Menu

Abraçando a solidão e o vazio interior

Atualizado dia 6/5/2014 8:39:15 AM em Espiritualidade
por Isha Judd


Facebook   E-mail   Whatsapp

Existem muitas pessoas que sentem um vazio interno que não se enche com nada e atribuem isto à falta de apoio emocional externo, que ninguém se preocupa com elas, a falta de cuidado dos outros, a falta de um companheiro, um amigo ou alguém da família. Enfim, por diferentes motivos, o que nos falta recebe toda a culpa. Existem os que estão longe de sua terra movidos por necessidades econômicas e que não conseguem se enraizar ou sentir que pertencem, pois seu coração ficou lá, ficou com os outros, a família, o conhecido. Qualquer que seja a causa, o sentimento de solidão aperta o coração, fecha a garganta, faz-nos ir para dentro e vivermos em pânico e angústia, sentindo-nos vítimas do desamor.

Mas muitas vezes temos este sentimento, mesmo estando rodeados de pessoas, pois nossas velhas dores, nossas proteções para não sofrer e tantas coisas mais, fazem-nos impermeáveis a compartilhar afeto. Por isto, não podemos receber, não podemos detectar o que vem até nós, o que nos querem dar, pois este sentir fecha as portas. Outras vezes, estamos tão aferrados ao passado, a nos castigar pelo que não fizemos ou pelo que saiu mal e temos tantos ressentimentos que criam uma couraça de aço que não nos permite aproximar, nem sentir mais que isto: o velho sentimento de rancor por algo que aconteceu. Por isto, fechamos as portas para a vida e para as novas vivências compartilhadas.

A verdade é que os únicos a quem o ressentimento realmente machuca somos nós mesmos. Temos uma tendência automática que às vezes se transforma em vício que é o sofrer. Meu convite é para que descubra algo que está esperando para ser despertado em você, está dentro, em seu coração, pelo simples fato de ser humano. E este caminho o leva a viver em amor-consciência. Quando expandimos o amor incondicional em nós mesmos, desfazendo-nos dos medos e da bagagem que nos angustia e separa, a solidão é um sentimento que passa a não existir.

A pessoa começa a abrir-se ao ato de receber, pois está dizendo um sim a si mesmo e à vida, estando presente em cada momento com o que é, em lugar de estar ausente, angustiado por aquilo que foi, e encapsulado pelo medo de que volte a repetir. A consciência jamais está sozinha. Você pode ver uma criança e ela brinca sozinha, imaginando coisas, sentindo-se completamente dentro de si mesma em cada momento. NÃO pensa: seria mais feliz se tivesse mais amigos. Ela não pensa assim, somente cria sua própria diversão. Tudo aquilo que você necessita está dentro, a consciência jamais está sozinha, porque está se amando. Desfruta de si mesma e vive completa dentro de si.

O que aconteceria se cada vez que lhe falta algo, que você volta seu olhar, seu sentir, sua percepção para fora para buscar este algo, seguido de não encontrar, de sentir-se pesado, sem vontade, triste, sem forças, como se tivesse uma grande bagagem que pesa cada dia mais, o que aconteceria se focasse em apreciar as pequenas coisas que o rodeiam, mesmo não tendo sentido, por exemplo, a florzinha pequena que você quase pisou e que em sua pequenez goza de uma perfeição de linhas, de formas, até de aroma que é de se maravilhar?
E se apreciasse a criança brincando, o cachorro com seu osso, a mãe carregando seu bebê, um casal de braços dados como se não houvesse mais ninguém no mundo, a nuvem que está por tapar o sol, um ruído de trânsito tão ruidoso que poderia ser uma sinfonia desafinada e desta forma você olhasse tudo com apreciação? Certamente notaria que algo em seu peito ao invés de apertar, começa a se abrir e talvez, em algum momento, veja-se com um sorriso que se esboça para fora.

O apreciar é como dizer sim a tudo e talvez, só talvez, até comece a emanar esse sim e atrair a atenção de outros que vibram nesta sintonia, mas sem expectativas, sem fazer para conseguir, mas para viver o momento com outro sentir, com outra cor. Aprecie seu hoje e escute, escute-se profundamente dentro e verá como a solidão e o vazio terão ficado para trás.

*Aproveite umas férias diferentes para você, confira a programação de 2014 no Centro Internacional para a Paz no Uruguai clicando aqui
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 76


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Isha Judd   
Isha é mestra espiritual reconhecida internacionalmente como embaixadora da paz. Criou um Sistema para a expansão da consciência que permite a auto-cura do corpo, da mente e das emoções. Site oficial www.ishajudd.com
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa