Menu

A Vida ensina

Atualizado dia 5/23/2014 3:29:28 PM em Espiritualidade
por Tania Paupitz


Facebook   E-mail   Whatsapp

Dia destes lendo um livro, deparei-me com a frase: “o sofrimento está no nosso pensamento”; sendo assim, meditando sobre o que havia lido, surgiu à lembrança outra frase que, constantemente, uma pessoa querida vivia me dizendo: “problemas não existem, somos nós que criamos”.

Sabemos que problemas fazem parte da nossa vida, porém, nem sempre temos maturidade ou discernimento suficientes para lidar com eles.
Os aprendizados da vida sempre virão nos mostrar que a grande maioria dos nossos conflitos internos são de nossa responsabilidade e, se não o criamos, pelo menos, os fortalecemos com nossos pensamentos e crenças negativas.
Recordo-me que na época em que ouvi esta frase, fiquei um pouco chocada, pois como pensar ou sequer imaginar que os problemas seriam criados por nós. Para mim esta frase ficou por muitos anos sem sentido, até o dia em que comecei a pensar sobre, de que forma ela poderia estar sendo inserida no meu contexto de vida.

Na ocasião, eu era uma pessoa bastante imatura, impulsiva e cheia de vulnerabilidades. Chorava por qualquer coisa, sofria muito quando as pessoas, de modo geral, não correspondiam às minhas expectativas e, acima de tudo, magoava-me com muita facilidade. Na verdade, hoje percebo que permitia que me magoassem...
Em determinadas situações, o passado melancólico e sofrido vinha atormentar meus pensamentos, outras, eram problemas de relacionamento, seja, com namorados, amigos, colegas de trabalho etc.. Na época, o estado de inconsciência era tão intenso, que não raro, sentia-me uma vítima de tudo e de todos.

Os anos vão passando e vamos adquirindo uma nova forma de lucidez interior – é o despertar lento e necessário, que nos levará a uma nova forma de encarar os desafios diários, sobrevivendo às intempéries da vida. Os mergulhos interiores, os aprofundamentos de consciência, promovem o despertar de novas percepções – a percepção de que somos detentores do nosso destino, pois cada cena, cada objeto, cada som e cada criatura, podem ser vistos com os olhos do Espírito; olhos que enxergam muito além das meras aparências e que não se deixam enganar facilmente.

A evolução nos permite esta ampliação de consciência. Todos têm uma missão única e intransferível no Plano da Manifestação Divina. Cada um de nós segue o seu curso, a sua trajetória particular, em direção a novos e mais aperfeiçoados planos existenciais. Cada criatura é responsável pelo seu andamento nesta trajetória, podendo ser “arrastado pelas circunstâncias”, ou determinando conscientemente suas posturas frente aos desafios pessoais e coletivos.

Os aprendizados são muitos, especialmente, quando nos damos conta que as expectativas que montamos sejam em relação a coisas ou às pessoas, não passam de meras ilusões transitórias que criamos, com intuito de amenizar nosso sofrimento interior. Buscar dentro de si, e não fora, as respostas que precisamos para enfrentar nossos dilemas, deve ser a meta daquele que deseja melhorar-se nesta vida.

A regra de ouro deve ser: “Permito-me ser feliz no dia de hoje, não deixando que nada nem ninguém afetem o meu equilíbrio emocional, especialmente, com relação a mágoas, ofensas, ressentimentos ou qualquer outro tipo de sentimento negativo.
Como uma grande amiga um dia comentou: “Se o fulano não gosta de mim, é problema dele”.


Não podemos simplesmente fugir de todos os aspectos desagradáveis do mundo, mas podemos e devemos colaborar com a nossa saúde mental e espiritual, selecionando melhor as muitas impressões que atiramos para dentro de nós.
Bons amigos, um trabalho útil e honesto, conversas construtivas, ambientes pacíficos, músicas inspiradoras, arte terapêutica... Tudo isto nos propiciará uma existência mais harmoniosa, menos exposta às tormentas, capaz de contrabalançar os efeitos negativos das adversidades que se mostram inevitáveis.



Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 71


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Tania Paupitz   
Tânia Paupitz é Artista Plástica e Professora de Artes, há 37 anos, sendo sua marca registrada as cores fortes e vibrantes, influência dos estudos de vários artistas Impressionistas. Cursos de Pintura em Óleo sobre tela, para iniciantes, adultos, terceira idade. www.taniapaupitzartes.blogspot.com waths - 48 9997234
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa