Menu

Aprendendo a receber

Atualizado dia 11/27/2013 5:11:08 PM em Espiritualidade
por Patricia M. Barros


Facebook   E-mail   Whatsapp

Já li alguns textos no site “Somos Todos Um” sobre receber amor. E quanto aos “limões” que a vida nos apresenta? É preciso aprender a lidar melhor com os problemas... Quando nós reclamamos ou nos revoltamos é como se rejeitássemos a Vida. Certas situações são muito difíceis e é normal sofrer. Amigo leitor, não me entenda mal. Eu sei que nós devemos nos permitir sentir certas emoções, tais como a dor, a tristeza e a raiva. Mas tudo tem um fim, as emoções também. É preciso deixar ir. E buscar a serenidade sempre ajuda, esta atitude pode trazer muitas bênçãos!

Citando Richard Bach, "você tem problemas porque precisa das dádivas trazidas por eles". É claro que temos muito a aprender com as dificuldades que a vida nos apresenta. Eu sei que muitas vezes não é fácil, mas é bom perguntar em oração: o que preciso aprender?

O livro "Alegria e Triunfo" trata da Lei da não resistência. Segundo Lourenço Prado, a única realidade é o Bem. Portanto, não há nada a que resistir. E o autor complementa este raciocínio observando que "nada resiste a uma pessoa absolutamente não resistente". Entendo que a serenidade é uma força que pode derrubar muitos obstáculos!

A seguir, palavras do mestre Osho sobre aceitação:

“Primeiro tente entender o que significa a expressão “aceitação daquilo que é”. Buda depende muito dessa expressão. Na linguagem dele, a palavra é tathata, aceitação daquilo que é. Toda a orientação budista consiste em viver essa palavra, em viver com essa palavra com tamanha profundidade que a palavra desaparece e você se torna a aceitação daquilo que é.

Por exemplo, você fica doente. A atitude de aceitação daquilo que é consiste em aceitar a doença e dizer a si mesmo, “Tal é o caminho do corpo” ou “É assim que as coisas são”. Não lute, não comece a travar uma batalha.

Depois que aceitar, depois que deixar de reclamar e parar de brigar, a energia passa a ser uma só por dentro. A ruptura se desfaz e muita energia passa a ser liberada, pois deixa de haver conflito e a própria liberação da energia passa a ser uma força de cura.

Algo está errado no corpo: relaxe, aceite isso e simplesmente diga para si mesmo, não só com palavras, mas sentindo profundamente: Tal é a natureza das coisas.

O mundo das coisas é um fluxo; nada é permanente ali. Não espere permanência! Se esperar permanência neste mundo onde tudo é impermanente, você provocará inquietação”.

Gisela Rao complementa o raciocínio: “Verdade! O que dói não é o fato em si, mas a nossa dificuldade diante das coisas que fogem do nosso controle, do que fizemos pra vida ou pros nossos relacionamentos, da falta de surrender (entregar-se). Então, a gente sofre porque acha que tem a obrigação de estapear o destino na cara e dizer: “Não é pra ir por aí, pô!”.”

Uma palavra essencial: entrega. Acho que estou começando a entender um pouquinho melhor o que significa esta palavra – uma simples palavra, que diz tanto. Talvez seja o bastante respirar fundo várias vezes e dizer para si mesmo(a): "Está tudo certo. É assim que as coisas têm que ser. Tal é a natureza das coisas." E relaxar, como disse o mestre Osho. Assim nós podemos fluir com a Vida e as coisas também fluem, mudam...

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Patricia M. Barros   
Sou jornalista e advogada. Atualmente sou funcionária pública e estudante de psicologia e psicanálise. Sempre me interessei por questões que envolvem comportamento e o desenvolvimento pessoal. Espero contribuir um pouco para o bem-estar e felicidade de algumas pessoas!
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa