Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide

A PORTA ESTREITA

por Euckaris Guimaraes Mendes
A PORTA ESTREITA

Publicado dia 12/3/2009 em Espiritualidade

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


“Entrai pela porta estreita, pois a porta da perdição é larga e o caminho que a ela conduz é espaçoso, e há muitos que por ela entram. Como a porta da vida é pequena! Como o caminho que a ela conduz é estreito! E como há poucos que a encontram!” (Evangelho Segundo o Espiritismo - ALLAN KARDEC)







Todos os caminhos que tomamos ao longo de nossa existência são parte essencial da nossa educação. A cada tropeço, uma lição a mais, é preciso levantar novamente e retornar à caminhada redentora.



Tudo o que sabemos hoje, aprendemos com os acertos e erros do passado, e cada vez que desistimos de alguma coisa por “medo de errar”, estamos nos privando da possibilidade de evoluir e viver.



A estrada em que transitamos hoje é nossa via de crescimento espiritual, porém podemos argumentar de nós mesmos: Será que este é meu melhor caminho?



Deus na sua infinita sabedoria nos criou incompletos para que pudéssemos, pelo nosso próprio esforço, completarmos a sua obra e sermos os artífices de nós mesmos. Portanto, contava o Criador com nossos encontros e desencontros da jornada redentora.



Se nos gerou falíveis, não poderá exigir-nos comportamento irrepreensível, pois sabe de nossas limitações.



Pessoas não condenam seus bebês por eles não saberem comer, beber, andar falar corretamente; porque espíritos ainda imaturos pagariam por atos e pensamentos que ainda não aprenderam a usar convenientemente?



Deus não castiga nenhum de seus filhos, nós mesmos é que nos provamos: a cada um de nossos passos ampliando nosso modo de ver e sentir, afim de crescermos naturalmente, desenvolvendo nossa consciência.



Todos os caminhos são válidos se retirarmos os elementos educativos dos quais somadas as experiências dar-nos-ão sabedoria para outras caminhadas mais felizes.



Cada um percorre a estrada certa no momento exato, de conformidade com seu ESTADO DE EVOLUÇÃO. Tudo está certo, porque todos estamos nas mãos de Deus.



Estreita é a porta do coração. Para conseguirmos passar por ela, é preciso vivenciarmos as virtudes que temos em estado de latência dentro do nosso ser divino, assim estaremos na rota certa para encontrarmos o tão falado Reino de Deus. Este reino está dentro de nós mesmos; estaremos nele quando aprendermos a nos conhecer, nos despindo do orgulho e nos vestindo da humildade que é conceituada como “olharmos as coisas como elas realmente são”



Ser humilde é ver a realidade das coisas, despidos da ilusão, sem fantasias nascidas naqueles que sempre acham que merecem os “melhores lugares em tudo”.



É necessário que vejamos as coisas como elas são realmente e que usemos o bom senso como ponto de referência para o nosso aprimoramento e para a percepção da verdade como um todo.



“Procura-te em ti mesmo”: eis a possibilidade de sempre acharmos o lugar que nos pertence frente à vida que Deus nos deu.



O universo tem um ritmo. Os antigos chineses chamavam esse ritmo de TAO. Quando o respeitamos, tudo em nossa vida funciona maravilhosamente bem. Nossa saúde é boa, prosperamos nos negócios, fazemos boas amizades, dormimos felizes e acordamos dispostos. A vida torna-se fácil, leve e divertida.



Observe as crianças brincando de pular corda. É preciso saber o momento exato de entrar. Se estiver adiantado ou atrasado, ela baterá no seu pé. E para saber qual é o momento certo é preciso sentir o ritmo da corda e entrar em ressonância com ela.



Entretanto, às vezes saímos do ritmo... Queremos pular a corda no momento errado.



O ritmo é uma das leis naturais. Assim como outras tantas que conhecemos, como a lei da ordem, da relatividade, da causalidade, do livre arbítrio, etc. de acordo com o Senhor da Vida; para que possamos viver melhor, basta que as observemos. Saibamos qual é o nosso ritmo e o sincronizemos com o ritmo da Natureza, COM MUITO AMOR!



"Um grande pintor queria expor uma de suas grandes obras. No dia da apresentação de seu quadro ao público, no momento que foi descerrada a cortina que cobria o quadro, todos olharam com admiração a figura maravilhosa de Jesus batendo à porta como se quisesse entrar.



Um senhor, com ares de arrogância, imediatamente dirige-se ao pintor, apontando um defeito na sua grande obra diz em voz alta:



- Pois eu vejo que o senhor esqueceu-se de um detalhe importante na sua tela. A porta não tem maçaneta nem fechadura...como Jesus irá abrí-la?



E o pintor com humildade respondeu:

- Esta é a porta do coração do homem. Ela só abre pelo lado de dentro".



É a porta estreita da parábola de Jesus. Mas somente o homem pode abrir a porta do seu próprio coração dando passagem para si mesmo, para o Reino de Deus e para Jesus.



A caminho de Damasco, Paulo de Tarso foi surpreendido pelo Mestre que amorosamente o interpelou dizendo:"Saulo, Saulo porque me persegues?" Paulo surpreso, num misto de extase e deslumbramento, abriu a porta de seu coração deixando que o Mestre o tocasse no mais profundo do Ser; após retirar as crostas de seus olhos, converteu-se no Apóstolo mais dedicado e estudioso do Cristo.



Assim como Paulo de Tarso, transitamos hoje a "Caminho de Damasco" e o Mestre Incansável, há nos lembrar a todo instante: "Abre seu coração! Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida! SIGA-ME!"





OBS. TEXTO DO MEU LIVRO: "NOSSAS PALESTRAS"



EUCKARIS GUIMARÃES MENDES

COM MUITO AMOR!

www.somostodosum.com/euckaris



Texto revisado por: Cris

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp
  estamos online

Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 38

Sobre o Autor: Euckaris Guimaraes Mendes   
EDUCADORA - PSICOPEDAGOGA - ESCRITORA - TERAPEUTA - PALESTRANTE - PINTORA . CONHEÇA MEU TRABALHO, MINHAS PINTURAS ÓLEO SOBRE TELAS! MEUS ARTIGOS E TERAPIAS! VISITE MEU SITE! AGORA, MELHOR MOMENTO!
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Veja também
artigo Transcomunicação Instrumental
artigo A liberdade de ser
artigo Você sabe quais os benefícios de um atendimento de radiônica?
artigo Do Oran Mor aos corações apaixonados pela Luz

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.





horoscopo


auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa