Menu

A vida é simplesmente amar

Atualizado dia 5/23/2010 9:28:38 AM em Espiritualidade
por Bernardino Nilton Nascimento


Facebook   E-mail   Whatsapp

O amor é uma explosão de sentimentos de coração para coração, de uma pessoa para outra, em que o desejo é a alegria da união.

No ato da fusão, eu te conheço, eu me conheço, conheço a todos e a nada. Conheço pelo único meio por que é possível, para mim, o conhecimento do que é vivo, pela experiência da união, e não por qualquer conhecimento que possa nos vir à mente. A crueldade é motivada pelo desejo de conhecer o segredo um do outro, contudo, permanece tão ignorante quanto antes. Despedaça-se o amor, dia a dia e, com isso, o destroem até o fim.

O amor é o único meio de conhecimento que, no ato da união, responde às expectativas. No ato de amar, descobrimos um pouco mais do se humano.

Na ardente aspiração de nos conhecermos e de conhecer nossos semelhantes, teremos a necessidade de fazer a seguinte pergunta: "Conhece-te a ti mesmo?"

Esta é a fonte principal de toda magia da vida. Temos o desejo de conhecer tudo sobre o próximo, seus mais íntimos segredos. Porém, ainda que conheçamos profundamente a nós mesmos, nunca alcançaremos, em vida, o profundo conhecimento que tanto procuramos.

O único meio do conhecimento completo está no ato do amor: esse ato transcende o pensamento, transcende as palavras. É o mergulho ousado na experiência da união.

Precisamos nos conhecer melhor, a fim de podermos ver a realidade, ou superar as ilusões. O problema de conhecer o ser humano é paralelo ao problema religioso de conhecer Deus. Na teologia convencional, faz-se a tentativa de conhecer Deus pelo que pensamento dele.

No misticismo, a tentativa de conhecer Deus pelo pensamento é substituída pela experiência de união com Deus. A experiência de união com o ser humano, ou religiosamente falando, com Deus, baseia-se nos conhecimentos ilimitados. O segredo de cada ser humano está guardado no universo, que só podemos reconhecer através do mais puro e pronfundo amor.

A pessoa que desenvolve produtivamente seus próprios poderes, que só quer ter aquilo por que trabalhou, que abandonou seus sonhos narcisistas de onisciência e onipotência, adquire a humildade, alicerçada na sua força íntima, que somente é dada pela genuína atividade produtiva e amorosa.

O amor como superação, como cumprimento da aspiração da união.

Acima da necessidade universal e existencial da união, ergue-se outra, mais específica e biológica: o desejo da união entre os pólos masculino e feminino.
A idéia dessa polarização é mais fortemente manifestada no mito de que, originalmente o homem e a mulher eram um só, mas foram partidos ao meio e, daí em diante, cada ser masculino vem procurando a perdida parte feminina de si mesmo, a fim de voltar a unir-se a ela.

O raio de amor, ao atirar-se em um coração, já sabe que ali existe amor. Quando o amor de Deus cresce em teu coração, sem dúvida, Deus tem amor por você.
Ao olhar dos sábios, o Céu é homem e a Terra é mulher. A Terra cria o que o Céu deixa cair nela. Quando na Terra falta calor, o Céu o envia. Quando ela perde seu frescor e umidade, o Céu os restaura.
É a Terra que se atarefa com as coisas de casa. Ela cuida do nascimento e amamenta aquilo que deu à luz. Deus colocou o desejo no homem e na mulher, para que o mundo seja preservado por sua união.

BNN    

Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 148


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Bernardino Nilton Nascimento   
"Não seja um investigador de defeitos, seja um descobridor de virtudes"./ "Quando a ansiedade assume a frente, as soluções vão para o final da fila"./ "Quando os ventos do Universo resolve soprar a favor, até os erros dão certo". BNN
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa