Menu

As Aparências Enganam Parte I

Atualizado dia 4/19/2013 5:20:38 PM em Espiritualidade
por Lisandro


Facebook   E-mail   Whatsapp

O que importa é o que está dentro. Quem vê cara não vê coração. A beleza interior é o que importa. O tema aqui é a beleza e há mais de dez anos venho analisando-os e durante esse tempo venho adiando escrever sobre isso, temendo ser mal compreendido. A beleza externa importa sim. Ela é parte inerente de nossas vidas e negá-la ou desprezá-la é ir contra a sua espiritualidade. Sim. Beleza externa é algo profundamente espiritual. Afinal, nossa vida espiritual está ligada à nossa vida terrena, material. Estamos rodeados pela matéria não como uma prova, não como uma tentação, não como algo que deva ser rejeitado e repudiado, mas como algo que deva ser vivido. Como diz o guia em O Caminho da Auto-Transformação, "A vida espiritual está fortemente ligada à vida prática aqui na Terra" e eu concordo.

Mas o que vemos pelo mundo é a falta de cuidado espiritual e material. Religiões e filosofias que desprezam tudo o que é "mundano", como se não fossem coisas importantes, como se este mundo fosse apenas uma passagem e nada mais. Não é raro vermos pessoas que descuidam de sua aparência física, das roupas que vestem, da casa onde habitam, do veículo que as levam para onde desejam. "São coisas materiais, transitórias", dizem algumas. E por esse motivo descuidam daquilo que possuem, daquilo que os deuses depositaram com carinho em suas mãos: seu corpo terreno, o mundo que habitam, as coisas que receberam dons divinos para criar. 

As aparências importam sim. Não a aparência superficial, mas a aparência que traz consigo a profundidade de uma filosofia de vida, de autoconhecimento. Que mostra que o cuidado que temos por tudo que possuímos aqui, mesmo que transitório, faz parte de um mundo que vivemos dentro de nós e que estamos tentando manifestar fisicamente. E isso é muito mal visto por algumas pessoas que se julgam espiritualistas ou religiosas, como se os outros estivessem buscando a efemeridade, a vaidade. De certo acredito que viver sua vida material apaixonadamente é algo sadio, ao oposto que viver sua vida material de forma ganaciosa, vivendo apenas por isso e nada mais, colocando estas coisas acima de tudo, isso sim seria um terrível erro.

Analisando o dia a dia da própria vizinhança onde vivemos, de um lado vemos centenas de milhares de pessoas que (tendo condições financeiras ou condições de trabalhar para melhorar isso) habitam em residências quebradas, mal acabadas, sujas; vestem roupas velhas demais, preferindo desperdiçar seu dinheiro em coisas imetiatistas a vestir-se melhor; andam com seus veículos amassados, sem pintura, deixam que o mesmo se deteriore aos poucos até perderem muito valor; não cuidam do quintal de suas casas, da aparência da frente de sua rua; pessoas que não ligam para aparência física: mulheres que não cortam seus cabelos, não se maquiam, não se vestem bem; homens com dentes estragados, cabelos despentados no dia a dia, que bebem e fumam demais. Do outro lado, vemos pessoas empenhadas em manter suas residências bonitas e elegantes, sempre limpas e bem arrumadas; pessoas preocupadas em vestir-se bem, dentro ou fora de casa; cuidam dos veículos que possuem, seu meio de transporte que foi um presente dos deuses para sua melhor locomoção; homens e mulheres "vaidosos", com a higiene pessoal em dia, sempre tentando expressar fisicamente aquilo que possuem lá dentro da alma - a perfeição divina. Temos aqui, obviamente, pessoas sem condições financeiras para seguir alguns pontos, mas não se trata disso que estou falando. Eu falo do cuidado que se deve ter com aquilo que se possui. Seja muito, seja pouco, em ambos os casos sabemos que existem pessoas com e sem zelo pela vida e pelos bens que possuem.

Após este exemplo acima, a prova de que viver uma vida material conscicente e que é algo espiritual e profundo aparece. Temos dois grupos de pessoas, que seguem caminhos espirituais religiosos distintos e na companhia de qual deles você se sente melhor? Opa, espera lá: eu e você somos pessoas com consciência, nós vemos além das aparências, julgamos as pessoas pelo que elas verdadeiramente são, não interpretem mal o que acabei de perguntar. Mas em se tratando do quadro geral deste caso, não é mais agradável frequentar o ambiente de vida saudável do segundo grupo de pessoas? Neste ponto posso ser taxado de preconceituoso, mas eu me sinto melhor no convívio com pessoas assim (sem de forma alguma desprezar o primeiro grupo, apenas me sinto melhor).

Uma pessoa que se preocupa em seguir uma vida espiritual ligada de forma sadia a vida material só tende a crescre em todos os sentidos. Quando você começa a tomar cuidado da sua aparência física, em seguida da beleza do seu lar, do seu quintal, essa intenção de cuidado começa a se espelhar em você e a se espalhar em toda a sua volta. Não sei se me faço entender, mas tudo começa com o cuidado espiritual e o espiritual se reflete no material - e o inverso é plenamente possível.

Quando saio pelas ruas eu vejo profissionais diversos sem cuidado ou capricho nenhum pelo trabalho: as ruas esburacadas são remendadas de quaquer modo, ficando cheias de ondulações, intransitáveis, algo feio de se ver. Nas calçadas vemos falhas, buracos, acabamentos mal feitos. Já contratei para meu lar vários serviços mal executados, onde as pessoas estão interessadas apenas em faturar e nada mais. Você acredita que quando uma pessoa cuida realmente de sua alma e procura cuidar de seu corpo e das coisas materiais que possui elas são capazes de descuidar das coisas materiais que as cercam e que fazem parte da vida das demais? Eu não  acredito.

Eu acredito que quando cada um passa a zelar por essas pequenas coisas, começa a influenciar as demais. Algumas pessoas acham que aquelas que cuidam de si, do que vestem, de suas casas, são pessoas meramente terrenas, preocupadas com o externo, tentando impressionar. Eu particularmente me sinto inspirado quando vejo um amigo ou parente sempre melhorando o que possui, deixando o que tem mais elegante. A expressão da beleza externa também é a expressão dos deuses, daquilo que É de verdade. Quando as pessoas pintam os deuses em suas obras o vestem e glorificam com ouro e jóias preciosas, com palácios e grandes construções, com paisagens belas e inspiradoras. Porque o espírito é assim. E num mundo material ele tenta expressar o que é através das coisas materiais. Não estaríamos aqui se fosse diferente, se não fosse para vivermos em harmonía com esse mundo.

Continua e conclui na parte II 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Lisandro   
Lisandro é músico new age. Conheça sua One Page: www.lisandros.com
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa