Menu

AH! ESSA TAL EXPECTATIVA...

Atualizado dia 6/28/2012 7:17:52 PM em Espiritualidade
por Pizzuto Consultoria Pessoal


Facebook   E-mail   Whatsapp

Expectativa é o conceito de esperança baseada em supostos direitos, probabilidades, promessas.
Geralmente, está relacionada a alguma situação ou pessoa. Quando se tem uma expectativa, nem sempre há uma garantia de que ela se realize, ou se ela se realizar nem sempre será da forma que se esperava.A expectativa está ligada às necessidades básicas decorrentes da natureza humana, como auto-estima, reconhecimento, por exemplo:-

Diante de um empreendimento educacional se espera obter conhecimento, habilitação, reconhecida por uma instituição com vistas para o desempenho profissional.
Quando do desempenho profissional espera-se obter um ganho, um determinado status, uma
qualidade de vida e o reconhecimento pela capacidade de realização.
Quando se espera algo de si mesmo e se tem claro o que se quer não há grandes dificuldades, porém,
nem sempre as expectativas são bem definidas, quero dizer:-

Quem espera o quê?  De quem?Muitas vezes se tem expectativas sobre o outro, e esse outro nem sabe o que se espera dele.Conclusão:- Instala-se um processo onde alguém espera de alguém algo que não virá.

Observamos alguns pontos importantes, uma lacuna onde surge um sentimento e muitas vezes não
correspondido vai ganhando a intensidade de uma emoção, paralelamente um processo imaginário ganha corpo, trazendo angústia, raiva, baixa auto-estima, gerando sofrimentos desnecessários, onde de um lado alguém espera e de outro alguém ignora o que é esperado. Outro ponto fundamental é a falta de comunicação entre as partes envolvidas. Uma comunicação clara e objetiva é essencial para se obter resultados.

Quando uma expectativa é expressa, existe a possibilidade de ser atendida ou não, mas não é só isso, é a libertação de um processo imaginário, um alívio. È comum ao outro perceber esta colocação como uma "cobrança", mas ao mesmo tempo deixar de ser refém do outro é perceber que o que se espera depende de si mesmo e não da outra pessoa.

Esperança não é ficar esperando e sim ir em busca do que se quer, agir.
A ação poderá trazer resultados não satisfatórios, mas serve para definir o caminho e, com certeza, chegar ao ponto mais importante que é a satisfação por estar presente diante da própria expectativa.

SILVIA PIZZUTO
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Pizzuto Consultoria Pessoal   
Psic.Silvia Pizzuto Consultora Pessoal e Organizacional www.facebook.com
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa