Menu

Amor, a porta principal da união

Atualizado dia 1/5/2011 10:09:45 PM em Espiritualidade
por Bernardino Nilton Nascimento


Facebook   E-mail   Whatsapp

Podemos e devemos afirmar que, no sentido de toda a nossa história, a capacidade e a necessidade de amar aumentam a cada dia. Visto que o coroamento final da humanidade, o único valor humano e verdadeiramente definido, consiste na união do amor de todos os seres entre si e com as criações de Deus.

O nosso verdadeiro progresso material e espiritual deve estar a serviço do amor. Só pode haver uma verdadeira evolução do ser se nós formos embriagados pela seiva do amor. É isso que levamos como o grande impulso da vida, e está na linha de conduta pela qual o ser humano há de pautar todas as suas atitude e atividades. O verdadeiro ideal que está dentro de cada um de nós incide na liberdade de escolher amar a todos ou viver um grande amor.

O primeiro grande progresso de nossas vidas é o despertar da espiritualidade. O corpo significa a casa temporária do espírito, mas a posse definitiva desta casa está na consciência livre de cada um de nós. Esse estado único de si mesmo possui todas as possibilidades e todos os valores contidos no mundo.

Não podemos deixar que a “alma” perca o valor do eu consciente e livre. O ser humano que diz a si mesmo um sim consciente e livre, diz também um sim à sua unidade com os outros, e passa a enxergar a luz no âmbito coletivo. Isso não exclui nada da criação.

A nossa evolução, em todos os sentidos, está no poder de amar, que é menos mensurável que o crescimento da capacidade de pensar. O amor apresenta todas as possibilidades de ser aprendido, que com muita razão, é impossível duvidar que ele seja capaz de iluminar a alma e o coração de cada um de nós. Mas também se pode defender a tese de que todo crescimento da humanidade foi mesmo no exercício e na luta constante pelo amor. Para isso, foi necessário, de um lado, compreender que o amor é o amém voluntário à solidariedade do ser humano; do outro lado, que ele faz parte da plenitude entre um homem e uma mulher, entre todos os seres e, acima de tudo, entre nós e Deus.

Os meios livres de comunicação permitem a fala silenciosa dos corações compreender melhor a solidariedade universal. Cada um de nós pode ser testemunha da alegria de quando estamos vivendo em pleno amor. Porém, existe o fato de que ainda existem pessoas egoístas, cruéis e insensíveis para com os seus semelhantes. O ser humano ainda não dispõe da verdadeira capacidade de enxergar a necessidade do outro e lutar para aliviar um coração em sofrimento.

O reino do amor se realiza pela união de todos os seres entre si, numa comunhão universal e livre, ao sabor dos ventos. No amor particular, permanece sempre a união mais pessoal do coração de cada um. Permanece voluntário estar diante de uma escolha. Na Terra, o ser humano sempre pode recusar o amor. Este, sem a sua a magia, torna-se um visitante sem importância. Com o poder de amar, cresce igualmente o poder da alegria, do saber, do equilíbrio e da cura.

Cada um de nós deve compreender que a atividade humana, finalmente, há de se conduzir à união derradeira do amor entre si, realizada pela última união ao sacrifício da morte e a iluminada ressurreição de Cristo. Por sua pregação e por sua conduta, o Cristo nos ensinou resumindo tudo em uma só palavra, Amor.

A fórmula ou imagem que merece toda nossa meditação, encontrará lugar no tesouro das grandes palavras inspiradoras em que a espiritualidade depositou na sua experiência de vida e nas relações com a energia limpa e pura do amor. O esforço de cada um de nós, até nos nossos domínios, impropriamente chamados profanos, deve ocupar, na vida amorosa, o lugar de uma operação santa e de união. Ele é a colaboração trêmula de amor, que emprestamos às mãos divinas, ocupadas em nos alinhar e em nos preparar para a união final através do aprendizado, do sacrifício, do ceder a uma escolha. Só há um motivo para alcançarmos a felicidade plena, que é através do amor único da união.

Que o propósito da vida não seja só a procura dos bens materiais, mas que o esforço esperado de nossa constância deva se consumar além de uma total transformação de nós mesmos e de tudo o que nos envolve, para que possamos, definitiva e livremente, escolher o amor como a principal raiz da vida.

BNN

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 373


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Bernardino Nilton Nascimento   
"Não seja um investigador de defeitos, seja um descobridor de virtudes"./ "Quando a ansiedade assume a frente, as soluções vão para o final da fila"./ "Quando os ventos do Universo resolve soprar a favor, até os erros dão certo". BNN
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa