Menu

As Dificuldades Para Preparar o Caminho da Ressurreição

Atualizado dia 4/18/2011 3:40:10 PM em Espiritualidade
por Marcos Spagnuolo Souza


Facebook   E-mail   Whatsapp

Durante a vida, o ser humano que caminha passa pelo estágio intransitivo (satisfação do aspecto biológico); transitivo ingênuo (reflexo da cultura em que está inserido); transitivo crítico (analisa o mundo que o envolve) e finalmente chega ao nível holotrópico.

A vivência holotrópica inicia a partir do momento em que a personalidade humana se conscientiza que o único objetivo da vida é preparar o caminho para a alma se manifestar, no entanto, existem desvios que levam o ser para trilhas distantes do seu verdadeiro objetivo, descrito por Dante Alighieri na "Divina Comédia": "No meio da jornada de nossa vida, encontrei-me perdido na selva.

Não tenho condições de dizer como abandonei o verdadeiro caminho, só sei que o sono confundiu os meus sentidos. Passei por um vale escuro, tendo sentido um grande pavor. Aproximei-me de uma colina e iniciei a subida, quando aparece uma pantera, impedindo o meu caminhar. Mais tarde surge um leão e posteriormente uma loba.

As feras fazem com que eu me afaste da colina e fique no fundo do vale, em um lugar onde não se avista o sol e não existe luz". A pantera representa a falta de moderação, ou seja, dificuldade em se reter; o leão, a violência ou emprego de força para conquistar um objetivo e a loba, a fraude ou o ato de enganar as pessoas.
Dante está querendo dizer que a partir do momento em que o ser humano descobre que o seu papel é subir a colina, ou seja, afastar das coisas do mundo para poder descortinar outras verdades, encontra obstáculos existente no próprio mundo que impede a pessoa de prosseguir visando atingir o nível metafísico.

O mundo é contra o andar em direção à verdade eterna, fato também exemplificado no novo testamento: "Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: ‘Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus.
Então, o diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo. E lhe disse: Se és Filho de deus, atira-te abaixo, porque os anjos te sustentarão em suas mãos. Respondeu-lhe Jesus: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus. Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então Jesus lhe ordenou: ‘Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele darás culto. Com isto o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram." Os demônios são as coisas do mundo que prendem o ser humano em suas teias para que o ser holotrópico não cumpra a sua missão de preparar o caminho para o despertar da alma.

Texto revisado 
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Marcos Spagnuolo Souza   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa