Menu

As Incoerências na Busca Espiritual

Atualizado dia 3/31/2009 10:56:28 AM em Espiritualidade
por Marcos Spagnuolo Souza


Facebook   E-mail   Whatsapp

A primeira incoerência na busca espiritual é o ato se dogmatizar em uma teologia específica a qual gera rivalidades, guerras e oposições. Cada teologia é imposição de um saber e temos inúmeras teologias: budista, islâmica, católica, mórmon, evangélica, vedanta, espírita, judaica, zoroástrica, bará i, confuncionista, taoista, xintoísta, jainista, siquista e muitas outras. Varias são as teologias e existe somente um Deus.

Opondo-se à teologia, temos o pensar filosófico que racionaliza a relação de Deus com os homens apresentando os seguintes postulados: a) a consciência humana deve se elevar a Deus. b) o mundo é criado por Deus e tudo que ocorre é devido à vontade de Deus, pois Deus é onipotente. c) a consciência humana para ter acesso à verdade necessita da iluminação ou graça divina. d) a consciência humana somente percebe a verdade buscando-a em seu próprio interior.

As incoerências no aspecto filosófico se manifestam a partir do momento que acreditamos que a consciência humana deve se elevar a Deus transcendendo todo tipo de materialidade, mas estamos apegados ao nosso próprio corpo e as coisas do mundo material, pois o caminho da transcendência exige o pleno desapego. Quando temos como verdade que nada ocorre sem a vontade de Deus e vivenciamos a incoerência ao apontarmos erros nas pessoas, visualizamos o mal no mundo. Sabendo que a ampliação da nossa consciência ocorre devido à graça de Deus e passamos pela vida nos esforçando para termos consciência de Deus ou buscando Deus através do auxílio de pessoas que estão igualmente sujeitos à aflição, mesmo sabendo que tudo depende da vontade DEle. Outra incoerência é quando apresentamos um discurso que Deus está em nosso interior, mas não buscamos Deus através da introspecção e sim vivenciando rituais.

Existe também incoerência no caminhar metafísico a partir do momento em que depositamos confiança para encontrarmos Deus através de qualquer atividade ritualística, ações corporais ou entrega a qualquer organização mística exotérica ou esotérica. Incoerência é quando queremos ajudar o próximo e estamos perdidos e muitas vezes estamos psicologicamente pior do que as pessoas que queremos ajudar.

A ausência de incoerência para vivenciarmos Deus cessa a partir do momento em que comungamos o fluxo de uma energia que transcende todo discurso humano. A harmonia com o Grande Fluxo ocorre quando não pensamos, quando não agimos, quando não buscamos e quando não queremos. O Grande Fluxo é sentido pela alma e não precisamos de mestres, templos, rituais, buscas, leituras e sacrifícios. Para sentir o Fluxo divino devemos parar, ficar em silêncio e apenas sentir a paz. O Grande Fluxo não está dentro ou fora, não está lá ou aqui, simplesmente existe sem espaço e tempo.     

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Marcos Spagnuolo Souza   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa