Menu

Arrependimento e Perdão

Atualizado dia 11/27/2010 8:53:00 AM em Espiritualidade
por Marian Ma Dayamayi - Marta Magalhães


Facebook   E-mail   Whatsapp

Fala-se muito em perdão, mas precisamos falar em arrependimento também, pois uma coisa está diretamente ligada à outra. É impossível acontecer o perdão sem que haja o arrependimento sincero. Não digo apenas o perdão de uma pessoa para com outra, mas o perdão de sua Consciência Superior para com o seu próprio Ser. A pessoa que não se arrepende sinceramente, fica angustiada pela culpa, enquanto não reconhece o próprio erro. Isso é um verdadeiro martírio, uma condenação às trevas da ignorância de Si Mesmo.

Temos ouvido muito por aí a seguinte frase: "Eu não me arrependo de nada nesta vida". Isso de fato sugere arrogância e falta de comprometimento com a Harmonia Universal.

Precisamos meditar muito sobre o verdadeiro significado do arrependimento e do perdão. Por trás destas palavras tão nobres existe uma outra tão nobre quanto elas: a HUMILDADE.

Precisamos reconhecer que estamos aqui para aprender e nos tornarmos seres melhores, portanto, é preciso reconhecer que não sabemos tudo e que somos passíveis de cometermos erros. Não existe aquele ditado "errar é humano"? Nós seres humanos escolhemos aprender assim - passo após passo, escolha após escolha, conseqüência após conseqüência. A experiência gera consciência e o erro deve ser visto como uma lição a ser aprendida para que possa gerar acertos.

Meditando sobre isso, pode ser que por trás das pessoas que têm dificuldade para reconhecer seus erros, exista na verdade, um complexo de inferioridade ou baixa auto-estima que as faz pensar que reconhecendo seus erros estarão demonstrando fraqueza. Na verdade, reconhecer o erro não faz com que a pessoa seja considerada inferior, pelo contrário, o arrependimento tem um valor enorme para a espiritualidade, tanto quanto o perdão. Quando a pessoa reconhece que estava envolvida pelas trevas e se arrepende é muito valioso para a Luz.

Nós, como seres divinos que somos, precisamos investigar os nossos atos e se houver erro, devemos reconhecê-lo humildemente, pedindo perdão e demostrando arrependimento sincero, assumindo a responsabilidade pelas conseqüências dos nossos atos. Assim, estaremos contribuindo para que a Harmonia Universal seja restabelecida, pois sabemos que quando desestruturamos algo ou ferimos alguém estamos causando desequilíbrio ao Todo.

É claro que devemos perdoar sempre, compreendendo que os erros cometidos advêm da falta de consciência de Unidade e do não conhecimento de como o erro afeta outra pessoa e ao Todo, mas isso não quer dizer que aprovamos o comportamento de quem erra. Precisamos advertir essa pessoa do seu erro mostrando a ela como isso causou dor e desarmonia. É preciso que ela assuma que errou e se arrependa sinceramente, e não cometa mais os mesmos erros. Se não formos firmes com essas pessoas, só estaremos colaborando para que elas permaneçam no erro.

Existem pessoas que estão sempre se repetindo e caindo no mesmo buraco. Elas precisam entender que não adianta pedir perdão da boca pra fora só para escapar das conseqüências, é preciso assumir o erro e repará-lo. Conheço alguém que vive pedindo para que se passe uma borracha em cima do que ela fez apenas para não assumir a responsabilidade sobre os seus atos. Logo depois, lá está ela repetindo os mesmos erros.

É preciso que haja desprendimento e humildade de ambas as partes, do culpado e da vítima. E pelo o que eu tenho visto, talvez para algumas pessoas seja mais fácil perdoar do que se redimir, pois elas não querem admitir o erro, estão cheias de orgulho e se acham donas da verdade. Elas relutam em enxergar as suas próprias sombras, sentimentos baixos que carregam dentro de si justificando os seus erros e responsabilizando outras pessoas por suas escolhas insensatas.

Aqui cabe um parêntese (muitos dizem que a VERDADE depende do ponto de vista e da cabeça de cada um, mas a VERDADE É ÚNICA. É ou NÃO É. Não existe meia verdade, a VERDADE não é dúbia, ela é sempre clara e absoluta). A VERDADE (luz) é a base para que a Harmonia Universal prevaleça. Existem diferentes níveis de entendimento da VERDADE de acordo com a evolução de cada um, mas a VERDADE é única.

Mas voltando à questão do arrependimento, não há nada melhor do que livrar-se do peso da culpa, liberando o sentimento do perdão a si mesmo, descobrindo que o erro faz parte do aprendizado e que ao reconhecermos o erro e nos redimirmos estaremos dando um grande passo não só em direção à paz interna, mas à externa também.

Redimir significa adotar um novo comportamento e pagar pelo erro. O pedir perdão não exime o culpado do erro, mas, sim, a sua nova postura diante da vida e o seu firme propósito de não errar mais.

Namastê




Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 125


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marian Ma Dayamayi - Marta Magalhães   
Marian Ma Dayamayi é Escritora, Professora de Meditação,Terapeuta Holística,Taróloga e Oraculista. Atendimentos online. Informações (31) 98801-7838.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa