Menu

Amor fraterno

Atualizado dia 12/6/2009 7:53:30 PM em Espiritualidade
por Bernardino Nilton Nascimento


Facebook   E-mail   Whatsapp

O amor não é algo direcionado a uma só pessoa. É um sentimento amplo, orientado pela alma, que determina a relação de alguém para com o mundo, o todo, e não para uma “parte”.

Se uma pessoa ama apenas outra pessoa e é indiferente ao resto dos seus semelhantes, esse seu amor não está completo, está partido, e muitas vezes pode ser confundido com o apego, que poderá se transformar no medo da perda.
Essas pessoas, por não enxergarem o amor como uma plenitude, uma força da alma, acreditam estar fazendo o necessário para si, pois é só o que importa.

Se verdadeiramente amo alguém, logo amarei a todos, o mundo, a vida. Se posso dizer ao outro que o amo, também devo dizer: “Amo em você a todos, através de você amo o mundo e a mim mesmo.”.

O mais sublime tipo de amor, que alicerça todos os outros, é o amor fraterno. Ele é responsável, cuidadoso e respeita o ser humano, o seu conhecimento e o seu desejo de aprimorar-se. É esse amor que suplica: “ama o teu próximo como a ti mesmo.” Caracteriza-se pela total falta de exclusividade. Nunca poderei deixar de amar meus semelhantes. No amor fraterno, existe a gratificante união de todos os seres, da solidariedade humana, do sincronismo humano. O amor fraterno nos faz acreditar que todos somos um.

As diferenças entre talentos, inteligências, classes sociais ou conhecimentos são muito pequenas, comparado a identidade do íntimo de cada um, comum a todos os seres.

Para se deixar ser tomado por esse amor, é preciso que ele invada a sua alma. Com isso, percebemos a nossa verdadeira identidade e fraternidade. Um "eu te amo" pode soar de diferentes maneiras, a depender da sinceridade do seu coração e da profundidade com que ele é pronunciado. E, como num maravilhoso concerto, esse "eu te amo" alcança o coração, com a mesma sinceridade, de quem as ouve. E esse ouvinte saberá o valor das palavras vindas do coração.

O amor fraterno é amor entre iguais. Iguais na qualidade de seres humanos, e por sermos humanos, necessitamos sempre de ajuda. Hoje eu, amanhã você. Essa necessidade de ajuda, todavia, não significa que um seja desamparado e o outro poderoso. O desamparo é uma condição transitória, permanente e comum é a capacidade de erguer-se e caminhar pelos próprios pés.

Contudo, o amor ao desamparado, o amor ao pobre e ao estranho é o começo do amor fraterno. Amar a própria carne e o sangue de alguém não é a completa realização. O animal ama suas crias e cuida delas. O desamparado ama seu protetor, pois sua vida depende dele. O filho ama os pais, pois precisa deles. Só no amor aos que não servem a uma finalidade é que começa a ser despertado o verdadeiro amor da alma.

Tendo compaixão, o ser humano começa a desenvolver o amor pelo seu irmão, e em seu amor por si mesmo, amará também o todo.

BNN

Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 208


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Bernardino Nilton Nascimento   
"Não seja um investigador de defeitos, seja um descobridor de virtudes"./ "Quando a ansiedade assume a frente, as soluções vão para o final da fila"./ "Quando os ventos do Universo resolve soprar a favor, até os erros dão certo". BNN
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa