Menu

A VOZ DA CONSCIÊNCIA

Atualizado dia 1/27/2013 4:55:59 PM em Espiritualidade
por Amigos da Teosofia


Facebook   E-mail   Whatsapp







:: Transcendendo o Sofrimento Humano ::   

Autor: Farias Brito 

000 

O pensador cearense Farias Brito (1862-1917) é um dos principais filósofos brasileiros e suaobra apresenta diversos pontos em comum coma filosofia esotérica. Entre os seus livros mais conhecidos estão "A Base Física do Espírito","O Mundo Interior" e "A Verdade Como Regra das Ações". Mas Raimundo Farias Brito também colocou sua visão filosófica em formas de versos. 

000

A Voz da Consciência  

Quando vê-se o medonho, 
escuro cataclismo que agita a natureza e abala a humanidade;
O céu - sombra e mistério, a terra feita abismo,
Arrastada no lodo a flor da liberdade; 

Quando vê-se que a lei é o grito do canhão,
Que o mundo é um oceano, um mar de tiranias,
Que a natureza é um caos, e a vida um turbilhão,
De múltiplo sentir, de eternas agonias;
O sol torna-se negro, o céu faz-se sombrio,

E põe-se um vento forte e gélido a soprar,

E a vasta natureza então treme de frio
Contendo  no seu seio a escuridão do mar. 
Contudo há uma luz na densa escuridão,
Do abismo universal - é a lei do sentimento.
E ergue-se da noite a doce compaixão
E sai da sombra um astro - o eterno pensamento. 

E logo a consciência exclama aos contendores // Das lutas do futuro em voz potente e forte, // A fronte a se inundar nos vastos esplendores // Da grande natureza e os pés por sobre a morte:

"Eu sou feita de luz e feita de verdade // E tenho mais poder  que o sol abrasador. // Nasci da luz do céu, // meu corpo é a humanidade; // Tenho por lei o bem, por ideal o amor. //  Para o bem tenho o olhar das coisas mansas, boas; // Para o mal tenho o ferro agudo das espadas. // São todas para vós, //  pra vós minhas coroas, // Almas filhas do bem, almas abençoadas.  //  Só há uma ciência - é a voz da natureza. // Meu sonho é só de amor, meu pensamento é puro. // Escuridão e  luz! ...   // Imensa profundeza!  // Ó noite, és o passado.  // Ó luz, és o futuro!" 

000

O poema acima, "A Voz da Consciência", é reproduzido do volume "Inéditos e Dispersos - Notas e Variações sobre Assuntos Diversos", de Farias Brito, compilação de Carlos Lopes de Mattos, Editorial Grijalbo Ltda., São Paulo, 1966, 550 pp., ver pp. 524-525. 


000


Veja outros poemas nas seções temáticas "Poemas Filosóficos de Vários Autores"  e  "Poemas Filosóficos de Augusto de Lima", neste website.


Visite sempre https://www.filosofiaesoterica.com/ , www.TeosofiaOriginal.com  ,  https://vislumbresdaoutramargem.com e www.AmigosdaTeosofia.com

Acompanhe nosso trabalho no Facebook .  Siga-nos pelo Twitter 
Para ter acesso a um estudo diário da teosofia original, escreva a [email protected]  e pergunte como é possível acompanhar o trabalho do e-grupo SerAtento

Artigo publicado originalemente em www.FilosofiaEsoterica.com 

https://www.filosofiaesoterica.com/ler.php?id=807

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Amigos da Teosofia   
-- Uma Filosofia Universal -- Conheça a filosofia universal que ensina a arte de viver em paz. Elimine gradualmente as fontes de ansiedade e sofrimento. Ponha em movimento as causas do bem-estar interior. Leia sobre a visão de mundo que está construindo a civilização da fraternidade.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa