Menu

A unidade do gênero humano

Atualizado dia 9/28/2017 9:35:21 AM em Espiritualidade
por Camilo de Lelis Mendonça Mota


Facebook   E-mail   Whatsapp

“Sois o fruto de uma só árvore e as folhas de um mesmo ramo. Consorciai-vos com o máximo amor e harmonia, com amizade e solidariedade”. (Bahá’u’lláh)

O estado de desarmonia se nutre do distanciamento da unidade. Quando observamos o mundo (e as pessoas) sob a ótica da separação e das diferenças, estamos contribuindo para alimentar emoções e sentimentos como ódio, inveja, preconceito, ciúme, entre muitos outros. Boa parte disso ocorre porque nos deixamos levar pelos humores ditados pelo Ego, agindo e reagindo a partir de um referencial centrado na separação e não na unidade.

Bahá’u’lláh (1817-1892), cujo bicentenário está sendo comemorado em todo o mundo no dia 21 de Outubro deste ano, traz uma contribuição fundamental para compreendermos o sentido da unidade e a importância que ela tem não só para a saúde pessoal, mas também coletiva e ambiental.
Do ponto de vista individual, podemos entender unidade como a compreensão de que somos ligados a uma força maior, a uma energia superior que nos convoca cotidianamente a nos melhorarmos, a conduzirmos nossa vida com ética, respeito, gratidão, paz e harmonia. Tal caminho se desenvolve na medida em que aprendemos a nos desprender dos desejos imediatos do Ego, das satisfações puramente materiais, e nos voltamos para o desenvolvimento de emoções nobres e que contribuam para o bem estar não apenas de si mesmo, mas de todos que estão ao nosso redor.

Ao percebermos essa unidade da qual fazemos parte, no sentido transpessoal, espiritual, podemos olhar para fora e reconhecer em cada pessoa também uma representação dessa totalidade. Todos temos uma mesma origem. Quando Bahá’u’lláh afirma que somos as flores de um mesmo jardim, por exemplo, ele nos indica o grau da diversidade humana que contribui para o sentido da beleza. Um jardim é belo porque se constrói a partir de um todo. Cada planta tem ali sua função, assim como cada pessoa tem sua importância e significado na sociedade em que vivemos.

A Terra, então, é nossa pátria comum. Não são as fronteiras que definem se uma pessoa é melhor do que outra, se uma etnia deve prevalecer sobre outra. Cada um está vivendo sob o mesmo céu, recebendo os benefícios de uma mesma natureza, e daí a importância de todos estarem unidos para cuidar dessa casa comum.

Sentir a unidade é estar desperto para a natureza divina que insiste em impulsionar os homens para viverem em harmonia uns com os outros, livres de preconceito, respeitando a diversidade das religiões e credos, permitindo que homens e mulheres compartilhem os mesmos direitos, desenvolvendo ações educativas, criando meios para cuidar do meio ambiente, e dando sua contribuição para que conquistemos a Paz entre as nações.

Para saber mais sobre Bahá’u’lláh, seu pensamento e sua obra, acesse o site www.bahaullah.org.br.

Camilo Mota é psicanalista e terapeuta holístico, atende nas especialidades de psicoterapia, terapia floral, acupuntura auricular e reiki. Mais informações no site www.camilomota.com.br ou pelo whatsapp (22) 99770-7322.
Texto Revisado

 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Camilo de Lelis Mendonça Mota   
Terapeuta Holístico, CRT 42617, Psicanalista, Mestre de Reiki, Karuna Reiki, Terapeuta Floral. Atendimento terapêutico em Araruama-RJ, São Pedro da Aldeia-RJ e Saquarema-RJ com hora marcada Tel. (22) 99770-7322. Visite também o site www.camilomota.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa