Menu

A Verdade da Mentira

Atualizado dia 1/20/2012 9:28:31 AM em Espiritualidade
por Nilton Salvador


Facebook   E-mail   Whatsapp

No complicado jogo da vida, às vezes a mentira nos parece favorável, pois permite ganhar tempo em determinadas circunstâncias para superar dificuldades e convencer. A impressão é que se nos agarramos à verdade podemos ser prejudicados, perder tempo e sermos impedidos de chegar ao ponto desejado.  

Uma pessoa desenvolve bem-estar na sua vida quando é fiel à realidade em torno de si e à sua própria, pois está agindo em lealdade com o que nada mais é do que a tradução da verdade. Devemos ser verdadeiros mantendo nossas promessas, pois se estamos mentindo suscitamos a desconfiança daqueles próximos de nós que rejeitam a mentira e, por isso, nos depreciarão; seremos considerados inúteis e até mesmo contraproducentes como uma doença que nos acomete.

Todos nós podemos errar até descobrirmos nosso ponto de fraqueza, ocasião em que reconhecemos o imenso respeito que merece o cultivo da verdade que nunca deve ficar em segundo plano, porque ela é o caminho para a auto-realização. De outra forma, quando consideramos que não temos obrigação para com o uso da verdade, estamos exaltando a mentira que tem poder sobre nós quando se apropria dos nossos pensamentos e expressões. Ficamos doentes espiritualmente deixando de viver uma vida no espírito.

Fazendo uso da mentira, estamos bloqueando a comunicação verdadeira, essencial ao desenvolvimento humano, com deformações de personalidade em sentido profundo.

Pinóquio - um dos mais famosos personagens da literatura infantil, criado por Carlo Collodi, pseudônimo de Carlo Lorenzini - 1826 -1890 -, sem dúvida, é uma criatura que engoliu o criador, pois praticamente ninguém sabe quem foi o autor das suas histórias ou cita seu nome, enquanto nós praticamente crescemos junto com ele, ouvindo nossa mãe usá-lo como arma quando nos ameaçava: "se mentir, cresce o nariz". E o pavor se instalava. O nariz do Pinóquio cresceu enquanto ele dormia. Nosso nariz está no centro do rosto, justamente no lugar mais nobre da nossa expressão. O contrário, ou seja, qualquer crescimento desproporcional, imediatamente, pode parecer uma deformação bizarra daquilo que somos originalmente.  

A criatividade do escritor italiano não é um conto de fadas. Na verdade, o comprimento do nariz do Pinóquio é um romance, e a sua trama infantil suspeita nada mais é do que o veículo através do qual seu criador destina a entrega de uma mensagem profundamente espiritual, iniciática, esotérica e de desenvolvimento pessoal.

Quando a verdade é colocada de forma espiritual, permite que nossa personalidade se desenvolva justa, correta e com máxima beleza, pois tudo se revela diante de nós, gerando confiança no estado de espírito que manifesta o homem diante de nós perfeitamente.

Amar é querer estar em conformidade com a realidade da vida em toda sua excelência. É mais do que ser um espelho fiel do ambiente, daí a razão profunda de que tudo aquilo que é verdadeiro está próximo de Deus, para ajudá-lo a nos ter quando somos vistos como Ser.

A anamnese que os psicoterapeutas procuram estabelecer na relação com seus clientes ou pacientes é uma audiência não punitiva, isto é: ouvir e não julgar, ouvir e não criticar, ouvir e não punir, tornando verdades possíveis, revelações de coisas que seriam inimagináveis até para o considerado melhor amigo.

"Torne a mentira grande, simplifique-a, continue afirmando-a, e eventualmente todos acreditarão nela," disse Adolf Hitler. E deu no que deu.

Itzhak Katzenelson, poeta e pedagogo judeu, reconhecido como o profeta do genocídio, pouco antes de ser conduzido à câmara de gás já afirmava: "Num futuro próximo os nazistas negarão todas as suas culpas e, pior ainda, haverá pessoas que acreditarão na sua inocência".

Tanto na política como na religião sempre existe alguma coisa distorcida que acaba gerando conflitos para um lado e vantagens para outro. Como, então, distinguir a mentira e a verdade nas nossas manifestações, já que o mundo vive delas?

Pensando que a única verdade, para se engrandecer em qualquer situação, é deixar de ser cúmplice da sua própria ilusão, porque é característico do ser humano mentir.

Pode-se mentir para ter acesso a alguma vantagem ou evitar "mal maior"? Depende... Existe um ditado que diz: aqui se faz aqui se paga... Ou ainda o feitiço virou contra o feiticeiro, então, a mentira é a consequência da ação, pois uma hora o excesso começa a atrapalhar, daí...

"Às vezes, a dor da verdade é tão forte que a gente pede que seja mentira", disse uma mulher na delegacia.



Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 70


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Nilton Salvador   
Escritor amador - Articulista em jornais, revistas, sites, grupos e listas de discussão, do ponto de vista bio-psico-sócio-espiritual. Autor dos livros: Vida de Autista; Autismo - Deslizando nas Ondas; Deficiência ou Eficiência – Autismo uma leitura espiritual; Vivo e Imortal - Ensinando a Aprender; Adoção - O Parto do Coração. Brasileiro.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa