Menu

AMOR E LIDERANÇA

Atualizado dia 11/29/2011 3:26:27 PM em Espiritualidade
por Núcleo Integração do Ser


Facebook   E-mail   Whatsapp

A atividade "liderança" está circunscrita ao setor profissional, ou a alguma atividade em grupo; no entanto, cabe salientar que sempre que duas ou mais pessoas se reúnem com um propósito, há uma oportunidade de exercer a liderança.

Pensando assim, temos lideranças na família, no grupo de cartas, no jogo de futebol, na despedida de solteiro, etc... sempre haverá alguém com a coordenação direta ou indireta deste grupo.

Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter.

Liderança é uma habilidade; portanto, pode ser aprendida, desenvolvida, treinada, embora alguns tenham mais facilidades que outros, como em qualquer atividade. Desenvolvimento da liderança e a construção do caráter são a mesma coisa - ambos exigem mudança.

A diferença é que algumas pessoas não gostam e não querem exercer a atividade de liderar pessoas, mas isso não exclui a função de liderar a própria vida. Em todos os instantes somos convidados a tomar decisões e a fazer escolhas individuais e que só cabem a nós.

Qual é a função de um líder?

É servir, identificar e satisfazer as necessidades legítimas do grupo. Cabe ao líder desenvolver a sensibilidade e a percepção para atender ao que as pessoas precisam e não ao que elas querem. Por exemplo: em um time de futebol, um dos jogadores machucou o joelho, e precisa descansar para poder participar do campeonato; mas o que ele quer mesmo é jogar. Cabe ao treinador tomar a decisão de poupá-lo. Neste caso o que o jogador quer e o que ele precisa são coisas diferentes.
Executar as tarefas enquanto se constroem relacionamentos. Tudo na vida gira em torno dos relacionamentos - com a Vida, conosco, com os outros. Famílias saudáveis, times saudáveis, negócios saudáveis, falam de relacionamentos saudáveis. Os líderes verdadeiramente grandes têm a capacidade de construir relacionamentos saudáveis.

O que torna a liderança às vezes difícil? A confusão que se faz entre gerenciar e liderar.

Gerenciamos a conta bancária, recursos, estoque, e lideramos pessoas.
Liderar significa conquistar as pessoas, envolvê-las de forma que coloquem o coração, mente, espírito, criatividade e excelência a serviço de um objetivo.

Como a liderança poder ser aprendida e desenvolvida, quais são as qualidades que um líder necessita?

Autoridade: A habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que se quer considerando a influência pessoal.
Confiança: A confiança é a cola que gruda nos relacionamentos. O líder deve estar sempre mais preocupado com as necessidades do que com as vontades.
Serviço e sacrifício: os serviços prestados têm origem na identificação e satisfação das necessidades legítimas. Quando servimos e nos sacrificamos pelos outros, exercemos autoridade ou influência .
Amor: "o amor é o que amor faz". Amor como ação, comportamento e não sentimento. É a força de qualquer organização. Nem sempre podemos controlar o sentimento a respeito de outra pessoa, mas podemos controlar o comportamento em relação às outras pessoas.

Qual o nosso interesse ao trazer este tema para reflexão?

Com o estudo destes aspectos da liderança, podemos observar que ela acontece em todos os níveis de nossa vida, no individual ou coletivo. Sempre estaremos em posição de liderança, de tomada de decisão, de coordenação de algo interno ou externo.

O maior indicador de saúde ou doença individual ou organizacional está na liderança ou na sua ausência.

Então, pense a respeito: Como está sua vida? Como você se lidera? Como lidera as suas ações? Com amor, confiança, serviço? Lembre-se de que amor é comportamento e não sentimento.

Se por ventura não está satisfeito de como as coisas estão caminhando ä sua volta, lembre-se que "insanidade é continuar a fazer o que você sempre faz e esperar resultados diferentes".

Fonte: James C. Hunter - O monge e o executivo.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Núcleo Integração do Ser   
NÚCLEO INTEGRAÇÃO DO SER Integrando o Ser à Vida Desenvolvendo a vida do Ser.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa