte infelicita também o todo".

É a partir desta dimensão holística que percebo Jesus declarando: "vos sois o sal da terra e a luz do mundo". Tais afirmações não se limitam ao cristianismo como um todo e muito menos a alguns dos incontáveis fragmentos desta esquizofrênica realidade em que se transformou.

As declarações de Jesus sempre nos desafiam a irmos ao encontro da essência divina, a liberarmos a Luz e o Amor Crístico presente em cada um de nós, a nos transformarmos no que em verdade somos, ou seja, "Sal Terra e Luz do Mundo".

O sal é necessário para a sobrevivência de todos os seres vivos, incluindo os seres humanos, por estar envolvido, também, na regulação da quantidade de água do organismo. Neste artigo, no que tange ao sal, pontuarei sua capacidade de preservar e proporcionar sabor.

Poucos ignoram o acelerado processo de deterioração a que a Terra está sendo submetida. O que nem sempre percebemos é que os principais responsáveis por tal degradação são quem deveria atuar como sal da Terra.

Rapidamente, a vida que da Terra desprende e depende é esvaziada de perspectiva de futuro, tanto em nível de espaço quanto de tempo. Há um desenfreado processo de putrefação. O ar torna-se irrespirável, o solo esgotado e improdutivo, a água nos mares e nos rios torna-se cada vez menos propícia à vida e o derretimento de imensas geleiras ainda não foi suficiente para "derreter" a consciência e os corações. É triste e vergonhoso ver multidões usando máscaras para respirar o ar que nós mesmos infectamos.

É assombroso deparar com a explosão demográfica da espécie humana e seu desequilibrante e letal impacto sobre todas as espécies. Pelo menos neste aspecto, a natureza, ao que me parece, também tem tomado providências, na medida em que mais pessoas optam por permanecerem solteiras, casais optam por não ter filhos ou os têm em reduzido número e mais e mais pessoas nascem com orientação homossexual. Em relação às uniões homossexuais que não geram filhos e que ainda buscam a adoção é, para mim, difícil não percebê-los mais congruentes com os desafios do caótico momento vivenciado pela humanidade.  Há os que afirmam que cada criança que nasce é prova que Deus ainda confia na humanidade, no entanto, creio que seríamos mais confiáveis se não sobrecarregássemos com tantas bocas a já esgotada Mãe Terra.

Para Jesus "somos o sal da Terra". Refletir sobre as considerações supracitadas sob a luz da moral e ética que levam em conta o cuidado, defesa e preservação da vida em todas as suas expressões, é uma das formas de nos portarmos como sal da Terra

A responsabilidade de manter vivo e saudável este maravilhoso Planeta é urgente e intransferível.  Cada ser humano precisa sentir-se possuindo sal em si mesmo. Damos provas de que somos sal da Terra quando os pensamentos, sentimentos e palavras que fluem de nós geram vibrações e ondas de energia limpa, que resultam em assepsia da natureza interna e externa; quando os atos objetivam produzir efeitos preventivos, preservadores, purificadores, revitalizadores.

A existência de um céu e de um inferno atemporal, supra-espacial e eterno não me assusta e nem me atrai, pois, tenho construído, dia a dia, um céu dentro e ao redor de mim.  Entretanto, se continuarmos sonhando com o céu e negligenciando o cuidado da Terra, em breve estaremos em um tenebroso inferno, independentemente da crença professada.

Outra função do sal é dar sabor, tornar o alimento palatável. O grande número de deprimidos, o crescente número de suicídios, de homicídios, do abandono de recém nascidos e o crescente número de patologias psíquicas e somáticas são uma clara indicação de que a vida se ressente de sabor. E quando a vida perde o sabor e o encanto é natural deixar-se de desejá-la.

Jesus também disse que "somos a Luz do Mundo". Somos a única espécie viva da Terra que possui consciência. Disto talvez muitos ainda não tenham se conscientizado. Ultrapassamos a barreira do inconsciente atingindo a luz da consciência. Somos, portanto, a luz do mundo, a espécie responsável e indesculpável diante do Criador e das criaturas.

Para Jesus, a luz precisa expandir sua claridade. Deve ser como "a luz da manhã que vai brilhando, brilhando até ser dia perfeito" (Provérbios 4.18). Precisamos nos perceber como um ponto de luz, um afugentador de sombras quer em nível pessoal, familiar, comunitário, social ou planetário. É contrário à verdadeira natureza humana esconder-se ou omitir-se. O ser humano se realiza na medida em que cuida para que a sua luz brilhe pura, desimpedida de todo egoísmo, de todo medo, de sentimentos menores. Para ser luz faz-se necessário o calor da coragem e a suavidade da humildade.

Ser luz do mundo é ter uma consciência espiritualmente expandida, sempre apta a fazer a devida separação e escolha entre luz e trevas. Neste Planeta nossa vocação é fazer boas obras ou como disse o Mestre, "assim brilhe a vossa luz para que vejam as vossas boas obras". Tais boas obras devem transcender o assistencialismo, as ideologias políticas, a religiosidade; precisam estar a serviço da eco-espiritualidade, da civilidade que leva em conta a sustentabilidade harmoniosa da vida, em todas suas formas, e do Planeta como um todo.  

Da luz dependem todas as formas de vida. Da consciência humana expandida depende a perpetuação da uma Terra Viva. A luz é sempre bem-vinda, independentemente do espaço, da ideologia, da cultura ou crença. Lembrando ainda Baháulláh "uma flor é bela, não importa em que jardim floreça. A luz é boa, não importa em que lâmpada brilhe".

Que removamos o que impede a expansão da consciência e que nos convertamos no que em essência somos: Sal da Terra e Luz do Mundo. O Universo depende da expansão de nossa consciência. Com ela criaremos o Cosmo, sem ela o Caos se expandirá. Mudaremos para melhor o mundo, na medida em que nos tornarmos mais conscientes. Lembrando o Alcorão: "Deus não muda o destino de um povo (ou da Terra) até que o povo mude o que tem na alma". 

Siga-me em meu blog

https://espiritualidadeterapeutica.blogspot.com/



Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 31


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Oliveira Fidelis Filho   
Teólogo Espiritualista, Psicanalista Integrativo, Administrador,Escritor e Conferencista, Compositor e Cantor.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa