Menu

A palavra Natal significa nascimento

Atualizado dia 12/17/2013 7:55:29 PM em Espiritualidade
por Bernardino Nilton Nascimento


Facebook   E-mail   Whatsapp

A palavra Natal na sua origem significa nascimento, e todo nascimento é uma vitória. Os espíritos chegam para se aprimorar, evoluir, resgatar alguma coisa e passar de fase, para melhor ou pior. Isso depende somente de cada atitude, de cada ação e dos sentimentos de cada um de nós.

Como a palavra Natal é nascimento, podemos crer que todos os dias nascem milhares de crianças; sendo assim, todos os dias significam Natal, um dia de agradecimento, um dia que a mãe se doa por completo superando a dor por amor, um dia de alegria na família, festa entre os amigos, um dia de Natal.

Quando falamos no amor, vem logo, doar-se, e quando nos doamos estamos enriquecendo a outra pessoa também, valorizando os seus sentimentos de vitalidade. Doar-se, a fim de não receber, aprimora nossa alegria. Mas, ao doar-se, não podemos deixar de levar alguma coisa à vida da outra pessoa, e o amor que é doado reflete-se de volta no doador; ao doar-se verdadeiramente, não pode deixar de receber o que lhe é dado de retorno.

Doar-se implica fazer da outra pessoa também um doador e ambos compartilham da alegria de haver trazido algo à vida. No ato de doar-se nasce uma energia mágica e ambas as pessoas são envolvidas no mais puro sentimento de amor. Os bons ventos do universo passam a soprar a favor, mesmo não precisando, tudo se renova em nascimentos diários de coisas boas. Para ambas as pessoas nasce um sentimento de comprometimento, de amizade, de confiança, fazendo surgir a energia do amor.

O amor é uma força que produz amor; impotência é a incapacidade de produzir amor. O ser humano, em sua essência, é fruto do amor, e sua relação com a natureza humana vem da troca do amor por amor, confiança por confiança e assim por diante. Se quisermos gozar a vida como ela deve ser, devemos praticar o sentido do nascimento, o sentido de doar-se e, naturalmente, o sentimento do amor.

Cada uma de nossas relações, como ser humano e com a natureza, deve ser de compaixão definida de uma vida real, individualmente correspondente aos nossos sonhos reais. Devemos no dia a dia produzir amor, só assim vamos atrair amor, isto é, se o nosso amor vem verdadeiramente do coração, ele produz amor; do contrário, nosso amor é impotente, interessado e inoportuno.

Amar também é ter responsabilidade, “ser responsável” significa que devemos responder e estar pronto para servir, para doar-se. Um ato que deve ser voluntário, que responda aos desejos do próximo. Essa responsabilidade vem da necessidade natural de quem luta pela evolução do ser humano. No amor, tudo se transforma; no amor, tudo nasce, tudo se cria e tudo se ilumina. Porém, a responsabilidade poderia facilmente corromper-se em dominação e posse se não houvesse um terceiro elemento do amor, “o respeito”.

Na chegada de uma criança, toda família cria um clima de alegria e satisfação, é o Natal de mais um filho que chega à Terra, que enche a família de carinho e amor. Quando o raio do amor se atira em um coração, sabe que existe amor naquele coração. Quando o nosso amor cresce pelo ser humano, sem dúvida, o amor de Deus cresce em nosso coração; quanto mais sentimos amor pelo ser humano, mais Deus atua em nossas vidas.

Ainda um ponto deve ser tratado com relação às condições do nascimento, a arte da paciência. Mais uma vez, quem quer ter um filho tem que dominar umas das mais difíceis tarefas no mundo de hoje “a paciência”; durante a gestação e depois por longas datas, a paciência vai ser a companheira nas relações entre mãe, pai e filhos. Esta paciência pode e deve fazer do dia a dia um constante Natal familiar.

A figura mãe pode fazer verdadeiros milagres com amor, mas também ninguém pode ferir mais do que ela. Aí entra a figura do pai para equilibrar e saber desfazer os impulsos dolorosos da mãe. A extrema proteção da mãe é a que mais tira ela do equilíbrio. Uma palavra negativa da mãe soa mais forte do que qualquer outra pessoa, porque todos esperam tudo da mãe, mesmo as mais simples palavras das correções por se tratar da mãe se tornam cruéis, mas mãe é tudo para os filhos, como para as mães os filhos são tudo.

Por isso, devemos nascer todos os dias e deixar para trás o ontem; o amanhã não veio e hoje é o dia mais importante de sua vida e da vida de todos que estão à sua volta. Todos os dias é dia de nascer e dizer para sua mãe, para seu pai, para seu irmão, para seus amigos e para todo mundo “eu te amo”, afinal, todos os dias é Natal.

Quem vive desenvolvendo o verdadeiro amor, não se preocupa em falar dele; quem, entretanto, diz-se pronto para falar dele, não o conhece.

BNN

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 55


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Bernardino Nilton Nascimento   
"Não seja um investigador de defeitos, seja um descobridor de virtudes"./ "Quando a ansiedade assume a frente, as soluções vão para o final da fila"./ "Quando os ventos do Universo resolve soprar a favor, até os erros dão certo". BNN
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa