Menu

A Serpente da Transmutação

Atualizado dia 9/22/2014 4:37:26 AM em Espiritualidade
por Marcos Spagnuolo Souza


Facebook   E-mail   Whatsapp

Paralela à coluna vertebral existem dois canais por onde a energia denominada de Kundalini ascende movimentando os chacras formando a rede que estrutura o corpo espiritual possibilitando o segundo nascimento, ou seja, o ser de luz. Opondo ao aspecto ascendente da Kundalini temos o movimento descendente da energia que flui em direção ao sistema pélvico ligando o ego a terra, nulificando todas as aspirações da consciência em relação à espiritualidade.

A kundalini é a energia sexual que está solidificada na base da espinha e quando ativada pode ascender desenvolvendo a consciência ou fluir em direção ao sistema pélvico ligando o ego ao mundo físico. A kundalini é simbolizada nas correntes esotérica pela cobra ascendente ou descendente, assim sendo, simbolicamente, a serpente que tentou Eva e a fez cair foi a serpente descendente. No aspecto simbólico esotérico, a serpente ascendente é denominada a serpente de Moisés que conquistou os egípcios realizando grandes milagres.

A serpente de Moisés era mais poderosa que a serpente dos sacerdotes egípcios, que era a serpente negativa. Somente a serpente positiva, a serviço de Deus, pode livrar a alma do sofrimento. A serpente positiva protege, enquanto a serpente negativa deve ser dominada e conquistada. O sexo pode ser luxurioso ou casto. O sexo pode criar ou destruir. O sexo pode ser animal ou espiritual. O sexo pode elevar uma carruagem de fogo até Deus, ou pavimentar uma estrada para o abismo. A energia sexual ascendente significa o não praticar o sexo permanecendo na castidade oferecendo oportunidade para a Kundalini ascender ativando todos os chacras. O sexo descendente está ligado ao desejo corporal, ao orgasmo, a reprodução de corpos materiais e consonância com todas as energias obscuras da materialidade. Esteja o indivíduo no amor ou na luxúria, a serpente é poderosa, pois todo o sangue circula com a serpente descendente ou com a serpente ascendente estruturando todo o nosso sistema.

Encontramos no Antigo Testamento a parábola sobre a serpente de bronze de Moisés que é simbolicamente a kundalini ascendente. “Veio o povo a Moisés e disse: Havemos pecado, porque temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor que tire de nós as serpentes. Então, Moisés orou pelo povo. Disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste; e será que todo mordido que a mirar, viverá. Fez Moisés a serpente de bronze, e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava” (Números 211:7). O povo estava submisso a serpente descendente que flui pelo pélvico aprisionando as pessoas aos seus desejos corporais sendo que a única maneira de transcender a vida virtualizada do mundo se resume no ato de negar o ego, desenvolver a consciência para que o ego diminua e a serpente ascendente suba pela coluna vertebral eliminando todo veneno deixado no sistema pela serpente descendente.

O cobre está associado ao planeta Vênus pelos alquimistas e possui as características de amor, criatividade, beleza e harmonia. A presença do cobre em ambientes induz uma atmosfera acolhedora e relaxante. Calcinando o cobre com enxofre produz ouro, assim sendo, a serpente de cobre de Moisés indica a vivência oposta a serpente descendente. A serpente de cobre colocada na haste indica a conscientização do amor ou da renovação subindo pela coluna vertebral alimentando todo o sistema nulificando a serpente descendente da luxúria.

A parábola indica que Moisés precisou libertar os israelitas do Egito. O Egito representa a mente degenerada do homem, e o Faraó é o tirano que rege esta civilização artificial. O Faraó é o símbolo do domínio da serpente descendente que escraviza todas as pessoas que estão no mundo. A Nação de Israel foi escravizada simbolizando a própria divindade interior escravizada dentro da noite degenerada. Para se livrar da escravidão da energia sexual descendente é necessário matar o ego, arrancar a raiz do ego que é a serpente descendente, desenvolver a consciência resultando o fluir da energia sexual ascendente que é o fogo abrasador culminado com o nascimento do novo homem.

A serpente ou Kundalini descendente é centrada no desejo de satisfazer o corpo físico gerando coisas externas, transitórias e mortais. A kundalini ascendente gera o novo ser interior, faz nascer o Sagrado Anjo Guardião. Se não gerarmos o que está dentro de nós a kundalini descendente nos destruirá, levando-nos para a noite cósmica onde a consciência e suas possibilidades serão destruídas. Daniel (12:2) salienta: “E muitos dos que dormem no pó da terra despertarão, alguns para a vida eterna e alguns para a vergonha, e desprezo (horror) eterno”.

Para adquirir o verdadeiro despertar espiritual, é necessário desafiar a serpente tentadora e levantar o fogo abrasador da serpente ascendente para criar o novo ser, ou seja, o homem transfigurado que transcenda a mente egótica e tenha a consciência desperta.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Marcos Spagnuolo Souza   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa