Menu

Agir para Sentir, e não o Contrário

Atualizado dia 7/12/2012 12:52:07 PM em Espiritualidade
por Lucius Augustus


Facebook   E-mail   Whatsapp

Um amigo pediu para que eu falasse sobre esse título que usei para o post... Lá vai!Sabe a força que você aplica com as mãos em um objeto para movê-lo de lugar? Pense em um objeto mais pesado e considere que será necessária mais energia para realizar este trabalho, afinal você usará mais força.

Os músculos mais treinados realizam uma tarefa como essas com mais facilidade do que os músculos preguiçosos, que estão destreinados. A energia dos combustíveis orgânicos, basicamente obtidos por meio da alimentação, possibilitará esse movimento, essa ação.

Até aqui nenhum mistério, não é?

Sabemos bem como mover um sofá de lugar, e de que modo empregamos a força para realizar este movimento. Sabemos que fonte de energia gerará a força solicitada, e sabemos sobre esses combustíveis o suficiente para os escolhermos bem, certo?

Mas e para mover nossa realidade interior? Como geramos o movimento, de modo a alterar a inércia de um estado psíquico como a melancolia, a depressão? Que força empregamos? Qual a fonte de energia? Que combustível usamos?

Não é difícil de perceber que mudar um objeto de lugar é mais fácil do que mudar um estado psíquico. A mudança de estados psíquicos é mais trabalhosa, inicialmente, porque tendemos a conservar um estado emocional em seu movimento mecanizado, em inércia, ou seja, inalterado.

Basta conservar o padrão mental que o estado emocional permanece, e para conservar um padrão mental constante, ainda mais se for de natureza negativa, como a rejeição da realidade, basta não fazer nada. E convenhamos: não fazer nada é muito fácil, não é?

Além disso, para mudar um estado psíquico é preciso escolher um novo movimento, decidir empregar a força necessária e... "que rufem os tambores"... Agir de acordo com a decisão (aqui está o segredo da mudança).

Mas não fazer nada é mais fácil que fazer alguma coisa, mesmo quando ‘não fazer nada conserva o sofrimento. Por exemplo: para continuar triste basta conservar os mesmos pensamentos tristes, e isso é bem fácil.

Então, se o objeto for a tristeza, a melancolia, a aparente dificuldade para fazer algum movimento já desencoraja a ação, logo de início. O que fazer?

Comece assim: Queira! É como um desejar profundo e intenso... Queira!

A força aplicada para mudar o padrão mental - basicamente o que passa na sua mente, os pensamentos - é produzida pelo Poder da Vontade. A energia para realizar este trabalho resulta de sua disposição em alterar sua realidade interior e sua relação com a realidade exterior. O combustível são valores, crenças, pensamentos.

À medida que você age de acordo, ou seja, substitui padrões mentais que estimulam a melancolia por pensamentos que estimulam a coragem, a confiança, a vitalidade e o entusiasmo, os músculos do Poder de Vontade são exercitados, produzindo cada vez mais Força. Isso quer dizer que você ficará cada vez mais hábil. (Bom, não é?)

Está sentindo melancolia, tristeza? Preste atenção nos pensamentos. Mova-os de lugar. Como não dá para engessar a mente e esperar curar, tratamos com carinho dela para que a saúde psíquica seja um caminho, não fim. Então, mexa-se. Mova os pensamentos, substituindo-os. Escolha e Realize.

Isso é "Agir para que o sentimento apareça, ao invés de esperar sentir para agir".

Um abraço, seu Amigo, Lucius Augustus, IN.


Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Lucius Augustus   
Lucius Augustus é o autor do blog Zerando Karma - espiritualidade para todos, sem fronteiras, sem dogmas, sem pré requisitos, amando e respeitando a todos e a cada crença. http://zerandokarma.blogspot.com , Facebook: www.facebook.com/lucius.augustus , Twitter: @ZerandoKarma
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa