Menu

Ações criativas na busca da evolução

Atualizado dia 6/24/2011 7:35:18 PM em Espiritualidade
por Bernardino Nilton Nascimento


Facebook   E-mail   Whatsapp

Para agir no seio do nosso Eu Interior, é próprio da ação divina deixar que cada um busque sua evolução, obedecendo ao livre arbítrio. Encontramos, dentro das ações criativas, a bondade, que será espalhada por toda parte, dentro de um complexo sustentado, interpessoal e, de alguma maneira, nas nossas ações.

Hoje em dia, está bem claro e reconhecido que a doutrina da evolução não prejudica em nada a fé na criação. As ações criativas são muito simples, tão simples que fogem da nossa teimosa mania de buscar sempre as coisas que estão fora do nosso alcance. Nada de sobrenatural, pelo contrário, está dentro de cada um de nós, a tão sonhada evolução, desejada, representada, sonhada na busca da nossa paz interior. A evolução está na criatividade de fazer o próximo feliz.

A ação criadora de Deus está necessariamente escondida na ação e nas leis próprias que cada um traz em sua alma. É tão simples desejar a felicidade do próximo. Isso é bondade e, pela sua simplicidade, ela jamais poderá ser considerada um fenômeno, algo sobrenatural. Todos nós devemos acreditar que a nossa independência depende do todo, ou melhor, da felicidade da raça humana.

A ação criadora de Deus só pode ser vista pelos olhos da fé e ao nível da reflexão da bondade. Uma característica da nova espiritualidade será, pois, a tendência a reencontrar o Criador na ação da própria natureza. "Deus nos cria, age sobre nós, através da Evolução".

Bem compreendida, a evolução não vai contra os dogmas da criação, de modo nenhum nos obriga, contudo, a olhar de modo crítico e talvez reavaliar nossa idéia de criar. Este método de criar não pode ser anunciado e admitido pela fé, simplesmente tem que ter certo grau da ação. A primeira idéia da evolução, lá no início de tudo, perdeu, por assim dizer, toda força de representação precisa de uma boa ação. Pois a primeira origem deve ser buscada mais adiante, num passado futuro tão longínquo que fica impossível de se imaginar.

Foi num ambiente natural e de evolução que Deus nos criou. Não é de admirar, pois, que ele tenha sentido esse embaraço e procurado novas formas para chegarmos ao topo da Luz Divina. Sem a criatividade de realizar os bons sonhos alheios, jamais poderemos chegar onde o Criador nos espera de volta. A vida nos ensina que, no seu "ser" mais profundo e mais amplo, todas as coisas dependem do ato criador de Deus: Deus é a causa primeira. A doutrina da evolução sustenta que, em nosso mundo experimental, todas as coisas foram produzidas por causas naturais, ela não se limita às relações cósmicas. Ela não se pronuncia sobre o primeiro e o último fundamento da existência da  realidade e das ações Universais.

O filósofo e o crente dirão que todas as forças naturais são determinadas pelo Criador, mas isso não destrói a idéia de que as causas naturais tenham seus efeitos específicos. Isso, ao contrário, supõe que a criação divina deu às coisas a sua natureza própria e, portanto, sua ação e casualidade adequadas a cada um de nós. A presença criadora que está dentro de você não acaba com o ser próprio e sua liberdade, pelo contrário, fortifica. Sua ação não limita nem aumenta  a ação criadora da evolução do seu espírito, mas as conduz.

O que há de mais revolucionário, em última análise, e de mais criativo em nosso tempo, é a relação transparente  entre espírito e matéria. Não há como negar que um depende do outro, ou melhor, podemos dizer que um está dentro do outro, porém, um pode sofrer separadamente do outro, mas as emoções do amor fazem com que os dois se transformem em um.

Cada dia que passa fico mais impressionado  pela espécie de prioridade de que gozo nos acontecimentos do dia-a-dia. Em seguida, sob pena de não compreender nada em mim mesmo e nem ao meu redor, fui obrigado a mudar de perspectivas e atribuir eminência à nova visão da evolução do meu ser.

O que dá consistência ao Universo à minha volta, creio eu, não é a aparente solidez das matérias passageiras com que constrói-se minha vida, mas é a chama da organização que, desde a origem, passa pelo mundo e nele se propaga. O mundo, com todo seu poder, leva a um centro colocado diante de si. Longe de serem frágeis e acidentais  são as almas, as alianças de almas, as potências de almas, que sozinhas progridem infalivelmente e sozinhas devem perdurar.

O que é impossível no Mundo é mais do que aquilo que nele podemos tocar. As insistências sobre meu próprio desenvolvimento espiritual, por educação e pela evolução, sempre vou admitir docilmente como uma composição  de fundo entre matéria e espírito, corpo e alma, consciência e inconsciência. São duas substâncias de naturezas diferentes, duas espécies de Ser, incompreensivelmente associados no composto vivo. Que se julgue pelo que segue minha impressão interior de libertação e alívio, quando, nos meus primeiros passos no Universo, descobri  que o que veio primeiro em mim foi a missão da evolução.  Verifiquei que a mudança se fazia necessária a cada instante, e o passado tinha que se dissipar como uma névoa ao raiar do sol. Matéria e Espírito não são duas coisas, mas dois estados, dois aspectos de uma mesma matéria cósmica, conforme a gente a considere, ou  entenda, no sentido em que ela se realiza, ou ao contrário, no sentido em que ela se desfaz. 

Acredito que, para minha evolução, primeiro tenho que seguir as regras simples e naturais de criar situações com atitudes para realizar os sonhos do próximo e vê-los felizes.

BNN 



Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 473


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Bernardino Nilton Nascimento   
"Não seja um investigador de defeitos, seja um descobridor de virtudes"./ "Quando a ansiedade assume a frente, as soluções vão para o final da fila"./ "Quando os ventos do Universo resolve soprar a favor, até os erros dão certo". BNN
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa